26 de outubro de 2017

Subsidio: Lição 5 - A Obra Salvífica de Jesus Cristo: Adultos - Cpad

O termo salvífico significa “que salva”. Pela sua morte, Jesus Cristo pagou o preço de nossa salvação e nos reconciliou com Deus. Cristo é o cordeiro de Deus que veio a terra para morrer em nosso lugar e tirar o pecado do mundo (Jo 1.29). Sendo assim, podemos definir a expressão “Obra salvífica de Jesus” com sendo o “sua morte e ressurreição para redimir e reconciliar e o pecador com Deus”.

I- O CAMINHO DE NOSSA RECONCILIAÇÃO COM DEUS
1. A cruz de Cristo.
Sendo nós ímpios e Deus pura santidade, como poderíamos pensar até mesmo em nos aproximar dEle? No entanto, isto é possível, porque Ele não só escolheu o caminho como o preparou: a cruz de Cristo.
“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida (Rm 5.10).”

O Novo Testamento contém numerosas referências a "pecados" ou "pecadores" em conexão com a morte de Cristo. Eis algumas delas: "O qual por nossos pecados foi entregue" (Rm 4.25). "Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5.8). "Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras" (1 Co 15.3). "Cristo padeceu uma vez pelos pecados" (1 Pe 3.18).

2. O sacrifício de Jesus na cruz.
Jesus subiu ao Gólgota para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo (Hb 9.26). Logo após Jesus ter tomado os nossos pecados sobre si, Ele foi preso e condenado à morte. Como um Cordeiro mudo foi levado ao matadouro (Is 53.7), para que Ele, assim, abrisse a porta para a solução dos problemas do homem em relação ao pecado e à culpa do homem diante da lei de Deus. A condenação pairava sobre os homens — mas Jesus tomou sobre si a sentença deles. Jesus padeceu pelos pecados, o justo pelos injustos (1 Pe 3.18).
Embora inimigos de Deus, fomos reconciliados pela morte de seu Filho (Rm 5.10) e assim chegamos perto pelo sangue de Jesus (Ef 2.13). A parede de separação ruiu (Ef 2.14). Jesus o nosso Mediador (1 Tm 2.5) nos revestiu da sua justiça (Is 61.10; Ap 19.7,8; 2 Co 5.21) e assim temos paz com Deus (Rm 5.1) e agora temos entrada a esta graça (Rm 5.2).

II- JESUS PAGOU O PREÇO DA REDENÇÃO COM SUA PRÓPRIA VIDA
Em 1 Timóteo 2.6, Paulo se refere a Cristo como “o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.”

1. Definição.
Várias palavras gregas são traduzidas como redenção; uma delas éapolytrosis, que significa “redimir,” “resgatar,” ou “libertar.” Apolytrosis é utilizada dez vezes no Novo Testamento, uma vez para se referir à libertação física (Hb 11.35) e outras nove para se referir principalmente à libertação espiritual.
Outra palavra grega para se referir à redenção é lytron, que é utilizada duas vezes (Mt 20.28; Mc 10.45). Lytron significa “resgatar,” “redimir,” ou “comprar novamente,” e na sua aplicação espiritual ilustra os pecadores sendo redimidos (comprados) como se fossem escravos em um mercado de pecado.
Outra palavra, agoradzo, que deriva da palavra grega para mercado (agora), leva consigo o sentido de “comprar,” “adquirir,” ou “pagar um preço por” algo. Espiritualmente falando, agoradzo significa “redimir um escravo que está cativo no mercado do pecado,” “pagar o preço pela nossa salvação” (1Co 6.20; 7.23; 2Pe 2.1; Ap 14.3-4; Ap 5.9).

2. O valor do regate.
A Bíblia diz: “nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão ou dar a Deus o resgate dele, pois a redenção da sua alma é caríssima e os seus recursos se esgotariam antes” (SI 49.7,8).
Jesus, porém, pagou o resgate por nós (Mt 20.28), o "preço da redenção" (1 Tm 2.6). "Não foi com ouro nem com prata que fomos resgatados, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um Cordeiro imaculado e incontaminado" (1 Pe 1.18,19; Mt 26.28; Lc 24.47; Hb 9.22). Jesus comprou-nos por "um bom preço" (1 Co 6.20). Por causa da morte de Cristo, diante de qualquer exigência da Lei da Justiça divina com respeito a todos os que crerem em Jesus, Deus pode agora dizer: “... Livra-os... já achei resgate" (Jó 33.24).

3. A quem foi pago o preço do resgate?
Apesar de alguns estudiosos terem argumentado que o preço do resgate foi pago a Satanás, já que os pecadores são seus escravos. Entretanto, a maioria dos estudiosos ortodoxos rejeita esta posição, insistindo que o pagamento de Cristo pelo pecado foi feito a Deus, porque o pecado nos torna devedores diante Dele. Sem este pagamento, que não poderia ser feito por nós e que Cristo realizou em favor de toda a humanidade, nós jamais seriamos salvos.

Fonte: Reverberação: www.sub-ebd.blogspot.com



HINOS SUGERIDOS:

Harpa Cristã: 45


Harpa Cristã: 196


Harpa Cristã: 533 

PARA REFLETIR

A respeito da identidade do Espírito Santo, responda:
Como podemos afirmar que o sacrifício de Jesus foi completo?
Nenhum outro sacrifício, tanto o de animais no AT quanto o de seres humanos na história das nações pagãs, com vistas a alcançar a salvação do homem, teve o êxito de apagar os pecados do passado, do presente e do futuro. Somente o sacrifício de Cristo foi completo nesse sentido, a ponto de anular uma aliança antiga para inaugurar um novo tempo de relacionamento com Deus, estabelecendo uma aliança nova, superior e perfeita.


Que ideia foi desenvolvida na sociedade judaica do AT?
Na sociedade judaica do AT, desenvolveu-se uma ideia de mérito por intermédio do sistema de sacrifícios de animais. Bastava apresentar uma vítima inocente no Templo e a pessoa satisfazia a sua própria consciência.


Por que foi necessária a nossa reconciliação com Deus?
Essa reconciliação foi necessária porque o nosso relacionamento com o Altíssimo estava rompido, visto que o homem pecador não pode ter comunhão com o Deus santo.


Quando fomos vivificados por Deus?
Uma vez reconciliados com Deus, fomos vivificados por Ele quando estávamos mortos em ofensas e pecados, um estado espiritual de quem se encontra longe de Deus. Assim, o Espírito Santo operou em nós, produzindo vida espiritual como fonte transbordante, injetando em nós sede pela presença de Deus, fazendo-nos uma fonte de água viva, nos enviando para produzir muitos frutos no Reino de Deus e capacitando-nos para que todos conheçam a salvação em Cristo Jesus.


O que é redenção?
A redenção é o ato de remir, isto é, libertar, reabilitar, reparar e salvar algo ou alguém.

Pré - aula:














CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 72, p38. Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.



Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, professor, A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, Comentarista Cleiton Ivan Pommerening, 4º trimestre 2017.

Revista Adultos - 4º Trimestre de 2017 - Tema: A Obra da Salvação: Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida - Cpad

► Lição 5 - A Obra Salvífica de Jesus Cristo
► 
Dinâmica: Marcas da salvação: Lição 05
► Dois modelo de subsidios:
► 
Subsidio: Lição 5 - A Obra Salvífica de Jesus Cristo
► Subsidio: Lição 5 - A Obra Salvífica de Jesus Cristo
► Dois modelo de Slides: 
► 
Slides: Lição 5 - A Obra Salvífica de Jesus Cristo
► 
Slides: Lição 5 - A Obra Salvífica de Jesus Cristo
► 
Pré - aula: Lição 5 - A Obra Salvífica de Jesus Cristo



Clique nos links abaixo
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário