26 de junho de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 13: Paulo: Um Caráter Forjado por Cristo

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
Sugestão adicional:
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prof. O caráter é distinto do temperamento e da personalidade, embora esteja relacionado a eles. 
Você sabe distinguir e definir esses três termos? Não? Observe as seguintes explicações: O temperamento refere-se ao estado de humor e às reações emocionais de uma pessoa - o modo de ser. A personalidade envolve a emoção, vontade e inteligência de uma pessoa - aquilo que o indivíduo é. O caráter, influenciado pelo temperamento e personalidade, é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina-lhe a conduta - como a pessoa age. 
Percebeu? 
Para esta aula, faça uma tabela antitética apresentando aos alunos os aspectos positivos e negativos do caráter, conforme a tabela abaixo. Oculte qualquer uma das colunas e solicite aos alunos que descrevam o aspecto oposto.
Caráter: Conjunto das qualidades de uma pessoa que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesma e ao próximo.

O CARÁTER HUMANO
1. Definição. 
Caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo. Essas especificidades são responsáveis pela maneira como uma pessoa age, regulando suas escolhas e decisões (Pv 5.21; 16.2,9; 20.6,11). O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e a distingue das demais de seu grupo (Pv 11.17; 12.2; 14.14; 20.27).

2. Aspecto bíblico-teológico do caráter.
A Bíblia é farta de ensinamentos referentes à virtude, à moral e ao caráter cristão. Os preceitos da Lei, especialmente os do Decálogo (Êx 20), as mensagens éticas dos profetas (Is 10.1,2; Hc 2), os ensinos de Jesus (Mt 5-7), e as doutrinas exaradas nas epístolas (Rm 12.9-21; 1 Pe 3.8-16), revelam a vontade Deus para a vida moral do homem (2 Tm 3.16).

3. O trabalho do Espírito no caráter do homem. 
Ao aceitar a Cristo como Salvador, o homem recebe da parte de Deus um novo caráter (2 Co 5.17). O Espírito Santo, por meio de suas ministrações (Rm 8.1-17; Gl 5.22-26), aperfeiçoa-o gradualmente (2 Co 3.18; 1 Pe 1.2). Na continuação, o Espírito da Verdade passa a controlá-lo por completo, de modo que suas ações passam a ser moldadas por Ele (Rm 8.5-11). Uma vez que a imagem perdida no Éden fora restaurada, o homem passa a experimentar e demonstrar uma vida de integridade (Gn 3.11-13; Rm 5.12; 1 Co 15.22,45; Ef 4.23,24).
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
- Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado


Shirley Carvalhaes - De Coração pra Coração


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás


✍️ Apresentem o título da lição:   
Paulo: Um Caráter Forjado por Cristo
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA: 
  Atos 9.1-13
1 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

7 E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

8 E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

11 E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

12 E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

13 E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;



LEITURA SEMANAL
Seg At 13.2 
Paulo foi chamado por Deus.

Ter 1Co 1.1 
Paulo, um apóstolo segundo a vontade de Deus.

Qua 1Co 9.16 
Paulo tinha consciência de sua missão.

Qui 1Co 2.4 
Paulo pregava com demonstração de poder.

Sex At 28.30-31 
Paulo ensinava a respeito do Senhor Jesus.

Sab 2Tm 4.8 Paulo tinha convicção do seu galardão.


VERSICULO DO DIA
  Atos 20.24
Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o
ministério que recebi do Senhor Jesus para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus. 


VERDADE APLICADA
Paulo teve a sua vida transformada e moldada pelo Espírito Santo, tornando-se um imitador de Cristo.


Bíblia online
Bíblia sagrada online


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Compreender que precisamos ser moldados por Cristo;
- Desenvolver o nosso caráter em Cristo Jesus;
- Aprender com Jesus todos os dias, cumprindo os Seus projetos.


INTRODUÇÃO
Nas Cartas escritas pelo Apóstolo Paulo, é perceptível que sua teologia, seu caráter, sua pregação e seus ensinamentos refletem Cristo em sua maneira de viver. Desde sua conversão até a sua morte, Paulo vivia para cumprir o IDE de Jesus.


PONTO CHAVE
Mesmo tendo aprendido aos pés de Gamaliel, Paulo precisou ser graduado na escola de Deus para moldar seu caráter e sua mensagem.


1 - NOVA CRIATURA EM CRISTO
O passado de Paulo era de um perseguidor de cristãos, porém, por intermédio do novo nascimento em Cristo Jesus, tornou-se cônscio de sua nova natureza, a ponto de dizer: "as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo, 2Co 5.17.


1.1. Um homem transformado
Desde que se encontrou com o próprio Cristo no caminho de Damasco, Paulo passou a viver uma vida sob o domínio do Espírito Santo. Aquele homem que antes perseguia os que eram contrários a sua doutrina, agora se comove em seu espirito ao ver as pessoas entregues à religiosidade e idolatria (At 17.16). Paulo já não vivia mais pelos seus ideais fundamentalistas, mas sim sob a direção de Deus; obedecendo ao chamado, mesmo sabendo das perseguições que lhe aguardavam (At 20.23). Um dos maiores milagres que podemos alcançar é ter a nossa vida transformada pelo Evangelho de Cristo e passar a viver em novidade de vida.


1.2. Sofrendo por amor a Cristo

Paulo é um exemplo de missionário por excelência, pois entendeu que viver e cumprir os propósitos de Deus, muitas vezes nos leva a ser perseguidos, açoitados, passar fome e sede e até mesmo presos (2Co 11.24-28). Como discípulo de Jesus, precisamos aprender e estar dispostos a cumprir o IDE, mesmo que isto nos custe a vida, pois o que Cristo fez por nós vai além de qualquer sacrifício que venhamos a fazer por Ele. Paulo era grato pela salvação e pela revelação de Deus, e por isso vivia intensamente na obra de Deus, a ponto de se deixar gastar por ela (2Co 12.15).


REFLETINDO
Paulo foi um homem apaixonado por Jesus, seu amor levou-o a procurar identificar-se totalmente com o Mestre. Sua identificação tinha a ver com a consciência de que ele desenvolveu em sua mente que padeceria pelo nome de Jesus.
Pr.Elienai Cabral


2 - PROSSIGO PARA O ALVO
Paulo tinha um propósito que era fazer a vontade de Deus e cumprir a sua missão. Ele sabia muito bem que não tinha tempo para se entreter com as coisas desta vida, por isso vivia intensamente em direção ao seu alvo, que era Cristo.


2.1. Concentre-se no que é importante!
Em nossa caminhada espiritual, muitas coisas conspiram contra a nossa vida, tais como: a procrastinação, a ausência de disciplina e de foco. Jesus tinha por objetivo religar o homem com Deus por intermédio da cruz; por isso rejeitou as ofertas do diabo e a sedução política dos grupos que conspiravam contra o imperador. Paulo também não permitiu que todo o conhecimento e sua ascendência judaica (Fp 3.4-8) lhe tirasse da rota, até mesmo advertiu a Timóteo sobre os embaraços da vida (2Tm 2.4). Esqueça das coisas passadas, tome cuidado com as distrações e prossiga para o alvo (Fp 3.13,14). Mantenha-se focado no que Deus te chamou para fazer.


2.2. Combatendo o bom combate
A vida do Apóstolo Paulo foi gasta em prol da obra de Deus. Em Atos dos Apóstolos, podemos ver três viagens missionárias empreendidas no intuito de divulgar o Evangelho, implantar igrejas e fortalecer os irmãos na fé. Paulo ainda contribuiu com a Igreja do Senhor por meio das cartas que serviram para fortalecer os irmãos primitivos e combater as heresias. Todo este labor só foi possível porque ele se fortificava no Senhor. Paulo tinha uma vida ao serviço de Deus. Em sua missão ele guardou a fé, correu para o seu objetivo, combatendo o bom combate.


3 - ACABEI A CARREIRA E GUARDEIA FÉ
Um dos grandes privilégios da vida é entender que fomos fieis ao propósito pelo qual Deus nos plantou no mundo e que nossa fé está intacta; e, apesar de todas as adversidades, continuamos crendo nas promessas de Deus.


3.1. Sendo fiel até a morte
A promessa sempre é para os que perseveram e vencem. Muitos começam a corrida da fé, mas no meio da caminhada se cansam, se frustram; outros até mesmo abandonam a fé, mas Paulo nos mostra que, mesmo diante das dificuldades, açoites, prisões, traições é necessário nutrir a alma com as convicções de Cristo. Na Carta aos Romanos, Paulo deixa escrito que, em todas estas coisas, somos mais que vencedores e que nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.37-39). Que possamos batalhar; sabendo que a recompensa vem de Deus; sê fiel até a morte e o Senhor nos dará a coroa da vida (Ap 2.10).


3.2. A morte como oferta diante de Deus

É lindo ver que, mesmo numa prisão, a visão de Paulo era otimista, pois a morte para ele não era apenas o cessar da vida terrestre, mas o início de uma nova vida em Cristo Jesus. Ele diz que a sua vida seria oferecida em libação diante de Deus (2Tm 4.6). Após viver toda a sua vida de forma integral na obra, estava agora ansioso pela vida eterna. Nós, discípulos de Cristo, precisamos nos conscientizar de que a única razão pelo qual estamos vivos é porque Deus tem algo a realizar conosco nesta terra; quando a nossa missão estiver completa, se Jesus não voltar antes, também seremos promovidos às mansões celestiais.


CONCLUSÃO
Paulo foi forjado por Deus para ser um missionário. Ele manteve o foco, viveu de maneira ilibada na propagação do Evangelho, deixando um modelo de fé e serviço para os cristãos.

*  Paulo teve sua vida transformada por Cristo, perseverou em sua missão e se tornou um grande missionário.
Fonte: Revista Betel Conectar

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


👇

Subsidio adicional
PENSE NISSO!
COMO PRESERVAR O VERDADEIRO CARÁTER CRISTÃO
1. Manter-se em comunhão com o Espírito. 
O ser humano traz em sua natureza uma forte inclinação para o pecado (Rm 7.18-23; Pv 4.14-17). Trata-se de uma tremenda força maligna impossível de ser superada sem a ajuda divina. É justamente por isso que Deus nos enviou seu Espírito para habitar em nós, dando-nos a condição de andarmos em novidade de vida (Rm 6.4; 2 Co 5.17). Somente pelo Espírito Eterno, o crente pode caminhar seguro, resistindo aos desejos da carne (Rm 8.1,9,13; Cl 5.16).

Em Gálatas 5, o apóstolo Paulo enumera várias obras da carne que contaminam o caráter do homem sem Cristo (Gl 5.19-21). Todavia, nesse mesmo capítulo, encontramos um conjunto de valores espirituais que garante a saúde moral do crente (v.22).

2. Conhecer a Palavra de Deus. 
A Bíblia Sagrada é a única regra de fé e prática do cristão. Ela nos apresenta o padrão de comportamento necessário ao homem que deseja viver uma vida justa, sóbria e piedosa neste mundo (Tt 2.12). Ao longo da narrativa bíblica deparamo-nos com uma série de valores e virtudes morais e espirituais estabelecidas por Deus para o homem. Todavia, estas qualidades indispensáveis ao ser humano, só foram plenamente identificadas e vividas em Jesus. Hoje sabemos que essas santas virtudes estão ao alcance de todos, por meio da extraordinária obra do Espírito. É imprescindível ao homem conhecer muito bem as Escrituras e o poder de Deus para que não erre na busca de uma vida virtuosa diante de Deus e do próximo (Mt 22.29).

3. Disciplina. 
A oração e o jejum, apesar de serem armas espirituais poderosas, são também instrumentos que auxiliam na disciplina do caráter cristão. O jejum, por exemplo, é um sacrifício que agrada a Deus e promove disciplina ao crente (Jz 20.26; 1 Sm 7.6). Portanto, o homem pode e deve pedir a Deus que o auxilie durante o tempo em que busca as virtudes espirituais, éticas e morais expostas na Palavra de Deus.

*
  O caráter cristão é preservado mediante a comunhão do crente com o Espírito Santo, pelo conhecimento da Palavra e através de uma vida cristã disciplinada.

CONCLUSÃO
Quando uma pessoa aceita a Cristo como Salvador de sua alma, experimenta, imediatamente, uma profunda modificação em seu interior. Essa mudança é demonstrada não apenas nos relacionamentos, mas também nas escolhas, atitudes e responsabilidades assumidas durante a sua nova vida (Cl 3.1-17).


APLICAÇÃO PESSOAL
Para que você se torne o homem ou a mulher que o Senhor deseja, é necessário que seu temperamento, personalidade e caráter se tornem subservientes aos projetos de Deus para a sua vida. Até que Deus prevaleça sobre nossas vidas, alguns precisam ser jogados numa cisterna, como José (Gn 37.20); outros, ser alimentados por corvos, como Elias (1 Rs 17.6); e, alguns, apresentar sua língua aos serafins, como fez Isaías (Is 6.6,7).

O caminho que Deus escolhe para forjar o caráter de seus cooperadores algumas vezes é íngreme e inóspito. Mas, quando eles saem da fornalha, é perceptível até mesmo para os pagãos que eles andaram com o quarto Homem na fornalha (Dn 3.25-27). Deus jamais chama alguém para uma grande missão sem que esse escolhido passe por uma profunda transformação moral.

Se você deseja que Deus faça em sua vida o mesmo que fez com 
Saulo, José, Elias e Isaías, coloque-se no altar do Espírito; apresente a sua personalidade àquEle que a todos transforma segundo a imagem de Cristo. Só assim você será a pessoa que Deus deseja que você seja.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15).



Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário