Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
A AULA VAI COMEÇAR
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PLANO DE AULA
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A Igreja tem um relevante papel como coluna e firmeza da verdade; e trata do mistério da piedade , que é a sublime revelação de Cristo.ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prof. Peça a um aluno(a) que leia 1 Timóteo 3. 14-15 para toda a turma. Depois pergunte:
Qual a importância destes versículos finais do capítulo?
Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos.
Depois explique que o versículo 15 “é um versículo significativo na carta, pois ele exprime a razão de Paulo para escrever e provê uma descrição tríplice da identidade e missão da igreja.
Casa se refere à igreja como família de Deus, com referência à administração da família, A expressão ‘igreja do Deus vivo’ salienta a igreja como assembleia em que Deus mais claramente revela a sua presença. A igreja como a coluna e firmeza da verdade’ significa que Deus confiou a igreja a tarefa de promover e proteger o evangelho (Bíblia de Estudo Holman. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 1943).
Casa se refere à igreja como família de Deus, com referência à administração da família, A expressão ‘igreja do Deus vivo’ salienta a igreja como assembleia em que Deus mais claramente revela a sua presença. A igreja como a coluna e firmeza da verdade’ significa que Deus confiou a igreja a tarefa de promover e proteger o evangelho (Bíblia de Estudo Holman. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 1943).
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Fico Feliz | CD Voz Do Coração | Aline BarrosHino 83 - Harpa Cristã - Não Posso Explicar
HARPA CRISTÃ-131-DE VALOR EM VALOR.wmv
A ASPIRAÇÃO DA ALMA - VERSÃO POPULAR - 341. HARPA CRISTÃ - (CIFRADO) - CARLOS JOSÉ
Hino 25 - Harpa Cristã - Jesus Tu és Bom
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.👇
👉 Apresentem o título da lição:
Qualidades pessoais e essenciais para os diáconos
Tenham uma excelente e produtiva aula!
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TEXTO PRINCIPAL
1 Coríntios 6.12.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – l Tm 1.3
Cuidando da doutrina.
TERÇA – 1 Tm 1.5
O amor fraterno.
QUARTA -1 Tm 1.18
Militando a boa milícia.
QUINTA -1 Co 6.1-11
O litígio entre os irmãos.
SEXTA – Hb 12.23
A “universal assembleia e igreja dos primogênitos”.
SÁBADO – 1 Co 6.20
Glorificando a Deus com o nosso corpo.
OBJETIVOS
- COMPREENDER o propósito de Paulo ao escrever a Timóteo;- CONSCIENTIZAR de como convém andar na Igreja do Deus vivo;
- SABER a respeito do ministério da piedade.
TEXTO BÍBLICO
1 Timóteo 3.14-1614 Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa.
15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória.
INTRODUÇÃO
Na lição deste domingo, estudaremos os três últimos versículos do capítulo 3 da Primeira Carta de Paulo a Timóteo. Apesar de ser um trecho pequeno, tem riquíssimo conteúdo. Nele Paulo expressa o seu desejo de rever Timóteo, possivelmente na própria Éfeso: fala do relevante papel da Igreja com o coluna e firmeza da verdade; e trata do mistério da piedade, que é a sublime revelação de Cristo, o Filho de Deus encarnado, ressurreto e glorificado. Refletiremos a respeito do conteúdo da verdadeira mensagem cristocêntrica e os perigos de um evangelho político ou moral, denominado evangelho social. São faces diferentes de um mesmo problema. Manter a essencialidade bíblica da pregação é um grande desafio para a Igreja em todos os tempos.I – O PROPÓSITO DE PAULO
1- Uma palavra pessoal.
Com a expressão “escrevo-te estas coisas”, Paulo volta a dar um tom bem pessoal ao seu texto, principalmente ao dizer que esperava ir ao encontro de Timóteo “bem depressa” (1 Tm 3.14). Isso mostra que Paulo pretendia retornar da Macedônia (Europa) para a Ásia Menor (atuaL Turquia) a fim de reencontrar seu amigo e fiel cooperador. Como já estudamos, Paulo escreveu sua Primeira Carta a Timóteo durante a viagem que fez depois de seu primeiro aprisionamento em Roma, quando visitou Creta (onde deixou Tito – Tt 1.5) e algumas cidades da Ásia Menor, como Mileto (2 Tm 4.20), e possivelmente a própria Éfeso. De Mileto, seguiu para Trôade, rumo à Macedônia (Filipos, Tessalônica e Beréia), região de onde escreveu a Primeira Carta a Timóteo ( 1Tm 1.3).2- Mudança de planos.
No versículo 13 do capítulo 4 Paulo também expressa seu desejo de encontrar-se novamente com Timóteo. Mas não há nenhuma evidência de que tenha havido seu retorno para a Ásia Menor. Escrevendo a Tito algum tempo depois, o apóstolo informa que pretendia passar o inverno em Nicópolis (Tt 3.12), na costa ocidental da Grécia, ainda mais distante de Éfeso. O mais provável é que, saindo da Ásia Menor pela cidade de Trôade (2 Tm 4.13). Paulo tenha visitado a Macedônia, descido a Corinto, na Acaia, e, de lá, seguido para Nicópolis, onde provavelmente foi preso e levado à Roma. Assim como qualquer um de nós, Paulo também fazia planos, mas ele havia entregado a sua vida totalmente à direção de Deus, o que incluiu sofrimentos e o próprio martírio (At 9.6,15,16; 20.22-24). Fazer a vontade de Deus é sempre o melhor (Sl 18.30-34).3- “Mas, se tardar”.
Ao mesmo tempo em que esperava logo rever Timóteo, Paulo cogitava que sua viagem pudesse demorar. Assim, enviou por carta suas instruções. O apóstolo se mostrou precavido e diligente, fazendo o melhor uso possível do principal meio de comunicação da época. Timóteo ficou devidamente suprido de orientações pastorais complementares àquelas que havia recebido pessoalmente (1 Tmi.3). Quando usados sabiamente, os meios de comunicação são uma bênção. Eles podem nos edificar individualmente e a toda a igreja.PENSE!
Nem sempre é possível fazer tudo o que desejamos, por mais nobre que seja nosso propósito. Deus sabe de todas as coisas.PONTO IMPORTANTE!
O tom pessoal dado por Paulo demonstra, mais uma vez, a profunda afetividade que nutria em relação a Timóteo.SUBSÍDIO 1
Prezado(a) professor(a), explique que “a carta passa agora da primeira para a segunda seção principal (1 Tm 3.14-16). No ponto de transição, o apóstolo reitera sua declaração quanto ao propósito. Iniciou a carta com uma ordem a Timóteo para que ficasse em Éfeso com a finalidade de fazer oposição aos falsos mestres (1.3), então deu-lhes conselhos específicos relativos ao estabelecimento da igreja (2.1-3.13). Agora repete seu propósito, marcando-o com um hino cristão da época. Paulo antecipa um encontro com Timóteo em um futuro próximo, porém caso haja algum atraso, lhe dá de antemão conselhos Específicos para sua liderança na igreja. Timóteo tem a mesma responsabilidade dos bispos e dos diáconos, que devem governar bem sua própria casa e a de Deus (cf. 3.4,12).” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD. 2003. p. 1465.)II – À IGREJA DO DEUS VIVO
1- “Com o convém andar”.
A construção gramatical utilizada por Paulo nos permite entender que o ensino não era somente para Timóteo, mas para todos os crentes de Éfeso e, via de consequência, para os cristãos de todos os tempos, pois visava a “igreja do Deus vivo”. São instruções quanto ao comportamento de todos que são chamados para pertencer à família de Deus na Nova Aliança.2- Casa de Deus.
O sentido aqui não é físico. Paulo não está referindo-se ao templo como um edifício, mas ao corpo místico de Cristo, a Igreja, formada pela reunião de todos os santos, os quais são templo do Espírito Santo, habitação permanente de Deus (1 Co 3.16; 6.19: 2 Co 6.16). É a “universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos no céu ” (Hb 12.23). Jesus anunciou aos discípulos a edificação de sua Igreja (Mt 16.18), usando um termo grego bem conhecido na época: ekklesis, formado de eh, “para fora de”, e klesis, “chamado”. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal, tem o sentido literal de “reunião de um povo, por convocação”. É para esse povo, portanto, que são dirigidas as instruções paulinas. Onde quer que nos reunamos, precisamos nos comportar de acordo com a Palavra de Deus.3- O Deus vivo.
A expressão “igreja do Deus vivo” contrasta com os inúmeros templos dos deuses pagãos da época, ídolos mortos que não podiam esboçar nenhuma reação ao culto que recebiam. Ali mesmo, em Éfeso, muitos haviam se convertido a Cristo, abandonando os seus ídolos, o que causou grande alvoroço na cidade (At 19.1-20). Hoje, igualmente, precisamos ter fé e convicção de que estamos servindo a um Deus vivo. Não podemos perder a poderosa presença de Deus em nossa vida, individual e coletivamente. Precisamos orar fervorosamente (At 4.31) e dedicar tempo nos exercitando em piedade ou devoção, o que inclui a prática de disciplinas espirituais que nos levem a conhecer e amar cada vez mais a Deus (1T m 47,8).SUBSÍDIO 2
Professor(a), explique que “é aconselhável que a congregação saiba como se comportar, pois a igreja é o povo de Deus, ‘a coluna e firmeza da verdade’. A confiança sagrada da igreja é verdadeira; se a verdade for comprometida, a própria igreja estará em risco. Os falsos mestres, por exemplo, já abandonaram a verdade (cf. 6.5; 2 Tm 2.18; 3.8:4.4), É crucial que Timóteo não somente silencie os falsos mestres (1 Tm 1,3-11), mas também coloque a igreja novamente sobre o seu correto alicerce.” *1 (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, Rio de Janeiro: CPAD, 2003. p, 1465.).III- O MISTÉRIO DA PIEDADE
1- Coluna da verdade.
Mais que um sentido geral, a verdade aqui tem um sentido fundamental e específico, que é o “mistério da piedade”. Esse “mistério” ou razão de nossa devoção é Cristo, a Palavra encarnada, em torno de quem estão escondidos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.2,3). Para proclamar essa verdade, os líderes de Éfeso precisariam ter uma firme estrutura moral e espiritual, por isso as qualificações apresentadas por Paulo eram fundamentais, o enfraquecimento da liderança compromete a mensagem. Há um risco enorme de se tentar reduzir o evangelho a uma pregação de moral pública, enquanto as qualificações individuais vão sendo desprezadas. Em “tempos trabalhosos” (2 Tm 3.1), não são poucos os que estão reduzindo o “evangelho” à defesa de pautas públicas. Uma pregação aparentemente espiritual, mas bem afastada da mensagem cristocêntrica.2- Verdade libertadora.
A única mensagem libertadora é o evangelho bíblico completo, que expõe o “mistério da piedade ”: encarnação, morte, ressurreição e glorificação de Cristo, e seu poder regenerador, justificador e redentivo eterno. Esta mensagem (e somente ela!) tem o poder de libertar o homem e dar-lhe força interior para vencer suas próprias inclinações pecaminosas, afastando-o de toda a imoralidade e mundanismo (1 Co 2.1-5).Uma pregação moral, portanto, é como atacar as consequências de um problema, deixando inatingível a causa. Isso é o que tem sido feito com parte da pregação evangélica, fazendo dela um discurso político, na vã esperança de transformação da sociedade. O problema da humanidade, afinal de contas, não é primariamente coletivo, mas individual. Não existe libertação da sociedade se os indivíduos permanecem presos em seus delitos e pecados (Ef 2.1-5). Homens imorais já m a is construirão uma sociedade moralmente sadia,
O verdadeiro evangelho, portanto, apresenta a Cristo, o Homem perfeito, único que tem o poder de libertar, perdoando os pecados e produzindo uma profunda transformação do caráter. É a obra da regeneração, pela qual se inicia um processo progressivo e permanente, que é o crescimento em santificação (Hb 12.14). Somente a graça de Deus nos faz alcançar virtudes espirituais com o domínio próprio, fruto do Espírito (Ef 5.22).
3- O conteúdo da mensagem.
As igrejas da Europa e dos Estados Unidos da América vivem trágicos resultados de um processo de declínio da pregação. Isso, infelizmente, se projeta no Brasil, com as facetas próprias de um país tropical e continental, altamente eclético no campo evangélico. Há também um movimento de psicologização, pela inserção de conteúdos motivacionais e de autoajuda, como a Teologia do Coaching.No campo pentecostal, há movimentos sem solidez bíblica e doutrinária. Por isso, rapidamente caem em descrédito, gerando frieza, incredulidade e apostasia (Mt 7.21-23; 18.6). Como “coluna e firmeza” da verdade, a igreja deve sustentar a proclamação do “mistério da piedade”, que Paulo expressou através do trecho de um hino bem conhecido dos crentes primitivos: “Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória” (1Tm 3.16).
Em poucas palavras, uma profunda mensagem cristológica. Apresenta a Cristo, o Filho de Deus que se fez carne, morreu e ressuscitou como prova de sua vitória sobre o pecado, a morte e o inferno (Jo 1,14; Cl 2.12-15; Ap 1.18). Sua vida e ressurreição, assim como sua ascensão aos céus foi testemunhada pelos anjos (Lc 2.10; At 1.9-11). Seu nome tem sido pregado aos gentios, e crido por incontáveis pessoas em todas as épocas e lugares, as quais esperam vê-lo glorificado (1 Jo 3.2,3).
4- Buscando o equilíbrio.
Ao tratar da centralidade do Evangelho, que é Cristo, não podemos imaginar que não devemos estudar muitos outros importantes temas da vida cristã, também contidos nas Escrituras. O ensino de Paulo visa ensinar “como convém andar” e isso deve ser feito com equilíbrio. O segredo do equilíbrio é ter Cristo sempre no centro de todas as coisas, interpretando e aplicando os ensinos relativos a todas as áreas da vida. Nosso foco central deve ser a glorificação de nosso Senhor e Salvador: “Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas: glória, pois, a ele eternamente. Amém !” (Rm 11.36).👇👇
Para conduzir o estudo do item III, utilizem a:
Dinâmica: O Ministério da Piedade
Objetivos:- Promover partcipação dos alunos, através da utilização da -Metodologia Ativa de aprendizagem.
- Entender o que é o Ministério da Piedade, Cristo, razão de nossa devoção e conduta.
Material:
01 quadro branco ou outro material como: cartolina, papel madeira
Marcadores de quadro branco
Procedimento:
Dias antes da aula:
1 - Dividam a turma em 04 grupos.
2 - Orientem os alunos, através do WhatsApp da turma, para realizar a leitura da lição 07 e dar ênfase e atenção ao tópico III – O Ministério da Piedade.
Falem que os alunos já foram divididos em 04 grupos e apresentem quais são os componentes de cada um.
Afirmem que cada grupo tem um subtópico do item III para apresentar durante a aula, de forma objetiva.
Grupo 01: Coluna da Verdade
Grupo 02: Verdade Libertadora
Grupo 03: O Conteúdo da Mensagem
Grupo 04: Buscando Equilíbrio
No dia da aula:
- Após o estudo dos itens I e II, escrevam no quadro a referência bíblica de I Tm 3.14 a 16.
- Leiam estes 03 versículos.
- Agora, vamos estudar sobre o tópico III que trata do Ministério da Piedade.
- Agora peçam que cada grupo, por sua ordem numérica, apresente sobre o subtópico 1 a 4.
- Observem atentamente o que eles estão apresentando. Acrescentam outras informações ou corrijam algo se necessário.
- Escrevam, no quadro ou em outro material, palavras e expressões para destacar algumas informações.
- Para concluir, perguntem:
Acabamos de compartilhar e estudar sobre o Ministério da Piedade. O que isto tem a ver com as instruções sobre o comportamento na Igreja?
Aguardem as respostas.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macêdo. /Blog//atitudedeaprendizblogspot.com.
SUBSÍDIO 3
“Paulo mescla suas metáforas da igreja com o família (cf. ‘Casa de Deus ’) com a igreja como templo (cf. ‘coluna e firmeza’), O grego tem duas palavras para ‘templo’. Heron é todo o complexo do templo, o lugar onde as pessoas se congregam para a adoração; não é o santuário interior (por exemplo, o Lugar Santíssimo), o lugar onde Deus habita. Os templos gregos pagãos eram frequentemente pequenos santuários, compostos por uma fundação e algumas colunas para alojar um ídolo. A imagem que Paulo mostra da igreja como mãos de Deus não consiste em que Ele se una conosco, a congregação, no lugar onde nos reunimos para adoração; mas que a Igreja (o corpo de crentes) é o próprio santuário no qual Deus tem prazer em habitar (cf. 1 Co 3.16,17; 2 Co 6.16; Ef 2.21), Com estas duas imagens, da família e do templo, Paulo expressa os dois pontos mais urgentes desta carta: sua preocupação com 0 comportamento apropriado e face a face com os falsos mestres, e a igreja como o povo a quem foi confiado o trabalho de sustentar e proclamar a verdade do Evangelho.” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. p. 1466.).PROFESSOR(A), “no pequeno hino apresentado em 1 Timóteo 3.16, Paulo afirma a humanidade e a divindade de Cristo. Assim sendo, ele revela o âmago do evangelho, ‘grande é o ministério da piedade (ou da nossa fé) (O segredo de como nós tomamos tementes e obedientes ao Senhor). … se manifestou na carne’ – Jesus era um homem; sua encarnação é a base de nosso correto relacionamento com Deus” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1704).
CONCLUSÃO
Em tempos tão trabalhosos, com tantos fundamentos destruídos, é imperativo que, como Igreja, cumpramos nosso papel de defesa e proclamação da verdade, que é Cristo e seu Evangelho pleno. Para essa importante missão, precisamos manter um comportamento apropriado, cumprindo fielmente a Palavra de Deus. Isso não é possível com as nossas próprias forças, mas a graça de Deus nos capacita.HORA DA REVISÃO
1- Qual o significado da expressão “casa de Deus” no texto estudado?R. Significa o corpo místico de Cristo, a Igreja, formada pela reunião de todos os santos.
2- Que mensagem extraímos da expressão ‘‘igreja do Deus vivo”?
R. Que hoje precisamos ter fé e convicção de que estamos servindo a um Deus vivo, Não podemos perder a poderosa presença de Deus em nossa vida, individual e coletivamente.
3- O que é o “mistério da piedade” referido por Paulo?
R. Esse “ministério” ou razão da nossa devoção é Cristo, a Palavra encarnada, em torno de quem estão escondidos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
4- Que sinais temos do declínio da pregação?
R. Uma pregação aparentemente espiritual, mas bem afastada da mensagem cristocêntrica.
5- Quem é a centralidade do Evangelho?
R. Jesus Cristo.
Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
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AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
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AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
2Timóteo 2.15.
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
4. Pôr em prática
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
João 3.16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática
Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
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