30 de junho de 2022

Plano de Aula Bíblica Adultos/ Cpad – Lição 01: As Sutilezas de Satanás contra a Igreja de Cristo

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:👇
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
👇
A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
Prof. A igreja está sob ataque. 
Esses ataques são sutis e perspicazes. Neste trimestre, estudaremos a respeito das Sutilezas de Satanás contra a Igreja de Cristo. Para desenvolver esse importante tema, contaremos com o comentário do pastor José Gonçalves, mestre em Teologia, escritor, articulista e líder da AD em Água Branca (PI).

APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Mostrar que a Igreja está sob ataque de Satanás;
II) Descrever a natureza do ataque;
III) Elencar as esferas do ataque;
IV) Pontuar os instrumentos de proteção da Igreja.

B) Motivação:
De tempos em tempos, Satanás, o nosso adversário, planeja ataques contra a Igreja de Cristo. Nestes últimos dias, seus ataques não são claros. Eles se revelam sutis, perspicazes e sedutores. Quando muitos percebem, já é tarde demais.

C) Sugestão de Método:
Prof. Inicie a aula deste trimestre apresentando o tema geral e o sumário da revista.
É importante que os alunos tenham noção geral do tema que será abordado ao longo do trimestre. Para isso, é importante que você tenha em mãos o material didático com antecedência. É preciso planejar o trimestre para, depois, planejar a aula de cada domingo.

CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Conscientize os alunos a respeito da importância de o cristão estar vigilante nestes últimos dias. É preciso cuidar da vida espiritual, lendo a Palavra de Deus de maneira disciplinada e cultivar uma vida de oração e jejum. As nossas armas são espirituais.

SUBSÍDIO AO PROFESSORA
 A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 91, p.36, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Cuidado!” é uma reflexão a respeito dos diversos ataques dos falsos mestres;
2) O texto “Tenha Discernimento!” traz uma proposta de aplicação em relação aos diversos fenômenos espirituais dos dias atuais.

 Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Harpa Cristã: 34



Harpa Cristã: 48



Harpa Cristã: 98

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 

Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
As Sutilezas de Satanás contra a Igreja de Cristo
  
Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. 
Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
Tema: Os Ataques Contra a Igreja de Cristo - As Sutilezas de Satanás nestes Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo.

Capa:

O que vemos? 
Um soldado paramentado com vestimenta de guerra, usando um escudo para proteção.

O que isto tem a ver com o tema?

Somos integrantes da igreja e comparados a soldados que precisam estar preparados para lutar contra os ataques do inimigo.

Comentarista: Pastor José Gonçalves

👉  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Lições do trimestre:
Podem ser apresentadas através da dinâmica “Conhecendo as sutilezas de Satanás”.
(Vejam abaixo).
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Conhecendo as sutilezas de Satanás
Objetivo: 
Conhecer as sutilezas de Satanás contra a igreja apresentadas na revista de adultos da EBD.
Material:
01 envelope de tamanho médio

Títulos das 13 lições digitados ou escritos

01 tubo de cola branca

Procedimento:
Dias antes da aula:
- Coloquem o título da lição 01 escrito ou digitado por fora de um envelope de tamanho médio - As Sutilezas de Satanás contra a Igreja de Cristo

- Dentro do envelope coloquem os títulos das lições 02 a 12:

Banalização da Graça, Imoralidade Sexual, Normalização do Divórcio, Materialismo e do Ateísmo, Ideologias contrárias à Família, Relativização da Bíblia, Enfraquecimento da Identidade Pentecostal, Movimento dos Desigrejados, Contra a Prática da Mordomia Cristã, Mídias Sociais e Espiritualidade Holística.

- Lacrem o envelope usando cola.

- Coloquem o título da lição 13(Resistindo às Sutilezas de Satanás) digitado dentro da Bíblia.

Na aula:

- No momento de apresentar os títulos das lições, apresentem o envelope e apontem para o que está escrito por fora dele.

- Falem que vemos a palavra “sutileza” e perguntem para os alunos qual o significado desta palavra.

Aguardem as respostas.

- Depois, afirmem que neste contexto a palavra “sutileza” pode nos remeter à aquilo que não se percebe facilmente, isto é, os ataques de Satanás são sutis e perspicazes. E, por isto, os títulos das lições que se referem as sutilezas estão dentro do envelope.

- Falem: Mas, neste trimestre, teremos a oportunidade de conhecê-las.

Neste momento, abram o envelope e leiam cada título das lições( de 02 a 12).

- E para concluir, vocês abram a Bíblia e retirem o papel com o título da lição 13. (Resistindo às Sutilezas de Satanás).

Falem: Na Bíblia, encontramos os avisos de Deus para alertar sua igreja contra os ataques do inimigo e nos orientar quanto a defesa com as armas espirituais.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
TEXTO ÁUREO
  1 Timóteo 4.1
Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.


VERDADE PRÁTICA
De forma sutil e sorrateira, o Diabo desfere ataques à Igreja. É preciso que cada crente saia ao combate com as armas espirituais dadas por Deus.


  LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn 37.5-7
Deus adverte pessoas e grupos.

Terça – Is 3.16-24
Deus adverte por meio de profetas.

Quarta – 1 Tm 4.1
A Apostasia dos últimos tempos.

Quinta – 1 Tm 4.1,3
O ataque nas esferas espiritual e social.

Sexta – 1 Tm 4.5
O poder da Palavra de Deus e da oração.

Sábado – 1 Tm 4.7
O valor da piedade cristã.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
  1 Timóteo 4.1-5
1 – Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,
2 – pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência,
3 – proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
4 – porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças,
5 – porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada.


Bíblia online
Bíblia sagrada online


INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos a respeito dos diversos ataques contra a verdadeira Igreja. Isso acontece porque Satanás sempre se opôs ao povo de Deus, tanto na Antiga quanto na Nova Aliança. Fora do contexto bíblico, a Igreja sempre experimentou a oposição do Diabo. Nem sempre esses ataques acontecem da mesma forma, com a mesma metodologia ou a mesma intensidade. Contudo, o agente por trás desses ataques é sempre o mesmo: Satanás.


Palavra-Chave: 
Sutileza


I – A IGREJA SOB ATAQUE
1- A sutileza do ataque.
Um fato de fácil constatação é que a oposição sistematizada às verdades cristãs cresceram nas últimas décadas em escala exponencial. Se em anos passados as perseguições e conflitos bélicos eram os instrumentos usados, hoje isso acontece de forma muito mais sutil. Elas ocorrem, por exemplo, com a normalização de comportamentos e práticas contrárias à fé cristã.


2- O alerta para o povo de Deus.
Um fato de fácil observação nas Escrituras é que Deus sempre manteve seu povo sob alerta. No Antigo Testamento, por exemplo, nada acontecia com o povo de Deus sem que fosse avisado. Os alertas e advertências sempre vinham. Isso pode ser visto tanto em relação a pessoas quanto a grupos (Gn 37.5-7; cf. 45.5-8; 18.17,18). Durante a monarquia esses avisos e advertências vieram de uma forma muito mais intensa através do ministério dos profetas (2 Rs 6.8-12; Is 3.16-24; Ez 7.1-27; Dn 10.14). Na sua primeira carta a Timóteo, Paulo escreveu sobre o grande alerta que o Espírito Santo dava à igreja: “[…] o Espírito expressamente diz […]” (1 Tm 4.1). O advérbio grego retos, traduzido como “expressamente”, possui o sentido de “claramente”, “sem sombras de dúvidas”. O Espírito do Senhor, portanto, faz conhecido ao seu povo os perigos que o cercam.


3- A Igreja na reta final.
A sutileza de Satanás ao atacar a Igreja de Cristo é um fato claramente revelado pelo Espírito Santo. Deus preveniu a Igreja de que isso aconteceria. Não há razão, portanto, para surpresas. Foi previsto e registrado nas Escrituras. Além desse fato, o Senhor também mostra que isso aconteceria nos “últimos tempos” (1 Tm 4.1). A expressão “últimos tempos” é uma referência ao período compreendido como sendo a Era da Igreja. Nesse aspecto, o apóstolo Pedro disse que o derramamento do Espírito fazia parte dos eventos dos “últimos dias” (At 2.17); e, de forma semelhante, o apóstolo Paulo descreve como os homens se comportariam “nos últimos dias” (2 Tm 3.1-7).

A precisão com que foram descritos esses sutis ataques de Satanás contra a Igreja, e não a referência a dia e hora, deveria servir de alerta máximo para nós. A profecia é bem clara e objetiva em descrever comportamentos, ações e práticas que marcariam esse tempo final. 
Se o apóstolo Paulo, que viveu há mais de dois mil anos, disse já vivenciar os últimos dias (1 Co 10.11), o que a Igreja pode dizer dessa presente época? Não estaríamos na reta final? Na última volta da corrida?


AMPLIANDO O CONHECIMENTO SUTILEZA
Sutileza é um adjetivo que qualifica uma pessoa ou algo delicado, meigo, suave. Trata-se de um comportamento hábil, perspicaz, que revela certa inteligência de espírito. Esse adjetivo qualifica determinados comportamentos tanto para o bem quanto para o mal. Neste trimestre, o nosso objetivo é destacar a sutileza de Satanás contra a Igreja de Cristo.


SINOPSE I
A Igreja de Cristo precisa estar em estado de alerta contra as Sutilezas de Satanás nesta reta final.


II – A NATUREZA DO ATAQUE
1- O ataque é de natureza espiritual.
Em sua exposição o apóstolo faz referência a “espíritos enganadores” e “demônios” (1 Tm 4.1). Não há nenhuma dúvida que é uma referência aos espíritos maus, aqui também chamados de “demônios”. Isso revela a natureza dos agentes envolvidos nos ataques que são feitos à Igreja – Satanás e seus demônios. Os maiores inimigos da Igreja são seres sobrenaturais. Nesse sentido, podemos também dizer que a natureza desse ataque é espiritual. De fato, ao escrever aos efésios, o apóstolo Paulo diz que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra os principados e potestades do mal (Ef 6.12).


2- O ataque é de natureza moral.

Outra coisa a ser levada em conta sobre a natureza do ataque à Igreja, que revela a sutileza do Diabo: esse também é um ataque moral. O apóstolo faz referência a pessoas que se comportam de forma hipócrita e que também são mentirosas (1 Tm 4.2). Esses comportamentos se encontram na esfera moral. Na verdade, a hipocrisia e a mentira são manifestações inversas das virtudes morais cristãs da autenticidade e da verdade. A operação do erro sempre trabalha com a falsidade e o engano. Paulo também demonstra a esfera moral desse ataque quando faz referência àqueles que têm “cauterizada a sua própria consciência”. O termo grego suneidesis, usado aqui para “consciência”, é uma referência à capacidade humana de julgar, de entender o certo e o errado. Em outras palavras, é a faculdade humana por meio da qual se distingue o que é moralmente bom ou ruim. Uma consciência “cauterizada” (gr. kausteriazo) significa dizer que ela se tornou insensível para julgar entre o certo e o errado.


SINOPSE II
Podemos classificar o ataque de Satanás a partir de duas naturezas: A sobrenatural e a moral.


AUXÍLIO TEOLÓGICO 
CUIDADO!
“O apóstolo insiste que devemos andar no Jesus que recebemos para ficarmos arraigados, edificados e firmados de maneira como fomos ensinados. Entretanto, a mensagem dos agentes de Satanás é sempre contra tudo o que cremos, pregamos e praticamos. Às vezes, há alguns pontos em comum entre eles e nós, e nisso reside o perigo, pois é por onde eles entram. Depois de expor o modus operandi dos falsos mestres, ou seja, o uso de alguns métodos que eles usavam para desviar o povo da fé cristã, o apóstolo faz uma séria advertência: ‘tende cuidado’ (Cl 2.8). Devemos cuidar da liberdade que recebemos em Cristo Jesus. A mensagem do evangelho é simples, e qualquer ser humano independente de seu preparo intelectual, de sua cultura ou origem, e de seus pendores, consegue entender, basta dar lugar ao Espírito Santo, que convence o homem ‘do pecado, e da justiça e do juízo’ (Jo 16.8)” (SOARES, SOARES, Esequias. Heresias e Modismos: Uma Análise Crítica das Sutilezas de Satanás. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.36).


III – AS ESFERAS DO ATAQUE
1- A esfera religiosa.
É importante tratarmos aqui nas esferas que esse ataque ocorre. Em primeiro lugar, o apóstolo mostra que ele acontece na esfera religiosa. Acontece, portanto, na esfera da Igreja. Isso fica claro quando Paulo diz que “apostatarão alguns da fé” (1 ™ 4.1). Não há dúvidas de que o apóstolo está se referindo a cristãos professos que sucumbiram ao ataque do Diabo. E o que é pior: agora estão a serviço dele. Aqui os principais inimigos do Evangelho vêm de dentro da própria igreja. Não é de admirar que as pessoas que mais causam danos e
escândalos ao Evangelho sejam aquelas que já lutaram em suas trincheiras. Contudo, por alguma razão abandonaram a fé e se tornaram inimigo da Igreja. Certamente você conhece alguém assim.


2- A esfera social.
Outra esfera do ataque de Satanás à Igreja é a social. Isso pode ser visto na expressão de Paulo: “proibindo o casamento” (1 Tm 4.3). É uma forma de dizer que o Diabo se opõe à família. Sem dúvida a família é uma das mais importantes instituições sociais que existem, senão a mais. Nesses últimos anos temos visto Satanás e seus demônios atacando com muita fúria a família brasileira, especialmente a cristã. Estamos sob fogo cerrado! As mais variadas leis e decretos têm sido criados com o intuito de desconstruir a família. Precisamos acordar para essa realidade, pois atacando a família, Satanás atinge a Igreja: famílias fracas, igrejas fracas.


SINOPSE III
Podemos classificar o ataque de Satanás contra a Igreja em duas esferas: A religiosa e a social.


AUXÍLIO TEOLÓGICO
TENHA DISCERNIMENTO!
“Deus deu a Israel profetas legítimos, que falaram inspirados pelo Espírito Santo. Mesmo no reino dos profetas, Deus permitiu o surgimento de falsos profetas (2 Pe 1.19-21; 2.1). Como identificar o falso do verdadeiro? O texto sagrado diz: ‘profeta ou sonhador… te der um sinal ou prodígio’ (Dt 13.1). Isso fala de sinais grandiosos, que podem impressionar os incautos. O termo: ‘Vamos após outros deuses’ (Dt 13.2) mostra tratar-se de milagres estranhos. Qualquer um, portanto, mesmo com o mínimo de discernimento, tem condições de discernir a fonte desses aparentes milagres. Quem realmente experimentou o poder de Deus na vida não pode ser levado por impostores” (SOARES, SOARES, Esequias. Heresias e Modismos: Uma Análise Crítica das Sutilezas de Satanás. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.36).


IV – A IGREJA PROTEGIDA
1- A exposição da Palavra de Deus.
O apóstolo Paulo põe duas importantes armas ou ferramentas capazes de neutralizar os ataques do Diabo: a Palavra de Deus e a oração (1 Tm 4.5). O apóstolo mostra aqui que a Palavra de Deus possui poder santificador. Ela é um antídoto contra o ascetismo e toda forma de culto falso que o Diabo possa criar. Paulo escreveu aos efésios que a Palavra de Deus é a espada do Espírito. Sem essa Palavra estaríamos desarmados. Não há dúvida que o Maligno tem levado vantagem sobre muitos cristãos porque estes não demonstram perícia no manuseio da Palavra de Deus.


2- A prática da oração.
Outra ferramenta apontada pelo apóstolo, a qual já nos referimos antes, é a oração (1 ™ 4.5). As reuniões menos frequentadas na igreja são aquelas dedicadas à oração. Alguém já disse que o círculo de oração começou quando a igreja como um todo deixou de orar. Portanto, persevere na oração, uma arma espiritual importante contra as sutilezas de Satanás.


SINOPSE IV
O apóstolo Paulo menciona pelo menos duas armas que a igreja deve usar contra esse ataque: A Palavra de Deus e a Oração.


CONCLUSÃO
Nesta lição vimos que o Diabo tem atacado a Igreja de formas sutis. Essa é uma realidade que cada cristão precisa se conscientizar. Se não tivermos consciência de que estamos sob ataque, não veremos a necessidade de nos defendermos. É preciso, portanto, conhecer a natureza desse ataque, a esfera na qual ele ocorre e, o mais importante, munir-se das armas espirituais para ganhar essa guerra.


REVISANDO O CONTEÚDO
1- Como ocorre a perseguição à Igreja nos dias atuais?
R. A perseguição à igreja atualmente ocorre por meio da normalização de comportamentos e práticas contrárias à fé cristã.



2- Segundo a lição, o que significa a expressão “últimos tempos”?
R. A expressão “últimos tempos” é uma referência ao período compreendido como sendo a era da Igreja.



3- Em qual esfera se encontram os comportamentos “hipócrita” e “mentiroso”?
R. Na esfera da moral.



4- Qual a expressão bíblica que caracteriza o ataque à Igreja na esfera social?
R. “Que proíbem o casamento”. (1 Tm 4.3).



5- Segundo a lição, quais as duas importantes armas ou ferramentas capazes de neutralizar os ataques do Diabo?
R. A Palavra de Deus e a Oração.




Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:





VOCABULÁRIO
Ascetismo: Doutrina de pensamento ou de fé que considera a “ascese”, isto é, a disciplina e o autocontrole estritos do corpo e do espírito, um caminho imprescindível em direção a Deus, à verdade ou à virtude.
Perícia: Qualidade de perito; destreza; habilidade.
Lições adultos - Os Ataques Contra a Igreja de Cristo - As Sutilezas de Satanás nestes Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo
Comentarista: Pastor José Gonçalves.



Adultos: Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.
Deus é fiel
A tranquilidade de um momento
Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade. Provérbios 16:32.

Um comentário: