Neemias 1:4
O livro de Neemias fala muito aos nossos corações, pois conta a história de um homem de Deus que se colocou a disposição para ser canal de benção para sua nação.
Tudo começa com uma noticia dada por seus irmãos:
Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
Neemias 1:2-3
Os irmão de Neemias lhe dão uma noticia sobre Jerusalém, e trouxe muita tristeza para Neemias. Jerusalém a cidade santa estava numa situação muito difícil, a cidade estava com os seus muros fendidos ( cheios de brechas, rachaduras e em muitas partes totalmente destruído ) e as suas portas queimadas a fogo.
Já haviam se passado muitos anos desde que o povo voltou do cativeiro, por volta de 80 à 90 anos, o Templo já havia sido reconstruído, podemos acompanhar esta história nos Livros do Profeta Ageu e Esdras, que conta como Josué e Zorobabel com a ajuda dos Profetas Ageu e Zacarias conquistaram esta grande vitória para o povo de Israel.
Mas apesar de tanto tempo, os muros que representavam segurança e proteção ainda estavam destruídos, e sabemos que todas as vezes que os judeus se levantavam para trazer algum beneficio para a cidade de jerusalém se levantavam inimigos para impedir a obra. E não havia ninguém em Jerusalém disposto a reconstruir os muros, tarefa que aos olhos humanos parecia impossível.
Meditando na Palavra de Deus aprendemos porque o Senhor escolheu Neemias, um homem que estava distante de Jerusalém, mas que tinha um coração quebrantado, um homem que orava e buscava ao Senhor.
A maioria das pessoas quando sabem de alguma noticia ruim ficam preocupadas, tentam fazer alguma coisa, algum tipo de ajuda, o que é muito bom. Mas Neemias diferente dos demais, diferente dos seus irmãos que lhes trouxeram a noticia quebrantou o seu coração na presença de Deus:
E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
Neemias 1:4
Diz a Palavra que Neemias assentou-se e chorou, diferente de estar preocupado Neemias quebrantou o seu coração, chorou pelo seu povo, ele ficou angustiado com aquela situação e foi correr aos pés do Senhor.
Neemias lamentou por alguns dias, não foi algo passageiro, momentâneo, mas durou dias, ele realmente estava muito triste com o sofrimento da cidade de Jerusalém, ele não conseguia parar de pensar na cidade santa, o seu coração estava muito contrito e quebrantado.
E por fim ele estava jejuando e orando, por um período de 4 meses Neemias esteve buscando ao Senhor, buscando o perdão, buscando resposta, buscando uma direção.
Hoje ouvimos falar muito de avivamento, de renovo, unção de Deus, mas na maioria dos casos é algo passageiro, é como se fosse fogos de artifícios, é só barulho e passa rápido, porque?
Porque precisamos de homens e mulheres que tenham a atitude de Neemias, servos de Deus que choram, que rasgam o seu coração na presença de Deus, que se colocam na brecha, que jejuam e oram, somente assim o avivamento será permanente. Quanto tempo faz que você chorou na presença de Deus? Se prostrou reconhecendo seus pecados? Os pecados da sua família, imagina o que aconteceria se toda a igreja se rendesse aos pés do Senhor chorando, se lamentando, jejuando e orando! Vejamos o que diz a Palavra:
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. SALMO 51:17
Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. ISAÍAS 57:15
Quando nos quebrantamos na presença de Deus, reconhecemos nossa total dependência Dele, reconhecemos as nossas fraquezas e pecados e suplicamos o perdão, quando fazemos isto o Senhor nos vivifica, precisamos buscar mais ao Senhor, se fizermos assim iremos beber direto da fonte de agua viva que é Jesus.
O Senhor precisa de pessoas quebrantadas, pessoas que se rendem, que se prostram, que choram, que buscam sua presença, que se humilha, pessoas que se colocam a Sua disposição para serem usadas, que não reclamam, que não ficam arrumando desculpas ou pretexto para não fazer a obra. Deus teve que buscar um homem que estava distante de Jerusalém, porque em Jerusalém não havia ninguém disposto a pagar o preço aos pés do Senhor.
Vejamos que oração tremenda de Neemias:
E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;
Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.
De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.
Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos.
E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão.
Neemias 1:5-10
Neemias começa a oração reconhecendo a grandeza de Deus, e reconhece que Deus é bom, e que Ele é fiel para quem guarda os mandamentos. Neemias se humilha na presença do Senhor pedindo perdão pelos pecados do povo, e também pelos seus pecados e pelos pecados da sua família, e reconhece que aquela situação de tristeza e de miséria foi predito por Moisés, estava escrito na Palavra de Deus, que se eles pecassem o Senhor os espalharia entre as nações.
Mas Neemias também sabia que se houvesse uma conversão sincera, o Senhor os restauraria mesmo que eles estivessem nas extremidades do céu, Deus os traria de volta, os resgataria com grande força e poder.
Hoje temos o Sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado, mas isso não nos da o direito de ficar no pecado, mesmo porque aquele que esta em Cristo Jesus é nova criatura, há uma transformação, há uma conversão, e quando pecamos temos que correr aos pés do Senhor e nos arrepender.
Deus escolheu o homem certo que estava no lugar certo, Neemias era copeiro do Rei, e era responsável pela escolha do vinho da comida do Rei e deveria se certificar que estava tudo em ordem, que não havia nada envenenado, Neemias deveria servir ao Rei e ainda ser uma companhia a altura do Rei, um conselheiro, um amigo.
Como lemos na Palavra Neemias já estava a algum tempo ( por volta de 4 meses ) orando e buscando a Deus em prol do seu povo, e num determinado dia ele estava muito triste:
Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.
E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
Neemias 2:1-3
Neste dia o Rei percebeu que Neemias estava triste, que havia algo errado com ele, mas por ser um ótimo funcionário ele tinha crédito com o Rei, mesmo temendo Neemias declara ao Rei o motivo da sua tristeza, ele estava triste por causa do seu povo.
E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,
E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.
Neemias 2:4-6
Deus tocou no coração do Rei para ajudar Neemias, o interessante é que Neemias orou, e foi ali na hora, instantaneamente, ele não disse deixa-me jejuar 3 dias, ou deixe-me ir para o meu quarto dobrar os joelhos, Neemias tinha crédito com Deus, tinha crédito com o Rei, porque a sua vitória já tinha sido conquistada na oração, no jejum, no seu quebrantamento diante do Senhor, e a vitória foi garantida aos pés do Senhor.
O Rei permitiu que Neemias fosse para Jerusalém ajudar o seu povo, ele recebeu cartas para que tivesse passagem livre até Jerusalém, ganhou também Madeiras para ajudar na restauração, e também lhe foi dado um exercito.
Queridos quando buscamos ao Senhor, recebemos a autoridade para avançarmos rumo ao nosso objetivo, e o Senhor provê o necessário e também coloca seu exercito para estar conosco guerreando nossas guerras, pelejando nas nossas batalhas. Quando quebrantamos o nosso coração na presença do Senhor, Ele nos revela a sua vontade e guia os nossos passos, LEMBRE-SE!!! As nossas maiores batalhas são ganhas através da oração.
Jesus te ama
Fonte:: Proclamando a Palavra de Deus
Tudo começa com uma noticia dada por seus irmãos:
Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
Neemias 1:2-3
Os irmão de Neemias lhe dão uma noticia sobre Jerusalém, e trouxe muita tristeza para Neemias. Jerusalém a cidade santa estava numa situação muito difícil, a cidade estava com os seus muros fendidos ( cheios de brechas, rachaduras e em muitas partes totalmente destruído ) e as suas portas queimadas a fogo.
Já haviam se passado muitos anos desde que o povo voltou do cativeiro, por volta de 80 à 90 anos, o Templo já havia sido reconstruído, podemos acompanhar esta história nos Livros do Profeta Ageu e Esdras, que conta como Josué e Zorobabel com a ajuda dos Profetas Ageu e Zacarias conquistaram esta grande vitória para o povo de Israel.
Mas apesar de tanto tempo, os muros que representavam segurança e proteção ainda estavam destruídos, e sabemos que todas as vezes que os judeus se levantavam para trazer algum beneficio para a cidade de jerusalém se levantavam inimigos para impedir a obra. E não havia ninguém em Jerusalém disposto a reconstruir os muros, tarefa que aos olhos humanos parecia impossível.
Meditando na Palavra de Deus aprendemos porque o Senhor escolheu Neemias, um homem que estava distante de Jerusalém, mas que tinha um coração quebrantado, um homem que orava e buscava ao Senhor.
A maioria das pessoas quando sabem de alguma noticia ruim ficam preocupadas, tentam fazer alguma coisa, algum tipo de ajuda, o que é muito bom. Mas Neemias diferente dos demais, diferente dos seus irmãos que lhes trouxeram a noticia quebrantou o seu coração na presença de Deus:
E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
Neemias 1:4
Diz a Palavra que Neemias assentou-se e chorou, diferente de estar preocupado Neemias quebrantou o seu coração, chorou pelo seu povo, ele ficou angustiado com aquela situação e foi correr aos pés do Senhor.
Neemias lamentou por alguns dias, não foi algo passageiro, momentâneo, mas durou dias, ele realmente estava muito triste com o sofrimento da cidade de Jerusalém, ele não conseguia parar de pensar na cidade santa, o seu coração estava muito contrito e quebrantado.
E por fim ele estava jejuando e orando, por um período de 4 meses Neemias esteve buscando ao Senhor, buscando o perdão, buscando resposta, buscando uma direção.
Hoje ouvimos falar muito de avivamento, de renovo, unção de Deus, mas na maioria dos casos é algo passageiro, é como se fosse fogos de artifícios, é só barulho e passa rápido, porque?
Porque precisamos de homens e mulheres que tenham a atitude de Neemias, servos de Deus que choram, que rasgam o seu coração na presença de Deus, que se colocam na brecha, que jejuam e oram, somente assim o avivamento será permanente. Quanto tempo faz que você chorou na presença de Deus? Se prostrou reconhecendo seus pecados? Os pecados da sua família, imagina o que aconteceria se toda a igreja se rendesse aos pés do Senhor chorando, se lamentando, jejuando e orando! Vejamos o que diz a Palavra:
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. SALMO 51:17
Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. ISAÍAS 57:15
Quando nos quebrantamos na presença de Deus, reconhecemos nossa total dependência Dele, reconhecemos as nossas fraquezas e pecados e suplicamos o perdão, quando fazemos isto o Senhor nos vivifica, precisamos buscar mais ao Senhor, se fizermos assim iremos beber direto da fonte de agua viva que é Jesus.
O Senhor precisa de pessoas quebrantadas, pessoas que se rendem, que se prostram, que choram, que buscam sua presença, que se humilha, pessoas que se colocam a Sua disposição para serem usadas, que não reclamam, que não ficam arrumando desculpas ou pretexto para não fazer a obra. Deus teve que buscar um homem que estava distante de Jerusalém, porque em Jerusalém não havia ninguém disposto a pagar o preço aos pés do Senhor.
Vejamos que oração tremenda de Neemias:
E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;
Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.
De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.
Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos.
E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão.
Neemias 1:5-10
Neemias começa a oração reconhecendo a grandeza de Deus, e reconhece que Deus é bom, e que Ele é fiel para quem guarda os mandamentos. Neemias se humilha na presença do Senhor pedindo perdão pelos pecados do povo, e também pelos seus pecados e pelos pecados da sua família, e reconhece que aquela situação de tristeza e de miséria foi predito por Moisés, estava escrito na Palavra de Deus, que se eles pecassem o Senhor os espalharia entre as nações.
Mas Neemias também sabia que se houvesse uma conversão sincera, o Senhor os restauraria mesmo que eles estivessem nas extremidades do céu, Deus os traria de volta, os resgataria com grande força e poder.
Hoje temos o Sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado, mas isso não nos da o direito de ficar no pecado, mesmo porque aquele que esta em Cristo Jesus é nova criatura, há uma transformação, há uma conversão, e quando pecamos temos que correr aos pés do Senhor e nos arrepender.
Deus escolheu o homem certo que estava no lugar certo, Neemias era copeiro do Rei, e era responsável pela escolha do vinho da comida do Rei e deveria se certificar que estava tudo em ordem, que não havia nada envenenado, Neemias deveria servir ao Rei e ainda ser uma companhia a altura do Rei, um conselheiro, um amigo.
Como lemos na Palavra Neemias já estava a algum tempo ( por volta de 4 meses ) orando e buscando a Deus em prol do seu povo, e num determinado dia ele estava muito triste:
Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.
E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
Neemias 2:1-3
Neste dia o Rei percebeu que Neemias estava triste, que havia algo errado com ele, mas por ser um ótimo funcionário ele tinha crédito com o Rei, mesmo temendo Neemias declara ao Rei o motivo da sua tristeza, ele estava triste por causa do seu povo.
E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,
E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.
Neemias 2:4-6
Deus tocou no coração do Rei para ajudar Neemias, o interessante é que Neemias orou, e foi ali na hora, instantaneamente, ele não disse deixa-me jejuar 3 dias, ou deixe-me ir para o meu quarto dobrar os joelhos, Neemias tinha crédito com Deus, tinha crédito com o Rei, porque a sua vitória já tinha sido conquistada na oração, no jejum, no seu quebrantamento diante do Senhor, e a vitória foi garantida aos pés do Senhor.
O Rei permitiu que Neemias fosse para Jerusalém ajudar o seu povo, ele recebeu cartas para que tivesse passagem livre até Jerusalém, ganhou também Madeiras para ajudar na restauração, e também lhe foi dado um exercito.
Queridos quando buscamos ao Senhor, recebemos a autoridade para avançarmos rumo ao nosso objetivo, e o Senhor provê o necessário e também coloca seu exercito para estar conosco guerreando nossas guerras, pelejando nas nossas batalhas. Quando quebrantamos o nosso coração na presença do Senhor, Ele nos revela a sua vontade e guia os nossos passos, LEMBRE-SE!!! As nossas maiores batalhas são ganhas através da oração.
Jesus te ama
Fonte:: Proclamando a Palavra de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário