6 de setembro de 2019

Lição 10: Convencendo o pecador - Tema: A trindade divina na vida do jovem: 3º Trimestre de 2019 - Betel - Jovens: Conectar+

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Versículo do dia
João 16.8
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 




Para impactar 
O Espírito Santo não foi enviado unicamente para um ato exclusivo, Ele veio para convencer, e que precisa aceitar a obra de Cristo, para se livrar do dia do juízo.


Objetivos da Lição
Compreender que o Espírito Santo é multifuncional na vida do Homem;
Entender o que é Justiça;
Aprender sobre o juízo Divino.



Texto de Referência
João 16.1-11
1 E Jesus disse ainda: —Eu digo isso para que vocês não abandonem a sua fé.

2 Vocês serão expulsos das sinagogas, e chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus.

3 Eles vão fazer essas coisas porque não conhecem nem o Pai nem a mim.

4 Mas eu digo isso para que, quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que eu já os tinha avisado.

5 Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: “Aonde é que o senhor vai? ”

6 Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza.

7 “Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês.”

8 Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.

9 “As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim;”

10 estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais.

11 E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado.


Introdução
Dentre a multifuncionalidade do Espírito Santo, algo muito importante deve ser estudado: a sua capacidade de convencer o homem quanto ao seu pecado.
Nascido numa natureza pecaminosa, apenas com a ajuda do Senhor, o homem pode reconhecer o quão mal é o seu coração.



Ponto chave
Mesmo o homem se afundando no pecado, Deus tem misericórdia da humanidade, a ponto de permitir que o seu único Filho morresse em lugar de todos aqueles que mereciam a morte. E o Espírito Santo veio para convencer o homem que é um pecador e que precisa aceitar a obra da redenção em sua vida.


1. O HOMEM PECADOR
Pecados são ações ou intenções do homem que infligem as leis de Deus, são atos expressos de desobediência ao Senhor.


1.1 O peso do pecado
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.  Romanos 3.23
Desde a queda do homem no Éden, sua ligação com Deus foi rompida, pois o pecado se instaurou na natureza humana.
Daí por diante, o homem, cada vez mais, foi se aprofundando no mundo sombrio do pecado, como consta na Bíblia, quando se refere à passagem do dilúvio.
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.Gênesis 6.5
O pecado é como um vírus altamente contaminável, mesmo sem perceber você já está contaminado, e sem o remédio correto, a condenação é certa, pois ele te afastado Senhor.
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59.2



1.2. Consequências do pecado

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 

Romanos 6.23
O pecado por si só já é um ato prejudicial para quem comete e para quem está a volta, por exemplo: quem mente não prejudica só a si, mas a quem está sendo enganado também, no adultério, famílias inteiras são destruídas, e muitos outros casos.
É interessante saber que o pecado não prejudica o ser humano só no ato de pecar, porém muito mais nas consequências posteriores, pois a lei da semeadura e colheita é uma norma irrevogável do Senhor,se plantar, vai ter que colher.
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6.7



Para refletir e adorar

"Se o barro não se entregar totalmente,o oleiro nada pode fazer.". A. W. Tozer


2. AQUELE QUE CONVENCE DO PECADO
Mesmo o homem se afundando no pecado, Deus tem misericórdia da humanidade, a ponto de permitir que o seu único Filho morresse em lugar de todos aqueles que mereciam a morte. E o Espírito Santo veio para convencer o homem que é um pecador e que precisa aceitar a obra da redenção em sua vida.


2.1. Nada podeis fazer
O homem natural tem uma tendência a achar que pode ser autossuficiente diante de todas as suas ações durante a vida, inclusive alguns creem que seus atos por si só lhes darão condições de uma pós-vida confortável.
É um engano o homem achar que pode se salvar, ou alcançar a vida eterna simplesmente por suas próprias mãos, veja o que Jesus diz sobre isso: 
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15.5
O homem só pode alcançar uma vida plena em Deus, se aceitar a obra de Cristo, e para essa aceitação se faz fundamentalmente necessário o trabalhar do Espírito Santo.
O Espírito Santo veio para convencer o homem que é um pecador e que precisa aceitar a obra da redenção em sua vida.



2.2. O poder sobrenatural do Espírito Santo
A salvação do ser humano é um processo simples,lindo e eficaz, já que foi projetado pelo próprio Deus.
A Palavra de Deus deve ser anunciada para que as pessoas possam conhecer a obra vicária de Cristo, depois de ouvir a Palavra, e a mente e o coração derem lugar para que a semente possa ser germinada, vem o Espírito Santo e mostra as excelentes razões para se render a obra de Cristo, ou seja, convence o homem da necessidade de aceitar a Jesus como Salvador.
De maneira simples, a Palavra de Deus é Cristo batendo à porta, e, se a pessoa der lugar, o Espírito Santo demonstrará a necessidade do homem se perceber como pecador, reconhecendo a sua natureza, então ele se arrepende e depois se torna amigo de Cristo.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipses 3.20



3. O JUÍZO E A JUSTIÇA

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Mateus 12.36


3.1. A justiça de Deus
O Espírito Santo não veio unicamente convencer o homem de sua necessidade de arrependimento e de aceitação a obra de Jesus, mas também convencer o homem a crer em um Deus justo, que age com justiça imparcial e perfeita diante de qualquer situação, não importa como se planta, aquando se planta, ou o que se planta, mas sim que a colheita é certa.


3.2. O juízo de Deus
Existe um dia preparado pelo próprio Deus, no qual julgará as nações, e neste dia haverá alívio para alguns e dor eterna para outros. O Espírito Santo está trabalhando hoje em nossa vida, para que saibamos que este dia chegará, e é uma verdade absoluta Romanos 2.5-11.


Conclusão
O Espírito Santo é um presente do Pai a todos nós. Ele é aquele que consola e convence o homem, e tudo isto com um único propósito: o de salvar a humanidade.


Aprendeu
1. O que é pecado?




2. Quem é o único que pode convencer o homem a reconhecer seus pecados? 




3. Além do convencer o homem do pecado, do que mais o Espírito Santo convence o homem?




 BÍBLIA ONLINE




Lições bíblicas Betel
Ano 2019














Lições bíblicas Betel
Ano 2018





Lições bíblicas Betel
Ano 2017











Lições bíblicas Betel
Ano 2016





























Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário