CliqueAqui EBD
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Dons espirituais e o Fruto do Espírito
Lição 06: O dom de operar maravilhas
Professoras e professores, observem estas orientações:
Lição 06: O dom de operar maravilhas
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O dom de operar maravilhas.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Dom de Operação de Maravilhas”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Dom de Operação de Maravilhas
Objetivos:
Compreender a razão do dom de maravilhas, como ato sobrenatural de Deus.
Refletir sobre o dom de maravilhas para o atendimento as necessidades humanas e para a glória de Deus.
Entender que o homem é um canal de Deus para operar maravilhas e não para autopromoção de glória e poder humanos.
Material:
Palavra digitada: Milagres
Expressão digitada: Operação de Maravilhas
Nomes de milagres com referência digitados(ver no procedimento)
Placa com o nome CUIDADO!
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo a palavra “milagres” e a expressão “operação de maravilhas”.
- Conversem com os alunos sobre o que seria “milagre” e “operação de maravilhas”.
- Depois, falem: A Bíblia menciona muitos milagres. No Antigo Testamento há registro deles, vejamos alguns.
- Nesse momento, entreguem para os alunos os papéis contendo o registro de vários milagres.
- Peçam para que leiam para a turma:
O mar vermelho se abriu para o povo de Israel passar(Ex 14.21)
Machado flutuou(II Rs 6.6)
Maná do céu para alimentar o povo de Israel(Ex 16.15)
Transformação de água amarga em doce(Ex 15.25)
- Falem: No Novo Testamento também há muitos milagres.
- Nesse momento, entreguem para os alunos os papéis contendo o registro de vários milagres.
- Peçam para que leiam para a turma:
Jesus ressuscitou mortos(Jo 11.41 a 44)
Pedro andou sobre as águas(Mt 14.29)
Jesus alimentou com 07 pães e alguns peixes, uma multidão de 4 mil homens, fora mulheres e crianças(Mt 15. 34, 37 e 38)
Transformou água em vinho(Jo 2.7 a 11)
As portas das prisões eram abertas milagrosamente(At 16.25 e 26)
- Falem: Jesus na grande comissão falou que estes sinais seguiriam os que crerem(Mc 16.17). A igreja precisa crer que os sinais são também para os dias de hoje.
- Para continuar acontecendo esses milagres Deus deu a alguns o dom de operação de maravilhas.
“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”(I Coríntios 12:7).
“E a outro a operação de maravilhas...”(I Co 12.10).
- Agora, apresentem uma placa com o nome CUIDADO! Depois, falem sobre:
A razão do dom de maravilhas, como ato sobrenatural de Deus.
O dom de maravilhas para o atendimento das necessidades humanas e para a glória de Deus.
O homem é um canal de Deus para operar maravilhas e não para autopromoção de glória e poder humanos.
Sulamita Macedo.
Objetivos:
Compreender a razão do dom de maravilhas, como ato sobrenatural de Deus.
Refletir sobre o dom de maravilhas para o atendimento as necessidades humanas e para a glória de Deus.
Entender que o homem é um canal de Deus para operar maravilhas e não para autopromoção de glória e poder humanos.
Material:
Palavra digitada: Milagres
Expressão digitada: Operação de Maravilhas
Nomes de milagres com referência digitados(ver no procedimento)
Placa com o nome CUIDADO!
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo a palavra “milagres” e a expressão “operação de maravilhas”.
- Conversem com os alunos sobre o que seria “milagre” e “operação de maravilhas”.
- Depois, falem: A Bíblia menciona muitos milagres. No Antigo Testamento há registro deles, vejamos alguns.
- Nesse momento, entreguem para os alunos os papéis contendo o registro de vários milagres.
- Peçam para que leiam para a turma:
O mar vermelho se abriu para o povo de Israel passar(Ex 14.21)
Machado flutuou(II Rs 6.6)
Maná do céu para alimentar o povo de Israel(Ex 16.15)
Transformação de água amarga em doce(Ex 15.25)
- Falem: No Novo Testamento também há muitos milagres.
- Nesse momento, entreguem para os alunos os papéis contendo o registro de vários milagres.
- Peçam para que leiam para a turma:
Jesus ressuscitou mortos(Jo 11.41 a 44)
Pedro andou sobre as águas(Mt 14.29)
Jesus alimentou com 07 pães e alguns peixes, uma multidão de 4 mil homens, fora mulheres e crianças(Mt 15. 34, 37 e 38)
Transformou água em vinho(Jo 2.7 a 11)
As portas das prisões eram abertas milagrosamente(At 16.25 e 26)
- Falem: Jesus na grande comissão falou que estes sinais seguiriam os que crerem(Mc 16.17). A igreja precisa crer que os sinais são também para os dias de hoje.
- Para continuar acontecendo esses milagres Deus deu a alguns o dom de operação de maravilhas.
“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”(I Coríntios 12:7).
“E a outro a operação de maravilhas...”(I Co 12.10).
- Agora, apresentem uma placa com o nome CUIDADO! Depois, falem sobre:
A razão do dom de maravilhas, como ato sobrenatural de Deus.
O dom de maravilhas para o atendimento das necessidades humanas e para a glória de Deus.
O homem é um canal de Deus para operar maravilhas e não para autopromoção de glória e poder humanos.
Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário