6 de setembro de 2019

Lição 10: Acerca do fim dos tempos: Vídeos - aulas, Slides - Betel: Adultos

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Texto Áureo
"E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.", Lc 21.27



Verdade Aplicada
O discípulo de Cristo aguarda em vigilância e oração perseverantes a volta de Jesus Cristo.


Objetivos da Lição
1 - Apresentar o sermão escatológico de Jesus no evangelho de Lucas; 
2 - Apontar advertências e garantias sobre o fim dos tempos; 
3 - Ensinar quais são as atitudes exigidas dos discípulos de Cristo ante a expectativa do fim.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Lucas 21.31-35 
31 - Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.
32 - Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça.
33 - Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.
34 - E olhai por vós; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
35 - Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.



HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 442






Harpa Cristã: 457






Harpa Cristã: 469



Motivo de Oração
Ore para que a Igreja esteja preparada para o fim dos tempos.

Introdução
Todos sabemos que a era atual terá um fim, denominado de fim dos tempos. Embora não saibamos quando será, e não nos compete saber, o mais importante é estarmos aguardando a vinda do Senhor Jesus Cristo.
Muitos fatos e coisas mostram que estamos vivendo o “fim dos tempos”. Mas, o que é afinal o fim dos tempos, quais os sinais e o que podemos esperar? O final dos tempos, também conhecido como “tempo do fim” ou “últimas coisas” (Dn 12.4), é um período futuro descrito na escatologia bíblica que indica que alguns eventos do mundo alcançarão um clímax final. Na verdade, ele não é um único evento, mas um conjunto de acontecimentos bem definidos acerca do que Deus está prestes a realizar no decorrer da história destes últimos dias.

1. O SERMÃO ESCATOLÓGICO
Assim como Mateus (Mt 24.-25) e Marcos (Mc 13), Lucas também registra o sermão escatológico de Jesus (Lc 12.34-59; 17.20-37; 21.5-36). É fundamental que todo discípulo de Cristo não desconheça, também, o conteúdo destes capítulos, considerando que registram mensagens do próprio Senhor Jesus. Alguns identificam o sermão escatológico nos evangelhos como “o Pequeno Apocalipse”.

Um dos sermões mais famosos de Jesus é aquele conhecido como o Sermão profético ou escatológico registrado em Marcos 13, Mateus 24-25 e Lucas 12.34-59, 17.20-37, 21.5-36, ele é assim chamado porque, nessa passagem, Jesus revela aos seus discípulos as últimas coisas que haverão de acontecer; e é isso que a palavra “escatologia” significa: “o estudo das últimas coisas”. Tudo começa quando os discípulos interrogaram Jesus: “Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo”? Então, nosso Senhor começa a respondê-los neste sermão, mas, Ele responde uma coisa atrás da outra, fazendo os teólogos se dividirem em três grupos: preteristas, futuristas e historicistas. Os preteristas acreditam que todas essas se cumpriram no mais tardar até o ano 70 com a destruição do templo pelo general Tito; os futuristas jogam as palavras de Jesus para o futuro, afirmando que irão se cumprir durante a grande tribulação; enquanto que os historicistas acreditam num duplo cumprimento desta profecia no decorrer da história.

1.1. O interesse escatológico
O registro em Lucas consta que o sermão foi proferido a partir do interesse demonstrado por fariseus (Lc 17.20) e pelos discípulos (Lc 21.7). Os evangelhos relatam vários ensinamentos e revelações por parte de Jesus Cristo a partir de uma pergunta, conversa ou um comentário. O Senhor aproveita cada oportunidade para transmiti a mensagem do Reino. Faz-nos lembrar da importância de não ignorarmos e desprezarmos o conteúdo escatológico das Escrituras Sagradas. É certo que muitos detalhes escatológicos são de difícil compreensão e não há consenso entre os estudiosos quanto ao tempo e interpretação de alguns eventos. Contudo, tal realidade não nos autoriza a termos uma postura desinteressada acerca da doutrina das últimas coisas (Ap 1.3; 22.18-19).

O futuro sempre foi um fator de interesse, de preocupação e de averiguação por parte do homem em todos os tempos e em todos os lugares. Há no povo um crescente desejo e interesse de conhecer o que vai acontecer, desde o princípio do mundo. Seja um cristão, um ateu ou um pagão, o homem vive à procura de desvendar os futuros acontecimentos. Apesar deste crescente interesse, a escatologia bíblica ainda é vista, de maneira geral, como um tema complexo e desnecessário, que serve apenas para satisfazer a curiosidade das mentes mais aguçadas. Mas, o que muitos não sabem é que existe uma estreita relação entre a nossa compreensão escatológica e de como encararmos o mundo, seja individualmente ou como igreja.

1.2. Diversos acontecimentos
O sermão registrado em Lucas 21, como também em Mateus 24 e Marcos 13, é antecedido da afirmação de Jesus de que o templo seria destruído (Lc 21.6). O evangelho de Mateus registra mais dois aspectos na pergunta dos discípulos, além dos mencionados pelos outros evangelhos:
1) “Quando serão essas coisas?”; 2) “Que sinal haverá da tua vinda?” (Mt 24.3)- enquanto Marcos e Lucas registram: “Que sinal haverá quando isto estiver para acontecer?”; 3) “(conforme Mateus 24.3)- “E do fim do mundo?”. Assim, no corpo do sermão temos informações sobre a destruição do Templo em Jerusalém, período da Grande Tribulação e a segunda vinda de Jesus. É possível, também, deduzir que os discípulos entendiam (equivocadamente) que a destruição do Templo se daria por ocasião do retorno de Jesus e o final dos tempos.

O futuro sempre foi um fator de interesse, de preocupação e de averiguação por parte do homem em todos os tempos e em todos os lugares. Há no povo um crescente desejo e interesse de conhecer o que vai acontecer, desde o princípio do mundo. Seja um cristão, um ateu ou um pagão, o homem vive à procura de desvendar os futuros acontecimentos. Apesar deste crescente interesse, a escatologia bíblica ainda é vista, de maneira geral, como um tema complexo e desnecessário, que serve apenas para satisfazer a curiosidade das mentes mais aguçadas. Mas, o que muitos não sabem é que existe uma estreita relação entre a nossa compreensão escatológica e de como encararmos o mundo, seja individualmente ou como igreja.

1.3. Estudo comparativo
Muito contribui no estudo acerca dos últimos dias não nos determos apenas em um textos que trata do assunto, mas realizarmos um estudo comparativo, procurando conhecer o que outros textos abordam sobre o tema. Não significa que chegaremos a uma conclusão definitiva sobre cada evento, porém ampliará e facilitará a compreensão de tão vasto e enriquecedor assunto, tendo em vista que vamos encontrar aspectos em um texto que não são mencionados em outro. Por exemplo, vide: Daniel 9.24-27; os capítulos dos evangelhos acima citados; 1 Coríntios 15; 1
Tessalonicenses 4.13-18; 2 Tessalonicenses 2.1-12; Apocalipse; e tantos outros textos.

A escatologia é uma realidade que envolve tanto o presente como o futuro e, para entendê-la, devemos estudá-la com cuidado e apoio bíblico. A Bíblia é a revelação de Deus a humanidade. Inicialmente, Deus escolheu a semente de Abraão, ou seja, o povo de Israel, para revelar a sua vontade. Mas tarde, Deus ampliou o campo de sua revelação e formou um novo povo, a Igreja, constituída de judeus e gentios (Ef 2.11-19). A partir de então, a Igreja é o alvo da revelação Divina. O mundo pagão se fecha dentro de um fatalismo histórico, sem expectativas, sem futuro, mas a Bíblia é a principal fonte da revelação do futuro da igreja e da humanidade. O apostolo Pedro disse, acertadamente, que a Palavra de Deus não é de particular interpretação (2 Pe 1.20). Ela se coloca, portanto, como suprema corte onde são julgados os enunciados teológicos, proféticos e escatológicos. Qualquer outra fonte, declarações, especulações ou credos acerca dos fins os tempos serão aceitos desde que estejam em absoluta conformidade com a Bíblia Sagrada.

Mesmo considerando o exposto nos tópicos anteriores, é notório no sermão escatológico que o Senhor Jesus transmitiu advertências e garantias que são aplicáveis e essenciais aos Seus discípulos em todos as gerações, independentemente da interpretação detalhada de cada evento que seja adotada e de compreender plenamente os vários aspectos que envolvem esta doutrina.

Acerca de sua Segunda Vinda e do Fim dos tempos, em resposta a pergunta dos discípulos no Sermão Escatológico, Jesus faz aos discípulos algumas advertências no intuito deles não serem enganados e depois de elencar uma serie de sinais, traz uma garantia de que eles estariam protegidos. Os acontecimentos que estão para vir sobre o mundo é a verdade mais significativa de toda a profecia bíblica, independentemente, de qual escola ou linha de entendimento. Estudiosos da Bíblia sabem que a maior parte das predições escatológicas do Velho Testamento cumpriu-se com o advento de Jesus Cristo; sabem que elas continuam se cumprindo na atual história da Igreja; sabem ainda que um conjunto de preconizações, reforçado e ampliado por Cristo e seus apóstolos, está para se cumprir nestes últimos dias. O que aconteceu no apagar da era dispensacional de Israel, acontecerá no encerramento desta nova era, o período da Igreja, e com muito maior intensidade. Disto todos são cientes.

2.1. Não vos enganem.
Os três evangelhos registram que o Senhor inicia seu sermão escatológico com uma advertência: Mateus 24.4 (“Acautelai-vos”); Marcos 13.5 (“Olhai”) e Lucas 21.8 (“Vede”). Tais expressões no grego admitem algumas ideias: "considerar"; prestar atenção diante de algo"; "citado como forma de cautela, tomar cuidado com". Ao iniciar a resposta Jesus diz: "Não vos enganem". Trata-se de uma advertência bem presente nas Escrituras Sagradas. Afinal, uma das ações de Satanás é enganar. Ele procura fazer isto desde o princípio (2Co 11.3). Para tanto se utiliza de várias maneiras. É para refletir bastante sobre o fato de Jesus iniciar o sermão escatológico, não com a sequência dos eventos ou sinais, mas com uma advertência.

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos...” (MT 24.4). O significado de acautelai-vos é: “por de aviso, prevenir, precaver”. A primeira preocupação de Jesus foi orienta-los a terem cuidado para que não fossem enganados. Isto nos dá a entender que precisamos conhecer os sinais para ficarmos alertas e de sobreaviso para não sermos enganados! Isso também nos faz entender que a “Mentira” será uma marca característica dos fins dos tempos. A mentira poderá levar muitos a seguir falsos cristos (v.5) ou falsos profetas (v.11).

2.2. Não vos assusteis
A segunda advertência destacada na presente lição está em Lucas 21.9: “Não vos assusteis”. Já Marcos usa o termo “não vos perturbeis” (Mc 13.7) Na língua grega encontramos significativas expressões: "terrificar, aterrorizar" ou a ideia de "tumulto". São termos que indicam descontrole, medo paralisante, mente tumultuada pelos acontecimentos ao ponto de a pessoa perder a capacidade de pensar, refletir, mantenha-se sóbrio. Como esta advertência é essencial para os dias de hoje! Estudar sobre o sermão escatológico ou o Apocalipse não é para resultar em pavor ou deixar a mente tumultuada, mas despertar-nos para a verdade de que breve Jesus voltara e que o Seu povo está guardado nele. (Sl 46; Jo 14.1-3; 2Pe 3.13-14).

“E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo”. Na segunda advertência do sermão escatológico Lucas registra: (Lc 21.9). “Não vos assusteis”. Não importa quanta maldade e confusão existam na Terra, temos a garantia, por meio de nossa fidelidade diária em Jesus Cristo, de ter a “paz de Deus, que excede todo o entendimento”. E quando Cristo vier em todo poder e glória, o mal, a rebelião e a injustiça vão acabar. Há muito tempo, o apóstolo Paulo profetizou a respeito de nossos dias, dizendo ao jovem Timóteo: “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, (…) mais amantes dos deleites do que amantes de Deus”.

2.3. Não perecerá
Num contexto de falsidade, guerras, manifestações da natureza, perseguição, traição e ódio, o Senhor Jesus acrescenta: “Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça” (Lc 21.18). A segurança do discípulo de Cristo está em permanecer no próprio Cristo. Ele é a nossa rocha, nossa força e nosso refúgio (Sl 62.1-2; 91.2; Rm 8.35-39). Não apenas advertências, mas Jesus também revela garantia e proteção. Ele não tem apenas o controle da história, mas também da vida de cada membro do Seu Corpo. É evidente que não podemos considerar este texto estritamente no aspecto físico, pois muitos morreram pela fé (Hb 11.36-40; Ap 2.13) Mas é a garantia de que o Senhor está conosco, mesmo no vale da sombra da morte (Sl 23.4).

“Mas não perecera um único cabelo da vossa cabeça” (Lc 21.18). O contexto mostra que esta declaração não significa necessariamente que os discípulos de Cristo escaparão a todo tipo de dano físico (Lc 2.4). Segundo Mathew Henri, esse texto pode se referir a preservação da vida dos cristãos que estavam entre os judeus, quando foram destruídos pelos romanos. Historiadores nos dizem que nenhum cristão pereceu naquela desolação. Seja como for, a segurança dos discípulos de Cristo estar em permanecer no próprio Cristo. Ele é a nossa rocha e nossa fortaleza.

3. ATITUDES EXIGIDAS DOS DISCÍPULOS
Neste último tópico abordaremos acerca das atitudes exigidas pelo Senhor por parte daqueles que dizem serem Seus discípulos. Somente algumas serão indicadas, pois o espaço não permite ampliar tanto. Contudo, que as relacionadas abaixo despertem-nos para as muitas outras encontradas na Bíblia. Afinal, “convém-nos atentar” (Hb 2.1).

Certa vez ao ensinar acerca de sua vinda (Mt 24.45-51), Jesus contou uma parábola sore um servo fiel e prudente e um mau servo. Quem é o mau servo. Jesus mostra que é aquele que diz: “O meu Senhor tarde virar” (Mt 24.48). Então esse passa a viver de modo negligente, desatento, maltratando seu conservo e completamente alheio a volta de seu Senhor. Muitos, infelizmente, estão vivendo como o mau servo da parábola. Porém, a este, diz o Senhor: “Vira o Senhor daquele servo num dia em que não espera e a hora em que não sabe, e separá-lo-á, e destinara a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mt 24.50). Nestes tempos de sinais evidentes da proximidade da vinda de Jesus, há muitos que estão brincando de ser discípulos, ignorando a iminente vinda do Senhor e agindo como maus servos. Devemos seguir o exemplo do servo fiel e prudente e jamais negligenciar a obra do Senhor.

3.1. Olhai pra cima
Disse Jesus: “(...) olhai para cima (...) porque a vossa redenção está próxima”, (Lc 21.28). Quantos atrativos têm surgido nesta terra no presente século. Evidente que o discípulo de Cristo não está impedido de admirar e desfrutar de muitos destes atrativos. A questão problemática e perigosa é quando a pessoa fica tão distraída e focada nos atrativos que não prioriza o Reino de Deus e já não vive na expectativa da volta do Senhor. Afinal, se nascemos de novo, então somos participantes da natureza divina (2Pe 1.3-4), logo procuramos e nos interessamos em buscar as "coisas que são de cima" e pensar "nas coisas que são de cima" (Cl 3.1-2).

“Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima” (Lc 21.28). Os sinais que precedem esse evento são evidentes e Deus tem alertado seu povo para a sua segunda Vinda que será a maior vitória para os crentes, pois se trata da plenitude da salvação, quando esta se completa.

3.2. Olhai por vós
“Olhai por vós” (Lc 21.34), ou seja, preste atenção, atente. Na NTLH encontramos a expressão: “Fiquem alertas”. E aí, o texto menciona o coração. Na Bíblia, é considerado várias vezes como o centro da vida, a sede dos sentimentos e impulsos do ser humano. Por isso a recomendação em Provérbios 4.23: "guarda o teu coração". É necessário um constante autoexame, sempre acompanhado de oração, Palavra de Deus e o Espírito Santo (Sl 119.11,105; 139.23-24; 2Co 13.5). Além de atitudes de mudança no decorrer da caminhada cristã, sempre quando percebemos a presença de pecados e embaraços (Hb 12.1-2).

“Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço” (Lc 21.34). Quando Jesus deu aos discípulos a advertência quanto aos problemas desta vida e o que eles deveriam fazer, não houve rejeição daquelas palavras nem desconfiança. Eles aceitaram e com isso salvaram suas vidas. Esta lição se aplica em nossos dias. Queremos ser vitoriosos e estar ao lado daqueles que estarão com Jesus em Seu reino eterno? Precisamos fazer a nossa parte, pois Deus já providenciou tudo que era necessário para que tenhamos a vida eterna, mas Ele não vai forçar ninguém a estar no céu.

3.3. Vigiai e orai
“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando...” (Lc 21.36). Não apenas vigiar, nem somente orar. Assim deve ser o cuidado diário: vigilância e oração. Afinal, não sabemos quando virá o Senhor ou quando partiremos para a eternidade. Tais atitudes também exigem de nós um constante exercício espiritual. São vários os sentidos de “vigiai” no original grego; “manter-se acordado”; "vigilância espiritual"; é a vigilância e a expectativa em contraste com a falta de firmeza e a indiferença". Porém, acompanhada de oração. Pois o texto sagrado diz para nos fortalecermos "no Senhor e na força do seu poder" (Ef 6.10).

Jesus falou muito claramente que o dia e a hora de seu retorno são desconhecidos. Ensinou por muitas vezes sobre a importância da oração e a necessidade da vigilância. Então seria natural que em alguma ocasião o Senhor Jesus combinasse os verbos “vigiar” e “orar” na mesma expressão ao dizer “vigiai e orai”. Por esse motivo Ele exige que seus seguidores estejam sempre preparados. Então nesse contexto Ele alertou: “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo” (Mc 13.33). Esta é a atitude que Jesus espera de cada cristão com relação à sua vinda. O crente deve vigiar e orar para que não venha ceder às debilidades de sua carne e possa estar sempre preparado para o grande dia da volta do Senhor Jesus.



CONCLUSÃO
O fim dessa era ocorrerá com a volta pessoal, pública e em glória do Senhor Jesus. Antes, porém, ocorrerá o arrebatamento da Igreja, que a livrará dos juízos terríveis que virão. Por isso, precisamos nos manter: sóbrios em tudo, vigilantes e orando em todo o tempo por nós mesmos e por todos!

O começo do fim desta era ocorrera com o arrebatamento e a volta de Jesus, por isso, devemos nos manter sempre alerta e vigilantes!



QUESTIONÁRIO
1. Assim como Mateus e Marcos, quem também registra o sermão escatológico de Jesus ?
R: Lucas (Lc 12.34-59; 17.20-37; 21.5-36).




2. Como os três evangelhos registram que o Senhor inicia seus sermão escatológico ?
R: Com uma advertência (Mt 24.4; Mc 13.5; Lc 21.8).




3. Quem é a nossa rocha, nossa força e nosso refúgio ?
R: Cristo (Sl 62.1-2; 91.2).




4. Qual é a recomendação de Provérbios 4.23 ?
R: "Guarda o teu coração" (Provérbios 4.23).




5. O que nos diz Efésios 6.10 ?
R: Para nos fortalecermos "no Senhor e na força do seu poder" (Ef 6.10).





BÍBLIA ONLINE



Videos aulas, Com vários professores.
O endereço na descrição dos videos.






Slides:


















Fontes consultadas e seus créditos.
Videos aulas, Com vários professores-O endereço na descrição dos videos.
Fontes: www.revistaebd.com - Slides - imagens acima.
*COMENTÁRIOS ADICIONAIS-Pr Osmar Emidio de Sousa-www.ebd316.com.br
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIA DE ESTUDO. Mathew Henri. Editora Central Gospel. Rio de Janeiro: 2014.
Revista Betel Dominical: Jovens e Adultos. Lucas. Rio de Janeiro: Editora Betel – 3º Trimestre de 2019. Ano 29 n° 112. Lição 10 – Acerca do fim dos tempos.
Comentarista: Bispo Samuel Ferreira
Editora Betel.


Lições bíblicas Betel
Ano 2019


Adultos: Betel Dominical 3º Trimestre de 2019 - Tema: Lucas: Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o Filho do homem.



 Adultos: Betel Dominical 2º Trimestre de 2019
- Tema: Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão



 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


  Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos



 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel





► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".



Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário