2 de junho de 2016

Noticia: Somália regista forte alta em casos de diarreia aguda

“...e pestes...” Mateus 24:7
Nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 7 mil casos foram relatados no sul e centro do país; número é maior do que o total registado em 2015; dados são do Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha.

O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, alertou para um "aumento acentuado" no número de casos de diarreia aguda no centro e sul da Somália nos primeiros quatro meses de 2016.

Segundo o Ocha, no período houve mais de 7 mil casos registados, em comparação a cerca de 5,2 mil em todo o ano passado.

Crianças Pequenas

Crianças com menos de cinco anos representam mais das metade das pessoas afetadas e 40% das mortes.

O Ocha alerta ser provável que mais casos não tenham sido registados já que muitas áreas são inacessíveis a parceiros humanitários e muitas pessoas não têm os recursos para viajar para buscar tratamento.

Fundo de Emergência

O Fundo Central de Resposta de Emergência da ONU, Cerf, fornecerá US$ 2 milhões para fortalecer atividades em áreas como água, higiene e saúde para conter o surto.

Projeções de 15 mil casos graves e 60 mil moderados nos próximou meses levaram a planos para aumentar de forma rápida e significativa a resposta.

Higiene

Até o momento, mais de 17 mil kits de higiene foram distribuídos às áreas afetadas e 50 mil foram pré-posicionados.

Atividades de promoção de higiene estão em andamento, em colaboração com parceiros do setor de educação. Na capital Mogadíscio, cinco tendas de tratamento para a cólera, oito kits para diarreia e soro para cerca de 800 casos graves e 12 mil moderados estão prontos para serem distribuídos em outras áreas afetadas quando for permitido o acesso.
Fonte: Rádio ONU.


Leia também: Notícias.Com
Deixe o seu comentário
Compartilhar
Whatsapp
Tweet

Nenhum comentário:

Postar um comentário