3 de outubro de 2016

Noticia: População da Colômbia diz ‘não’ a acordo de paz com as Farc

Contrariando pesquisas, ‘não’ teve vitória apertada em plebiscito

Por uma pequena margem de votos, a população da Colômbia rejeitou em um referendo neste domingo (2) o acordo de paz do governo do país com os guerrilheiros das Farc, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

O “não” ao pacto teve 50,2% dos votos, contra 49,8%% do “sim” – uma diferença final de pouco mais de 60 mil votos. O referendo teve baixo comparecimento, com apenas cerca de 40% dos eleitores aptos indo às urnas.

O inesperado resultado – pesquisas indicavam vitória tranquila do “sim” – derrota o acordo firmado na semana passada, no dia 23 de setembro, depois de quatro anos de conversas, entre o presidente Juan Manual Santos e o líder guerrilheiro Rodrigo Londoño Echeverri, o Timochenko, que buscava encerrar um conflito que já dura há 52 anos e deixou mais de 220 mil mortos.

Em setembro, o acordo de paz foi assinado, depois de quase quatro anos de negociação

O “não” à proposta deixa as negociações entre a Colômbia e as Farc em situação incerta: confiante na vitória, Santos havia dito que não existia “plano B” para o acordo.

A campanha pelo “não” teve o apoio do ex-presidente Alvaro Uribe e criticava a anistia aos guerrilheiros das Farc:

“Os americanos não dariam impunidade a Osama bin Laden, nem os franceses teriam dado impunidade ao Estado Islâmico. Por que os colombianos têm que dar impunidade total aos terroristas que atingiram tanto a Colômbia como Bin Laden atingiu os Estados Unidos?”, disse Uribe em um protesto antes do referendo.
Fonte: Veja


AQUI MAIS<< Notícias. Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário