Os Estados Unidos não vão se ater à solução de dois estados do conflito entre Israel e Palestina, se o plano não der certo, anunciou a Casa Branca na terça-feira.
"Uma solução de dois Estados que não traga a paz é um objetivo que ninguém busca alcançar. A paz é o objetivo, seja sob a forma de uma solução de dois Estados — se for o que as partes querem —, seja outra coisa — se as partes quiserem", declarou um alto funcionário da Casa Branca que pediu para não ser identificado.
A declaração vem a público às vésperas da visita do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu à Donald Trump. O conceito de uma solução de dois Estados para o conflito em curso entre israelenses e palestinos estipula a criação de "dois estados para dois grupos de pessoas". A maioria da comunidade internacional concorda há décaas que esta é a única forma realista de pôr fim ao conflito.
A fronteira entre os dois estados ainda está sujeita a disputa e negociação, com a liderança palestina e árabe insistindo nas "fronteiras de 1967", o que não é aceitável para Israel.
A expansão de assentamentos de Israel nos territórios palestinos dificulta a realização do plano, algo que já foi duramente criticado pelo Conselho de Segurança da ONU.
Reação na ONU
A declaração ecoou nas Nações Unidas. Falando à Sputnik, o vice-porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Farhan Haq disse que a organização permanecia comprometida e apoiando a solução de dois Estados no caso do conflito israelo-palestino.
"Você está ciente do nosso apoio para a solução de dois estados", disse Haq em resposta à reportagem da Sputnik. "Não vou falar nada além disse", completou.
Fonte: Sputnik
https://br.sputniknews.com/americas/201702157679356-trump-israel-palestina-conflito/
Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário