10 de agosto de 2015

Notícia - Facebook poderá usar amigos de usuários para análise financeira

Patente do Facebook usa seus amigos para aprovar, ou rejeitar, empréstimos

O Facebook conseguiu uma patente neste mês de agosto, no mínimo, bizarra. A patente dá a credores o direito de investigar hábitos sociais de seus usuários para determinar se eles devem ou não aprovar crédito para os mesmos. E, dependendo de quem forem as companhias desses usuários na rede social, as chances de conseguir um empréstimo são mínimas.

Como funciona

Na patente, o credor verificaria a taxa de crédito disponível para seus amigos. A média dessas taxas precisaria atingir uma pontuação mínima para o crédito ser aprovado. Eis o que diz o documento:

“Quando uma pessoa fizer um pedido de empréstimo, o credor examina a taxa de crédito dos membros da rede social da pessoa que são conectados à pessoa através de nós autorizados. Se a taxa de crédito desses membros atingirem uma pontuação mínima de crédito, o credor continua o processo de pedido de empréstimo. Caso contrário, o pedido é rejeitado”.

É simplesmente sem sentido, pois o que o usuário tem a ver com o histórico de crédito dos seus amigos? E pior do que isso, o que eles têm a ver com o pedido de crédito de outro pessoa?

Claro, é bom lembrar que, no momento, essa é apenas uma patente, e não há garantia nenhuma de que o Facebook vá usar isso de alguma forma. Além disso, a patente também tem partes menos preocupantes, ligadas a melhorias em filtros de spam e conteúdo ofensivo e buscas melhoradas, então pode ser que algo de bom saia daí.
Fonte: Gizmodo/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário