20 de outubro de 2017

Lição 04 - A Corajosa Luta de Jônatas: Primários - de 7 e 8 anos










Revista do aluno


Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



Vídeo aula
Endereço na descrição do vídeo:




 Momento do louvor 
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



Soldado Do Rei | DVD Crianças Diante do Trono | Crianças Diante do Trono




Cristina Mel Soldadinho





Soldadinho de Jesus - 3Palavrinhas



· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto é especial.

·
 Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.



· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante, colher a oferta de seus amiguinhos.

- Hora da oferta 
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Deus sempre esta conosco, não por que termos medo.


Memória em ação:


 BÍBLIA ONLINE

História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
 
1 Samuel 14. 1 - 23 
1 Sucedeu, pois, que um dia disse Jônatas, filho de Saul, ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está lá daquele lado. Porém não o fez saber a seu pai.

2 E estava Saul à extremidade de Gibeá, debaixo da romeira que havia em Migrom; e o povo que estava com ele era uns seiscentos homens.

3 E Aías, filho de Aitube, irmão de Icabode, o filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do Senhor em Siló, trazia o éfode; porém o povo não sabia que Jônatas tinha ido.

4 E entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava passar à guarnição dos filisteus, deste lado havia uma penha aguda, e do outro lado uma penha aguda; e era o nome de uma Bozez, e o nome da outra Sené.

5 Uma penha para o norte estava defronte de Micmás, e a outra para o sul, defronte de Gibeá.

6 Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.

7 Então o seu pajem de armas lhe disse: Faze tudo o que tens no coração; segue, eis-me aqui contigo, conforme o que quiseres.

8 Disse, pois, Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens, e nos revelaremos a eles.

9 Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos a vós; então ficaremos no nosso lugar, e não subiremos a eles.

10 Porém, se disserem: Subi a nós; então subiremos, pois o Senhor os tem entregado nas nossas mãos, e isto nos será por sinal.

11 Revelando-se eles à guarnição dos filisteus, disseram os filisteus: Eis que já os hebreus saíram das cavernas em que se tinham escondido.

12 E os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu pajem de armas, e disseram: Subi a nós, e nós vos ensinaremos uma lição. E disse Jônatas ao seu pajem de armas: Sobe atrás de mim, porque o Senhor os tem entregado na mão de Israel.

13 Então subiu Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajem de armas atrás dele; e os filisteus caíam diante de Jônatas, e o seu pajem de armas os matava atrás dele.

14 E sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu pajem de armas feriram uns vinte homens, em cerca de meia jeira de terra que uma junta de bois podia lavrar.

15 E houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo; também a mesma guarnição e os saqueadores tremeram, até a terra se estremeceu porquanto era tremor de Deus.

16 Olharam, pois, as sentinelas de Saul em Gibeá de Benjamim, e eis que a multidão se dissolvia, e fugia para cá e para lá.

17 Disse então Saul ao povo que estava com ele: Ora contai, e vede quem é que saiu dentre nós. E contaram, e eis que nem Jônatas nem o seu pajem de armas estavam ali.

18 Então Saul disse a Aías: Traze aqui a arca de Deus (porque naquele dia estava a arca de Deus com os filhos de Israel).

19 E sucedeu que, estando Saul ainda falando com o sacerdote, o alvoroço que havia no arraial dos filisteus ia crescendo muito, e se multiplicava, pelo que disse Saul ao sacerdote: Retira a tua mão.

20 Então Saul e todo o povo que havia com ele se reuniram, e foram à peleja; e eis que a espada de um era contra o outro, e houve mui grande tumulto.

21 Também com os filisteus havia hebreus, como dantes, que subiram com eles ao arraial em redor; e também estes se ajuntaram com os israelitas que estavam com Saul e Jônatas.

22 Ouvindo, pois, todos os homens de Israel que se esconderam pela montanha de Efraim que os filisteus fugiam, eles também os perseguiram de perto na peleja.

23 Assim livrou o Senhor a Israel naquele dia; e o arraial passou a Bete-Áven.



Atividade


Crescendo no conhecimento
Jônatas teria sido um grande rei de Israel, mas sua trajetória ao trono foi interrompida pelo pecado de seu pai, Saul, que fez o que era mau aos olhos do Senhor e por isso, Deus tomou o reino de suas mãos e o entregou a Davi, cujo coração era segundo o coração de Deus.
Como filho mais velho do belo rei Saul, Jônatas era o herdeiro natural da coroa, se a dinastia de Saul tivesse se consolidado em Israel. Mesmo sem assumir o reino na sucessão de seu pai, Jônatas foi um homem de grandes virtudes e toda a sua história pessoal demonstra isso.
Jônatas significa “o presente de Deus” e, efetivamente, ele fez jus ao significado de seu nome. Quando Saul assumiu o trono de Israel, Jônatas tinha trinta anos e logo se destacou à frente dos exércitos de seu pai. Ele foi um guerreiro valente, de grande força física e habilidade com o arco e a funda, uma espécie de estilingue.
Jônatas era um assessor próximo de seu pai e em várias batalhas, a contar da primeira, no segundo ano do reinado de Saul, Jônatas esteve à frente dos exércitos em função da lealdade que inspirava nas tropas, embora não fosse o comandante do exército de seu pai que era Abner, primo do rei Saul.
Certa vez Jônatas, levando apenas seu pajem de armas e sem que seu pai soubesse, foi até a guarnição dos filisteus e matou cerca de vinte homens. Jônatas os derrubava e o pajem, que vinha atrás dele com as armas, ia matando, um a um, ao fio da espada.
Jônatas ganhou um lugar importante na História. Seu nome aparece dezenas de vezes no registro bíblico. Um fato é especialmente interessante a grande amizade entre ele e Davi.
Mesmo se as escolhas de Jônatas não trouxessem nenhum benefício para sua própria família, ele se mostrou fiel a Deus e fiel ao servo ungido por ordem divina. Ele contribuiu ao cumprimento do plano de Deus, pois um dos descendentes de Davi foi o próprio Messias que oferece salvação a todos!



Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que como Jonatas, não devemos ter medo da circunstâncias. Deus sempre estará presente para nos ajudar.


Lembrancinhas:


Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer sempre a Bíblia para ser feliz na terra.





Lanche: sirva um gostoso e nutritivo lanche.


  Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.

Conclusão: Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto. 

Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Primário de 7 e 8 anos, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinamicas...Arquivo




 Escola Bíblica Infantil





Fontes Consultadas:
créditos:

Revista Cpad;
Verônica Araujo - Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

http://zulmiramoreira.blogspot.com.br/
radicaiskidsvideirasp.blogspot
lizianesantos.blogspot.com
sementinhakids.wordpress.com
bloghttp://apascentarospequeninos.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
sementinhakids.wordpress.com
Ganhando crianças para Jesus
blogtiale.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Pequeninosdejesus.blogspot. com
evangelizenossascriancas.blogspot.com
http://karolpoerner.blogspot.com.br
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.

* Este Blog é uma ferramenta de ensino para pais e educadores e não tem fins lucrativos. 
As imagens que utilizamos da Internet são para ilustrar as postagens
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Um comentário: