19 de setembro de 2019

Lição 12: Um Amigo Chamado Espírito Santo - Tema: A trindade divina na vida do jovem: 3º Trimestre de 2019 - Betel - Jovens: Conectar+

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

Versículo do dia
Romanos 8.26
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.


Para impactar
O Espírito Santo é o amigo de todas as horas, ele trabalha em nosso favor, nos ajuda, nos acolhe, nos protege e ainda demonstra o seu terno amor por nós em todo o tempo.



Textos de Referência.
Romanos 8.23-28
23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

24 Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?

25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.

26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.



Introdução
Nesta lição falaremos sobre a amizade, mas não uma amizade comum, trataremos sobre um amigo que está disponível vinte e quatro horas por dia, que é amável, que consola, que orienta e que intercede por seus amigos nos momentos das adversidades. Nome deste amigo: Espírito Santo.

Ponto chave
Jesus não deixou seus amados nas mãos de um irresponsável, pelo contrário, ele deixou nas mãos do próprio Deus.


1. UM VERDADEIRO AMIGO
Após cumprir o seu ministério terreno, o Senhor Jesus se preocupou em não deixar os seus desamparados, por isso enviou o Espírito Santo como um amigo que não os abandonaria, pelo contrário, um amigo para todas as horas.


1.1 Um amigo para sempre
Dentre as últimas instruções de Jesus a seus discípulos, uma chama muita atenção:
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre", João 14.16
A promessa de Cristo foi enviar o Espírito Santo aos que o aceitarem, não apenas por um momento, uma semana ou um ano, mas para sempre, isso significa que, se vivermos em conformidade com a Palavra de Deus, teremos a companhia do Deus Todo-Poderoso pela eternidade.



1.2. Um grande instrutor
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.",Jo 14.26 Dentro da multifuncionalidade do Espírito Santo, Ele é nosso professor e aquele amigo que não nos deixará esquecer os ensinamentos que Cristo deixou para termos uma vida abundante em Deus.
Muitas vezes temos dúvidas diante das coisas de Deus, mas devemos entender que o Espírito Santo nos ensina e nos capacita para colocarmos em prática tais instruções.
Jesus não deixou seus amados nas mãos de um irresponsável, pelo contrário, ele deixou nas mãos do próprio Deus.
O Espírito Santo é Deus, por isso deve ser tratado com o mesmo respeito e reverência que teríamos a Cristo se estivesse junto conosco.
Ter o Espírito Santo em nós é exatamente ter um tesouro divino dentro de um vaso de barro.
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos. 1 Co 6.19.



Para refletir e adorar
Um Deus infinito pode se dar inteiro a cada um de seus filhos. Ele não se distribui de modo que cada um tenha uma parte, mas a cada um ele se dá inteiro, tão integralmente como se não houvesse outros. A. W. Tozer


2. A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
Muitas pessoas tratam o Espírito Santo como uma energia, ou como vento, ou como um poder, isto é engano, o Espírito Santo é uma pessoa, e deve ser tratado como tal, pois não é qualquer pessoa, Ele é a terceira pessoa da trindade.


2.1. A sensibilidade do Espírito Santo
Já dissemos que o Espírito Santo é uma pessoa, devemos também provar tal afirmativa.
O Espírito Santo tem os atributos de Deus, mas tem a sua pessoalidade diante de seus sentimentos, entendamos:
O Espírito Santo é mais sensível do que o Pai e o Filho:
"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.", Mt 12.31-32

"O Espírito Santo é mais sensível do que o Pai e o Filho:"



2.2. Ele se entristece
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.", Ef 4.30
O Espírito Santo quer ser nosso amigo, habitar em nós, e nos ajudar em tudo que precisamos, porém a manutenção desta amizade cabe a nós, homens mortais.
Não devemos entristecer o Espírito Santo, pois podemos perder sua presença, e sofrer um prejuízo incalculável.
"Não extingais o Espírito", 1 Ts 5.19.



3. PODER DO ALTO
Por habitar em nós, o Espírito Santo sabe o que sentimos, nossas angústias e dúvidas, e como Deus, Ele sempre terá terá a resposta certa a nos dar.


3.1. Somos filhos de Deus
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.", Rm 8.16
O Espírito Santo é quem nos dá a certeza de que somos salvos, e que nos tornamos filhos por adoção do Deus Altíssimo.
E Ele também testifica nos coração dos homens sobre quem foi o Senhor Jesus Cristo.
"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. Jo 15.26



3.2. Deus nos ouve
O Espírito Santo nos dá a certeza de que nossas orações chegam ao Pai, e, quando já não temos força para clamar, ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26).


Conclusão
O Espírito Santo é nosso amigo completo e perfeito. Ele nos ama, intercede por nós, nos convence, nos consola, nos instrui, e, acima de tudo, nos direciona para não perdermos a salvação.
O Espírito Santo é para nós o que Jesus foi para os discípulos. Devemos desfrutar desse amigo fiel e comprometido, estreitando a intimidade com Ele através das orações.



Aprendeu
1. A promessa de Cristo foi enviar o Espírito Santo por quanto tempo?




2. Como é o Espírito Santo em relação ao Pai e ao Filho?




3. Qual a certeza que o Espírito Santo nos dá?





BÍBLIA ONLINE





Lições bíblicas Betel
Ano 2019














Lições bíblicas Betel
Ano 2018





Lições bíblicas Betel
Ano 2017











Lições bíblicas Betel
Ano 2016





























Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário