Os resultados das escavações em Khirbet Qeiyafa - uma cidade fortificada a cerca de 30 km a sudoeste de Jerusalém - indicam que David, que derrotou Golias na Bíblia, governou um reino com uma grande organização política.
"Esta é uma prova inequívoca da existência de um reino, que soube estabelecer centros administrativos em pontos estratégicos", diz um comunicado dos arqueólogos Yossi Garfinkel, da Universidade Hebraica e Saar Ganor da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).
A IAA anunciou a descoberta após uma longa escavação de sete anos no local. A agência do governo e a Israel Nature and Parks Authority pararam o projecto de construção de um bairro vizinho, na esperança de tornar o local um parque nacional.
Garfinkel disse anteriormente que Khirbet Qeiyafa poderia ser o local de Saaraim, uma cidade bíblica associada ao Rei David na Bíblia. Saraim significa "duas portas" e dois portões foram encontrados nas ruínas da fortaleza. Outros pesquisadores, por sua vez, alegaram este local pode ser Neta'im, outra cidade mencionada no livro 1 do Velho Testatmento.
Análise de radiocarbono prévio sobre caroços de azeitona queimados no local datam entre 1020 AC e 980 AC, antes de ser violentamente destruída, provavelmente numa batalha contra os filisteus. Grande parte do palácio foi posteriormente destruído 1.400 anos mais tarde, quando uma fazenda bizantina foi construída no local.
No interior do complexo, os arqueólogos descobriram fragmentos de cerâmica e vasos de alabastro, alguns deles importados do Egipto. Os pesquisadores dizem que o prédio foi estrategicamente localizado na vista sobre a cidade e no Vale de Elah.
Os escavadores também encontraram um edifício com colunas medindo cerca de 50 pés por 20 pés (15 m por 6 m), que provavelmente foi usada como um depósito administrativo.
Veja mais em : Segredos da Arqueologia Bíblica o maior acervo sobre arqueologia bíblica do Brasil
Fonte: Segredos da Arqueologia Bíblica
Mais noticias
► Arqueologia Bíblica
► É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos
Mais noticias
► Arqueologia Bíblica
► É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário