Vocês são como adúlteros [como cônjuges infiéis, apaixonados ilicitamente com o mundo e quebrando seus votos de casamento com Deus]! Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus”. (Tiago 4.4, AMP)
Em minha cozinha há janelas em cima da pia que são difíceis para eu alcançar. Quando quero abrir ou fechar essas janelas, tenho de me apoiar na pia e fazer um esforço tremendo, ou evito todo este trabalhão chamando meu marido, e pedindo para ele abrir ou fechar as janelas para mim. Ele é bem mais alto do que eu, e com seus braços longos fica bem mais fácil para ele fazer algo que para mim é um desafio frustrante.
É assim que somos com o Senhor. Nós nos esforçamos, lutamos e nos esgotamos tentando fazer algo que o Senhor poderia fazer por nós sem esforço algum – se apenas lhe pedíssemos. Mas sabe o que poderia insultar meu marido ainda mais do que recusar sua ajuda? Correr para o vizinho ao lado e lhe pedir para dar um pulinho em minha casa e abrir ou fechar minhas janelas para mim. É a este tipo de coisa que Tiago se referia no versículo acima, quando fala sobre sermos “como cônjuges infiéis”, que buscam a ajuda de outros ao invés de pedir a ajuda de nossos próprios maridos, que simbolizam o Senhor.
Eu vivia frustrada em minha vida e ministério, até que aprendi a parar de tentar a fazer tudo sozinha ou de levar a outros os meus problemas ao invés de correr para Deus.