"..., e terremotos, em vários lugares." Mateus 24:7
Um terremoto de 6 graus na escala Richter foi sentido neste sábado a 54 quilômetros ao nordeste da cidade de Nueva Cajamarca, na região amazônica peruana de San Martín, sem que até o momento exista um relatório oficial de danos pessoais ou materiais.
O primeiro relatório do Instituto Geofísico do Peru (IGP) afirmou que o movimento telúrico foi sentido às 5h08 local (7h08, em Brasília), com uma profundidade de 146 quilômetros e uma magnitude de quatro a cinco graus em Nueva Cajamarca.
Embora o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) ainda não ofereça informação sobre o terremoto, habitantes de Nueva Cajamarca, um distrito da província de Rioja que tem cerca 45 mil habitantes, publicaram mensagens na página no Facebook do IGP para indicar que em sua cidade não há danos pessoais e nem materiais.
Outros assinalaram que em cidades vizinhas, como Juanjuí e Moyobamba, o tremor foi sentido com muita intensidade, mas também não causou danos, mas sim deixou a população em alerta.
De acordo com as mensagens na mesma página do IGP, o terremoto também afetou as regiões nortistas de Cajamarca, Piura, Lambayeque e La Liberdad, e inclusive na cidade equatoriana de Loja.
A informação do IGP coincidiu com a informação em um primeiro momento do Serviço Sismológico Americano (USCG, por sua sigla em inglês), que situou o movimento telúrico cerca de 51 quilômetros ao norte da cidade de Moyobamba.
Em agosto, um terremoto de 5,3 graus na escala Richter deixou 4 mortos, 67 feridos e 6 mil afetados na região sulina de Arequipa.
O Peru está situado no denominado Cinturão de Fogo do Pacífico, uma zona onde é registrada aproximadamente 85% da atividade sísmica mundial.
Fonte: EFE.
Leia também: Notícias. Com
Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilhar
Nenhum comentário:
Postar um comentário