29 de agosto de 2013

Estudo Bíblico - Psicanálise também pode ser uma ferramenta na ação transformadora de Deus.

Psicanálise no Cristianismo... É possível?
Quando refletimos sobre a participação da psicologia e da religião cristã no que tange à comparação dentre ambas sobre qual a mais eficiente em encontrar sutis deficiências no comportamento humano, honestamente, eu não diria que nem a psicologia é mais eficiente e nem a religião, porém, ambas são igualmente necessárias quando estão atuando lado a lado. Assim como o cristianismo se preocupa com o comportamento do indivíduo a partir de uma perspectiva teológica, as escolas da psicologia, como a Psicanálise, o Behaviorismo[1], a Abordagem Centrada na Pessoa[2], e a Logoterapia[3], também se preocupam enquanto teorias que investigam a psique contribuindo na compreensão de diversos problemas. Em especial destaco a Psicanálise para nossa reflexão. Dentre os vários problemas, cito os de cunho religioso a partir da menção à religião cristã. Muitos acreditam que suas dificuldades são aparentemente espirituais, mas, na verdade, se frustram quando percebem que não são resolvidos com uma simples oração. Obviamente que minha observação não tem a intenção de menosprezar a eficiência da fé e de sua capacidade de criar uma ponte entre o Mundo Subjetivo, isto é, aquilo que está em mim, como no caso de uma necessidade de cura, por exemplo, e o Mundo Objetivo, ou seja, aquilo que está fora de mim, neste caso, Deus e a manifestação do seu poder. Ainda em se tratando do aspecto religioso, outra coisa que atrapalha é o preconceito quanto à aceitação do diálogo entre a Bíblia e a Ciência. Sinceramente peço a Deus que o tipo de crença de que somente um conselho, uma palavra de fé, ou a aplicação de uma rígida disciplina são capazes de resolver conflitos criados por uma situação traumática e recalcada, seja repensada e o diálogo entre a teologia, a Bíblia e as ciências que estudam a psique, incluindo a Psicanálise, deixe de ser um tabu[4].


Constantemente percebemos um número cada vez maior de pessoas que precisam mais do que uma "simples oração" - como se a oração fosse o único mecanismo que move as mãos poderosas do Deus que age mesmo antes que houvesse pessoas para lhe suplicarem por um milagre[5]. O mesmo Deus que criou e trouxe à existência aquilo que não existia[6] também é responsável pela criação do homem que descobre e desenvolve a ciência a partir das potencialidades deixadas por Ele na natureza. Daí se deduz que não há contradição entre fé e ciência, pois, sendo Deus o responsável pela criação da realidade existente, que é o foco da investigação científica, tal compreensão nos conduz ao entendimento de que Deus é o responsável indireto pelo desenvolvimento da ciência.

Desse modo, há um respaldo teológico que apresenta a ciência, em questão, como ferramenta para a compreensão de inúmeros comportamentos que diferenciam uma pessoa da outra. Dentre estes vários exemplifico os Transtornos do Espectro Obsessivo Compulsivo (TOC). Além disso, a Psicanálise pode contribuir para a descoberta de algumas patologias de origem na psique.

Assim, se cada líder religioso cristão ponderasse sobre quão importante é a possibilidade de se fazer uma ligação entre a fé e a Psicanálise, experimentaria o êxtase de se impressionar por seus resultados. Então, respondendo à pergunta do título... Sim! É possível que haja um diálogo e uma participação da psicanálise no cristianismo. Não como um meio de substituir a Bíblia ou a Confissão de Fé denominacional característica de cada igreja local; antes, como uma tentativa de racionalização e compreensão dos fenômenos existenciais, cujo resultado será a percepção de que o ensino do Evangelho é verdadeiro. Ademais, quero deixar esta frase de Martinho Lutero como conclusiva desta breve confabulação virtual: "Uma [simples] mulher varrendo a sua casa é tão espiritual quanto um clérigo reunido em uma igreja." Isto significa que a ação de Deus não está restrita somente as instâncias do templo, antes, a Psicanálise também pode ser uma ferramenta na ação transformadora de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário