2 de agosto de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/Cpad – Lição 06: Qualidades pessoais e essenciais para os diáconos

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.

A AULA VAI COMEÇAR
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PLANO DE AULA
Servir a Deus é um privilégio e uma responsabilidade.
Prof. Vamos estudar a respeito do serviço dos diáconos. 
Desde Jerusalém ficou evidente a necessidade de dois ministérios na igreja: 
O primeiro, de direção pela palavra: 
O segundo, de auxílio nas questões materiais. 
Veremos que o ministério diaconal é, também, de elevada importância e de natureza espiritual, daí a necessidade de qualificações semelhantes às do presbítero. Também veremos que a diferença determinante entre o presbitério e o diaconato está no ministério da Palavra, que é atribuído ao bispo, o pastor da igreja local.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Explique aos alunos que “diáconos geralmente se referem a um servo que atende as necessidades de outros. 
Os responsáveis por servir uma refeição (Jo 2.5,9) e os auxiliares de um rei são servos (Mt 22.13). Aquele que almeja uma posição de grandeza deve se tornar um serviçal (Mc 10.43). Alguém pode também estar servindo uma potestade espiritual. Falsos apóstolos são chamados de ministros de Satanás (2 Co 11.15) e Paulo é ministro do evangelho (Ef 3.7). Em outros lugares, diáconos retém a ideia de serviço, enquanto adota o sentido mais técnico de uma posição de liderança eclesiástica (ou seja, diácono)” (Bíblia de Estudo Holman. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 1943).
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
RABALHAI E ORAI - MISSÃO HARPA


IRMÃOS AMADOS -175 HARPA CRISTÃ-Carlos José-LEGENDADO


Hino 394 Harpa cristã


•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
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👉 Apresentem o título da lição:
Qualidades pessoais e essenciais para os diáconos
Tenham uma excelente e produtiva aula!
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Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Diácono: Qualificação e função
Objetivo: 
Ilustrar o estudo sobre o serviço diaconal, apresentando as qualificações e funções.
Material:
Qualificações dos diáconos expressas em I Tm 3. 8 a 13, digitadas separadamente.

01 rolo de fita adesiva


Procedimento:
Dias antes da aula:

Digitem as qualificações dos diáconos expressas em I Tm 3. 8 a 13, separadamente.

No dia da aula:

Antes que os alunos cheguem, fixem cada qualificação debaixo das cadeiras da sala, utilizando fita adesiva.

No momento da aula:

- Escrevam o nome “Diácono” no quadro.

- Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?

Aguardem as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades que os diáconos realizam.

Se preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre a função que exerce na Igreja.

- Falem: Vimos quais as funções que os diáconos exercem. Mas, as qualificações deles para executarem suas tarefas, quais são?

Estas qualificações foram colocadas debaixo das cadeiras de vocês. Que tal procurá-las?

Esperem que os alunos achem e depois solicitem que eles leiam cada uma.

- Depois, falem que são importantes estas qualificações para exercer a função diaconal e que precisa de cuidado e esforço para cumpri-las, semelhante ao que vocês se esforçaram para encontrar cada uma delas fixadas nas cadeiras.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macêdo. /Blog//atitudedeaprendizblogspot.com.
- Escrevam o nome “Diácono” no quadro.
Perguntem: 
Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro. 
Certamente, haverá uma lista de atividades que os diáconos realizam.
Se preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre a função que exerce na Igreja.
Perguntem: 
Qual a origem do serviço de Diaconia?
Aguardem as respostas. 
Depois, acrescentem as informações.
Embora o diaconato seja um ministério específico, a diaconia é uma missão de todo o crente.
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TEXTO PRINCIPAL
Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância.
1 Timóteo 3.8.


LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – At 6.1
A instituição dos diáconos.

TERÇA – At 6 .1-7
O s primeiros diáconos.

QUARTA – Fp 1.1
Bispos e diáconos em Filipos.

QUINTA – At 6.3
Qualidades espirituais dos diáconos.

SEXTA – 1 Tm 6.10
Vigilantes em relação ao dinheiro.

SÁBADO – At 6.3,5.8
Qualificações morais.


OBJETIVOS
- MOSTRAR o perfil do ministério diaconal;
- COMPREENDER as qualificações morais dos diáconos;
- DISCUTIR a atuação das mulheres no diaconato.


TEXTO BÍBLICO
1 Timóteo 3.8-13
8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância.

9 Guardando o mistério da fé em uma pura consciência.

10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.

11 Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.

12 Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governam bem seus filhos e suas próprias casas.

13 Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.


INTRODUÇÃO
Na liçã anterior estudamos as instruções dadas a Timóteo para a ordenação dos bispos, anciãos ou presbíteros, que eram os pastores locais; responsáveis pela direção das igrejas e pelo ensino do rebanho. Nesta Lição, estudaremos a respeito do segundo ofício presente nas igrejas do primeiro século, o diaconato, Veremos que a principal distinção entre o presbítero e 0 diácono é que ao primeiro é dada a tarefa de ensinar a igreja, enquanto ao segundo é dada a missão de cuidar de questões temporais, como a assistência aos necessitados, nos moldes da experiência vivida pela igreja em Jerusalém (At 6.1-6). Consideraremos, contudo, como esse ministério auxiliar apresenta variações ao longo do tempo, de acordo com a realidade da igreja local.


I – O MINISTÉRIO DIACONAL
1- A origem dos diáconos.
Os primeiros diáconos foram instituídos em Jerusalém (At 6.1-6), na igreja liderada pelos apóstolos (At 1.12-26; 24142), sob a direção de Tiago, irmão de Jesus (At 15.13). Lucas narra que “crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano” (At 6.1). Isso se deu pela conversão de judeus de fala grega, que fez reproduzir, no seio da igreja cristã, uma divergência que já existia no mundo judaico. Era um certo divisionismo entre judeus nativos – que falavam o aramaico, língua corrente em Israel na época – e judeus não nativos, que haviam se helenizado e falavam a língua grega.

De acordo com Lawrence O. Richards, escritos rabínicos indicam que a igreja de Jerusalém havia adotado o sistema judeu de ajuda aos pobres, que envolvia a “tigela dos pobres” e a “cesta dos pobres”. A primeira, uma distribuição diária de comida fornecida aos necessitados. A segunda, uma distribuição semanal de comida e roupas para as famílias pobres. Lucas descreve que estava havendo um desprezo às viúvas gregas. Os apóstolos, então, precisaram agir para resolver esse problema interno (At 6.1).

Foi nesse contexto que surgiu a necessidade de instituir “sete varões”, como assistentes ou auxiliares, para servirem às mesas, enquanto os dirigentes espirituais (os apóstolos) cumpriam integralmente o ofício que lhes cabia e era essencial para a vida da igreja: perseverar na oração e no ministério da palavra (64).


2- Um duplo ministério.
Embora Lucas não use o substantivo diahonos (“aquele que serve”) como um título para identificar os sete varões eleitos pela igreja de Jerusalém, é consensualmente admitido que ali se deu a instituição dos diáconos. Mesmo porque, o termo grego diahonia (serviço ou atendimento) está presente no versículo 1, enquanto o verbo diakoneo (servir) aparece no versículo 2. Em ambos os casos, a referência está ligada a servir às mesas. No versículo 4 o termo diahonia (serviço) volta a aparecer. Agora, contudo, na expressão “ministério da palavra”.

Assim, são dois ministérios ou serviços distintos: o principal, de servir a palavra: e o auxiliar, de servir às mesas. Um duplo ministério estava estabelecido, realidade que seria reproduzida nas demais igrejas do Novo Testamento. A síntese é: tanto o presbítero quanto o diácono são servos (diahonos), no sentido comum do termo. Contudo, o primeiro serve à Palavra. O segundo, às mesas. Em outros trechos do Novo Testamento o mesmo vocábulo grego vai aparecer com o sentido amplo (servos) e com o sentido específico (o ofício diaconal), como veremos no tópico III desta lição.


3- Bispos e diáconos.
Como já vimos, Paulo instituiu presbíteros nas diversas igrejas que fundou em suas viagens missionárias. Éfeso foi uma delas (At 20.17). Lucas relata em Atos 14.23: “E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” De igual sorte, foram ordenados diáconos, como se vê na Carta aos Filipenses, na qual Paulo saúda “a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos” (Fp 1.1).

Vê-se, portanto, que os ministérios locais foram constituídos por bispos ou presbíteros, responsáveis por dirigir e ensinar a igreja: e por diáconos, auxiliares para as questões administrativas ou temporais, conforme a necessidade de cada comunidade.



SUBSÍDIO 1
Prof. Explique que “da mesma maneira como fez com os bispos ou líderes, o apóstolo discute as qualificações (não os deveres) daqueles que servem à igreja com o diáconos ou ministros.
Em bora sirvam como auxiliares da igreja e não como líderes, seus requisitos morais e espirituais são semelhantes; deste modo, o apóstolo introduz suas qualificações com a expressão ‘da mesma sorte’. 
Quem eram os diáconos? 
Ainda que seja uma prática comum considerar os que fossem selecionados para servir às mesas em Atos 6,1-6 e 21.8 como protótipos daqueles que desempenhasse este papel, tais homens não foram chamados de diáconos,” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. p. 1454.)


II – AS QUALIFICAÇÕES DOS DIÁCONOS
1- Diferença determinante. 
Entre as qualificações dos presbíteros (pastores locais) e dos diáconos há uma diferença determinante: a aptidão para ensinar, que somente é exigida dos bispos (1 Tm 3.2). Isso reforça o que já foi dito: o pastor é o responsável por dirigir e ensinar a igreja, contando com o auxílio direto do diácono, a quem é dada a tarefa de atuar na esfera administrativa, como nos assuntos do templo, na arrecadação de finanças e donativos e na assistência aos necessitados.


2- Da mesma sorte.
Ao começar a seção relativa aos diáconos com a expressão “da mesma sorte”, Paulo já indica que o padrão que se espera deles é semelhante ao dos presbíteros, A honestidade refere-se ao estrito cumprimento de suas responsabilidades e deveres em todos os âmbitos, Não deve ser admitido ao diaconato quem tenha negócios mal resolvidos. O diácono precisa ser um homem de palavra (“não de língua dobre”), ou seja, alguém em quem se pode confiar no que diz.

A expressão “não dado a muito vinho” costuma suscitar muita discussão. O emprego do advérbio de intensidade “muito” é invocado por alguns intérpretes como uma concordância de Paulo com o uso moderado de bebida alcoólica. Isso, contudo, destoa do conselho do próprio apóstolo quanto à abstinência do vinho (Ef 5.18; 1 Co 6.10). Por isso, considera-se que ele estava se referindo a um vinho não fermentado (não embriagante), e, ainda assim, recomendada a moderação, em função das práticas pagãs da época, que consistiam em glutonaria. Nossa conduta prudente sempre é de abster-se de toda a aparência do mal (1 Ts 5.22).


3- Completando o rol. 
Assim como os presbíteros, os diáconos deveriam ser vigilantes em matéria de dinheiro, afastando-se da cobiça, Contentamento e moderação são fundamentais para nos livrar de toda a ambição ou desejo imoderado por bens ou riquezas. Paulo enfatiza isso nos versículos 9 a 12 do capítulo 6 de primeira a Timóteo, especialmente no versículo 10: “[…] o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males[…]”.

Outra recomendação semelhante à dos presbíteros diz respeito à vida conjugal e à liderança da família. A expressão “marido de uma mulher” não é apenas uma reprovação à poligamia, mas, também, ao divórcio e ao novo casamento fora das hipóteses bíblicas de exceção, quando esgotadas todas as possibilidades de reconciliação (Mt 19.9; 1 Co 715). Paulo inclui aos diáconos a recomendação de que guardem “O mistério da fé em uma pura consciência”. Devem estar convictos de sua salvação em Cristo e não terem nenhuma culpa que possa lhes abalar a fé. Somente homens que tenham todas essas qualificações e forem “primeiro provados” e atestados como “irrepreensíveis” poderão ser ordenados ao importante ministério diaconal.


SUBSÍDIO 2
Explique que “acima de tudo, os diáconos devem ser pessoas convictas. 
O ‘ministério da fé’ que os diáconos devem manter equivale à verdade do ensino cristão que transcende a razão humana, e que somente é acessível por meio da revelação divina. Paulo está insistindo na relação íntima entre uma fé sadia e uma consciência irrepreensível e imaculada; sem essa última a primeira está estéril. A consciência dos diáconos deve estar livre de ofensas. A qualificação genérica final para todos os diáconos é que deverão ser primeiramente avaliados, e se considerados inocentes, então, poderão servir.” O Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD. 2003. p. 1462.).


III – A REFERÊNCIA ÀS MULHERES
1- Diaconisas?
Aparentemente, Paulo abre uma nova seção em seu texto para se referir às mulheres. Assim como havia dito “Da mesma sorte os diáconos”, agora diz: “Da mesma sorte as mulheres…”. Isso tem levado alguns eruditos a considerarem que o apóstolo estava tratando de três ofícios distintos na igreja: bispos, diáconos e diaconisas. Mas os contextos mediato e imediato não convergem para esta interpretação.

As mulheres sempre exerceram um papel de alta relevância no serviço cristão, sendo sempre bem reconhecidas, principalmente pelo apóstolo Paulo, como na referência que faz a um a distinta mulher de nome Febe, que “[servia] na igreja que [estava] em Cencréia” (Rm 16.1). Alguns intérpretes acreditam que se tratava de uma diaconisa. Contudo, é sabido que a referência à diahonia é feita muitas vezes no Novo Testamento em relação à função de servir e não ao ofício de diácono, como um cargo da estrutura ministerial.

Paulo usa a palavra diahonos para se referir ao seu próprio ministério e aos de seus cooperadores (1Co 3.5; 2Co 3.6: Cl 1.23:4.7). No mesmo sentido é feita a referência a Febe, razão que a estrutura do texto não é suficiente para afirmar que se tratava de uma mulher ordenada ao ministério diaconal. Isso não impede, naturalmente, em reconhecer e saber que as mulheres desempenham extraordinário serviço como auxiliares na obra de Deus, inclusive na assistência às pessoas enfermas e necessitadas.


2- Esposas dos diáconos.
Além da interpretação de que a referência às mulheres em 1 Timóteo 3.11 seria às diaconisas, há outras duas linhas de entendimento: uma que considera que Paulo estava se referindo às mulheres em geral, e outra que sua fala estava sendo dirigida às esposas dos diáconos. Essa é a posição mais aceita, em função de que a palavra grega presente no texto (gynaihas) pode ser interpretada tanto com o “mulheres” quanto como “esposas”. Paulo estava, portanto, recomendando que as esposas dos diáconos tivessem um viver honesto; não fossem maldizentes, mas equilibradas e fiéis em tudo.


PENSE!
Não é a briga por um título que nos fará mais importantes no reino de Deus: muito mais importante é servir.


PONTO IMPORTANTE!
As mulheres sempre tiveram um papel altamente relevante no reino de Deus e são dignas de reconhecimento, mas a liderança da igreja foi dada ao homem.


SUBSÍDIO 3
Mulheres” no texto de 1 Timóteo 3.11 “pode ser uma referência a mulheres auxiliares ou a diaconisas. Pode, também, referir-se a esposas de diáconos. Seja como for, Paulo esperava que o comportamento de mulheres em posição de proeminência fosse tão responsável e irrepreensível como o de homens proeminentes.” (Bíblia de Estudo Cronológico Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1753.).


CONCLUSÃO
Paulo conclui suas instruções aos diáconos enfatizando que os que servirem bem serão dignos de respeito e honra perante a igreja e se fortalecerão em convicção espiritual. Além de recompensa no céu, quem se dispõe a servir recebe de Deus, já nesta vida, uma profunda alegria interior, que não pode ser sufocada nem mesmo diante das perseguições, Que Deus nos conceda sempre a graça de servir.


HORA DA REVISÃO
1- Como se deu o surgimento do ministério diaconal?
R. Os primeiros diáconos foram instituídos em Jerusalém, na igreja liderada pelos apóstolos, sob a direção de Tiago, irmão de Jesus.



2- Quais os ofícios instituídos nas igrejas dos dias de Paulo?
R. Bispos, presbíteros e diáconos.



3- Qual a diferença determinante entre o diaconato e o presbitério?
R. A aptidão para ensinar.



4- Qual a melhor atitude para nos prevenir das ambições? 
R. Contentamento e moderação.



5- O que significa a expressão “marido de uma mulher?
R. É uma reprovação à poligamia, mas também, ao divórcio e ao novo casamento fora das hipóteses bíblicas de exceção.
✍️ Fonte: Crédito das lições/ Jovens/Editora Cpad.



  
PENSE NISSO!
Servir: Uma ordenança de nosso Senhor (Mc 12.30,31). 
O ministério de serviço ao próximo é o símbolo de amor na instituição dos diáconos relatada no livro dos Atos dos Apóstolos, no sexto capítulo. Aqui, os apóstolos foram coerentes com o ensinamento de Jesus de Nazaré. Há muito, o nosso Senhor havia ensinado sobre a urgência de resolver questões sociais e de caráter humanitário de quem quer que fosse. O problema registrado em Atos 6 foi de caráter étnico, mas hoje outros grandes problemas afligem muitos membros da igreja local. 
Que o serviço dos diáconos de Cristo nos inspire a cultivar um estilo de vida diaconal baseado na história de Jesus de Nazaré.


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O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

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AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
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