6 de setembro de 2019

Lição 10: Os Cônjuges e a Sexualidade: Vídeo - aula - Editora: Central Gospel

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Cânticos 7.1-13
1 - Quão formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! Os contornos de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista.
2 - O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios.
3 - Os teus dois seios como dois filhos gêmeos de gazela.
4 - O teu pescoço como a torre de marfim; os teus olhos como as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz como torre do Líbano, que olha para Damasco.
5 - A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo, e os cabelos da tua cabeça como a púrpura; o rei está preso nas galerias.
6 - Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias!
7 - A tua estatura é semelhante à palmeira; e os teus seios são semelhantes aos cachos de uvas.
8 - Dizia eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; e então os teus seios serão como os cachos na vide, e o cheiro da tua respiração como o das maçãs.
9 - E a tua boca como o bom vinho para o meu amado, que se bebe suavemente, e faz com que falem os lábios dos que dormem.
10 - Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição.



TEXTO ÁUREO

1 Coríntios 7.3
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.



OBJETIVOS DA LIÇÃO
Saber que o sexo é uma benção de Deus para o casal, pois ele serve para a perpetuação da espécie e como fonte de prazer;
Compreender que o sexo fora do casamento é a fonte de maldição;
Entender que, no relacionamento conjugal, é preciso tratar o outro com respeito, honra, dignidade e sobretudo, amor.

Palavra introdutória
O casamento surgiu para resolver o problema da solidão e proporcionar completude; porém, por conta da dureza do coração humano e da influência de Satanás, a união entre homem e mulher tem se tornado, infelizmente, uma prisão e um sofrimento para muitos.
O apetite sexual existente no homem é fruto do ato criativo de Deus (Gn 1.27,28). Portanto, o sexo é uma bênção do Criador e, como tal, deve ser praticado sem culpa ou neuroses. O prazer deve caracterizá-lo. Aliás, quando não há prazer, não é sexo, que, inclusive, faz muito bem à saúde.

Paulo referiu-se ao sexo como benevolência (1 Corintios 7.3). Esse termo vem do latim e significa atitude que expressa afeto e
estima em relação ao outro; demonstração de bondade e altruísmo. Para 
além da procriação, sexo é demonstração de amor entre o casal.


1. A PRATICA SEXUAL SEGUNDO AS ESCRITURAS

1.1 O homem: criação de Deus
Deus formou o homem e deu-lhe capacidade de procriar, ou seja, o potencial para perpetuação da sua espécie. A responsabilidade de multiplicar (e de encher a terra) foi dada ao homem, e isso só seria possível somente por meio da relação sexual.
É preciso destacar que, antes da ordem de multiplicação, o texto bíblico afirma que, primeiro, Deus liberou Sua bênção sobre o casal (macho e fêmea), pois, sem bênção, não há multiplicação: E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra (Gn 1.28). Esse versículo demonstra que não houve constrangimento por parte de Deus em relação ao sexo.



1.2. A união física e emocional do casal
Sexo não é um aproveitamento do outro, uma simples forma de ter vantagem ou de usar alguém ao seu bel-prazer.
O relacionamento social envolve: espírito, porque simboliza a natureza trina de Deus; alma, porque demanda sentimentos, razão e vontade; e corpo, porque ambos tronam-se uma só carne. Paulo afirmou que, quando alguém se deita com a prostituta, se torna um com ela (1 Co 6.15-20), o que expressa e comprova a importância que o ato sexual tem.



2. A PRÁTICA SEXUAL E SEUS DESVIOS
2.1. A prostituição e seus males
A recomendação bíblica é para fugir da prostituição e mortificar a natureza pecaminosa (1 Co 6.18; 2 Tm 2.22; Cl 3.5). A Bíblia descreve vários tipos de pecados na área sexual. O vocábulo grego porneia (devasso,impuro) é usado para abarcar, genericamente, qualquer pecado praticado nesse âmbito. Frequentemente, porneia é traduzido por prostituição, ou seja, um nome dado aos atos de impurezas sexuais. Quando desejava especificar algum tipo de pecado sexual, o escritor usava outros termos, como: fornicação (2 Tm 2.22) homossexualismo (1Co 6.9,10); e adultério (Êx 20.14; Dt 5.18).


2.2. O prazer como guia
A realidade impõe ao homem determinados limites, pois, sem eles, a sociedade caminharia para o caos social. Por isso, quando Deus declara que o pecado, é porque realmente mata (Gn 2.17).
O homem deve honrar a Deus por meio do corpo (1 Co 6.20). Mas, há pessoas que não se preocupam com as consequências do pecado e, até mesmo, negam a sua existência. Buscam, insaciavelmente, satisfazer seus desejos libidinosos e não querem honrar a Deus, sendo guiadas pelo princípio do prazer e pela carne (natureza pecaminosa). É valido ressaltar que aquele que anda na carne não pode agradar a Deus (Rm 8.8).



3. A PRÁTICA SEXUAL NA INTIMIDADE DO CASAL
3.1. A orientação bíblica
Muitos casais não pagam a devida benevolência (1 Co 7.3) e estão com suas contas no vermelho. Isso ocorre por vários motivos: por violência; por falta de carinho, de respeito, de higiene, de romantismo e de sensibilidade; porque um obriga o outro a fazer o que não deseja, ou seja, sem consentimento mútuo; ou por questões de saúde. A falta de apetite sexual pode ser um sintoma, inclusive, de depressão. É importante buscar ajuda para superar os desafios existentes nessa área.
O ato sexual deve ser recheado de afetividade, carinho e alegria. Salomão escreveu: Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente (Pv 5.18.19). Nesse contexto bíblico, além de alertar sobre os perigos da imoralidade, o autor sagrado estimula a prática sexual saudável. É importante que a sede seja saciada em casa (Ct 1.1-4, 2.1-7; 4.3-5,10,16; 6.2,3; 7.1-13)!



3.2. A intimidade e a dignidade
Há um ponto importante a ser destacado. Algumas orações não são respondidas por Deus porque falta dignidade no leito conjugal (1 Pe 3.7) O sexo só é permitido entre marido e mulher, porém, mesmo nesse caso, a relação íntima precisa ser pura e santa. Quando pauta sua intimidade no respeito, na honra e na dignidade, o casal consegue desenvolver uma vida sexual aprazível.
Quando um não quer, os dois não fazem. O cônjuge não pode ficar em silêncio e submeter-se a determinados caprichos do outro. É importante, às vezes, saber dizer "não". Quando o amor está presente no relacionamento, sempre há entendimento (Hb 13.4).



CONCLUSÃO
O sexo é bênção somente no relacionamento conjugal, ou seja, no casamento. A relação sexual praticada fora do casamento,torna-se maldição. Mesmo no matrimônio, é necessário praticá-lo com pureza e santidade, pois tudo o que o homem faz deve ser para a glória de Deus.



ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. O que é adultério?




 Biblia online


Vídeo aula.
O endereço na descrição dos vídeo.





Central Gospel
ANO 2019 


  Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 59 - 3º Trimestre de 2019 - Tema: Família Cheia da graça: Revista Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017


 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel







 Escola Bíblica Dominical



 Escola Bíblica Infantil




Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019




► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016






Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".



Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário