26 de outubro de 2017

Subsidio: Lição 5 - A História do perdão: Juniores de 9 e 10 anos







Lição do aluno


Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



IDEIA:
Como iremos falar de amor, de perdão, você pode enfeitar a classe com balões de corações, e no final da aula dar para eles levarem para casa.
Ou comprar um balão de coração grande e encher de doces, como fazem nas festas infantis, e depois estourar no final da aula, para as crianças pegarem os doces.


  CORAÇÃO em EVA

Para decorar a sua sala.



    Vídeos - aulas 
O endereço na descrição do vídeo.



 
Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 




É MUITO BOM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2




Crianças Diante do Trono em Amigos do Perdão






Eu Preciso de você - corinho infantil




ESCOLHENDO PERDOAR





MÚSICA DO LIVRO SEM PALAVRAS - LSP





O SABÃO - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1






3 Palavrinhas - Volume 





POR DENTRO, FORA, ALTO, EMBAIXO - 3Palavrinhas - VOLUME 3






AS CORES DA SALVAÇÃO


*· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança 
ser ajudante de colher a oferta de seus amiguinhos.

- Hora da oferta 
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros





Memorizando:

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Mateus 18. 21-35


21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?

22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;

24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;

25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.

26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

27 Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.

28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.

29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.

31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.

32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.

33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?

34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.

35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.


 BÍBLIA ONLINE


 Base Bíblica: 
Texto: Mateus 18.21-35
A História do Perdão
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos terão a oportunidade de aprender um pouco mais a respeito do perdão. Diga-se de passagem, esta é uma das práticas mais difíceis da vida cristã. Se para os adultos é complexo lidar com esse tipo de situação, quanto mais para os juniores que ainda estão em fase de amadurecimento das capacidades mentais.

Lidar com o perdão não é apenas uma questão de vontade, mas sim, de necessidade. Jesus, ao ensinar seus discípulos a respeito do perdão, não usou de meio termo, mas foi categórico em afirmar que perdoar é uma exigência para que a nossa relação com Deus seja mantida. Se perdoarmos aqueles que nos ofendem ou causam algum mal, também seremos perdoados por Deus. Se, porém, não perdoarmos aqueles que nos causam algum dano, o Pai Celestial também não perdoará as nossas ofensas (cf. Mt 6.14,15). Isso significa que o perdão é um fator determinante para a nossa relação com Deus.
“Naquela época, havia sérias consequências para os que não podiam pagar suas dívidas. Um credor podia apoderar-se do devedor e de sua família, forçá-los a trabalhar para ele até que a dívida fosse paga. O devedor também podia ser enviado para a prisão, seus familiares podiam ser vendidos como escravos, para ajudar a pagar o débito. Esperava-se que, enquanto estivesse na prisão, as terras do devedor fossem vendidas ou que seus parentes pagassem a dívida em seu lugar. Caso contrário, o devedor permaneceria na prisão por toda a vida.
Pelo fato de Deus perdoar todos os pecados que cometemos, não devemos negar perdão a nossos semelhantes. À medida que entendemos o completo perdão de Cristo em nossa vida, devemos demonstrar uma atitude de perdão em relação aos outros. Se não fizermos, colocamo-nos acima da lei do amor de Cristo” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1257).
Aprender a perdoar é um exercício que seus alunos precisam aprender a praticar desde cedo. Há muitos adultos que adquirem acentuada dificuldade em perdoar os outros que lhes fazem algum mal porque na infância não aprenderam a perdoar o próximo. Pelo contrário, muitos foram estimulados a responder as ofensas com a mesma moeda. Esse tipo de comportamento deve ser rejeitado entre os juniores.
Aproveite a ocasião e mostre aos seus alunos que boas maneiras devem ser preservadas. Para tanto, prepare um cartaz com as qualidades do caráter de cristo que devem ser imitadas. Diga o quanto Jesus foi manso, humilde, bondoso e misericordioso mesmo nos momentos em que teve de sofrer as injustiças e ofensas da parte daqueles que pretendiam matá-lo por inveja. Mesmo sofrendo tamanha angústia e traição o nosso Mestre ainda buscou fôlego para dizer: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (cf. Lc 23.34). Diga aos seus alunos que devem olhar para o exemplo de Jesus toda vez que se sentirem injustiçados e perceberem que precisam perdoar alguém.
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD




 Perdão - Fonte para pesquisa



 TEATRO - PERDÃO




Atividade Roda do Arrependimento você vai precisar de:
O modelo que está no final da postagem
Papel canson para imprimir
1 Colchete
Após imprimir e recortar apoie o papel na borracha e com a ajuda de um lápis faça o furo no meio para poder colocar o colchete. Assim a roda irá girar.


Na roda do Arrependimento, de um lado há uma ação errada e do outro a
atitude certa a fazer após se arrepender.

Estes são os que as crianças vão pintar e levar para casa.




OU 
ASSIM!
Se eu me arrepender, posso ser perdoado.


Atividade: 
Ajudar as crianças a aprenderem que Jesus Cristo se sacrificou pelos nossos pecados e nos podemos nos arrepender. Vire a Roda do Arrependimento para ver se cada criança pode se arrepender. Fale para as crianças sobre nossos pecados como se fossem algo que nos faz sentir mal por dentro, como “ uma pedra no sapato”, até ela ser tirada do sapato nos estamos infelizes e desconfortáveis.

Como Fazer: copie, corte e cole ambas as rodas. Conecte as duas partes pelo centro como mostrado, com algo como uma presilha de metal ou algo parecido.



imagem em preto e branco se preferir


OU 
ASSIM!
Roda do Arrependimento
Para a atividade Roda do Arrependimento você vai precisar de:
Papel para imprimir
1 colchete
Após imprimir e recortar, apoie o papel na borracha e com a ajuda de um lápis faça o furo no meio para poder colocar o colchete. Assim a roda irá girar.
Na Roda do Arrependimento há, de um lado uma ação errada, e do outro a atitude certa a fazer após se arrepender.


Clicar para ampliar e salvar




Se você quiser pode fazer uma televisão de papelão para contar a historia imagens estão abaixo



alzeniaraujo.blogspot.com › 2014/06 › parabola-do-credor-incompassivo




OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.




Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?




Sugestões:
Desenhos e atividades: 
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)




http://kellyogliari.blogspot.com.br  









Atividade:
Entregar um bonequinho/a para cada criança e pedir para que pintem e entreguem para alguma pessoa que tenham ofendido. (que entreguem com os bracinhos fechados)

vinhonovokids.blogspot.com




Dinâmica
70X7 = Perdoar Sempre!!!
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.Mateus 18:21,22

Para este recurso visual você vai precisar de:
* Um pote com água
*Folha de sulfite para recortar o formato do coração e colocar sobre o pote
*Orégano - representará as marcas da mágoa/raiva/falta de perdão no coração
*Detergente - (uma gotinha no dedo) representará a Palavra de Deus que nos ensina a perdoar 70X7 e quando perdoamos as marcas saem do nosso coração.


Perguntas
1- O que você sente quando não é perdoado?
2- Você gosta de perdoar?
3- O que Jesus fez por nossos pecados?
4- O que devemos fazer quando os outros pedem perdão?



Dinâmica do perdão
Objetivo: Mostrar como ficamos quando cometemos ofensas. Quando pedimos perdão e o que acontece quando não perdoamos.

Material:


Dois recipientes com água e com carinhas de criança.
Um jarro com bastante água.
Colher de chá
Pó de café
Bacia maior.

(Dentro de uma bacia maior colocar a primeira criança.)
Esta criança está representando alguém que cometeu muitas falhas.
Magoou este amiguinho. (Mostra a outra criança)
Vamos falar cada um pecado, uma ofensa que esta criança fez ao amiguinho?
Tipo, mentiu, fofocou, bateu etc...
E quando cada um falar, vamos colocar uma colherinha de café e mexer.

(Mostra depois como ficou a água Toda suja. feia.)

Para esta criança voltar a ter seu coração limpinho, ela precisa pedir perdão por todas as falhas.
Então vamos pedir perdão para o seu amiguinho. Por cada falha?
E cada vez que pedirem o perdão eu jogarei água dentro do copinho Para ir limpando.

(Então todos repetem o que disseram antes de ofensas pedindo o perdão agora.)
Que lindo que ficou esta criança agora. Seu coração está limpinho.

(Então pega a outra que estava aí).
Ei esperem aí!
Vocês notaram que esta criança não respondeu ao perdão?
(Então a prof. coloca café dentro daquela criança)
Pois é... Agora quem está com o coração sujo é esta criança que tanto foi ofendida.
O seu amiguinho pediu perdão para ela. E ela não respondeu.
Ela não pode recusar. Precisa aceitar o perdão do seu amiguinho. Pois senão quem vai ficar com o coração sujo é ela mesma.

Então vamos liberar o perdão para o amiguinho?
Então todos dizendo. Sim eu te perdoo.
E joga a água dentro. Tirando a suja e ficando a limpa.

Agora sim. Os dois estão com os corações limpos.
Agora podem ser felizes de verdade.

Comentar.
Viram só o que acontece quando ofendemos.
Ficamos sujos. Precisamos pedir perdão.
E quem foi ofendido, também deve perdoar.
Caso contrário ele ficará sujo.
Daí se cria uma raiz de amargura. Fica só resmungando.
Torna-se uma pessoa que só reclama e ninguém gosta de ter por perto.




Lembrancinhas:



Lembrancinhas:
Marcadores de páginas com versículos para a criança meditar:




Lembrancinhas:
 



Nosso coração também deve estar cheio do amor de Deus para que não caiba dentro dele mais nada a não ser o AMOR capaz de PERDOAR!!!! Pois o perdão é o amor em AÇÃO!!!!


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 



Agradeça a Deus com as crianças porque Jesus morreu por nossos pecados, mas ressuscitou dos mortos. Jesus está vivo. E pode dar vida eterna para todos os que creem Nele.



 Lanche: sirva um lanche gostoso.



Oração: 
Querido Deus, te peço perdão pelos meus pecados, e que o Senhor me ajude a não me afastar de Ti. Em Nome de Jesus, amém.


Professor, faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.




Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



Fontes consultadas:
Revista Cpad - Juniores
alzeniaraujo.blogspot.com › 2014/06 › parabola-do-credor-incompassivo
http://kellyogliari.blogspot.com.br
vinhonovokids.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
Editora Cristã Evangélica
www.ebdanimada.com.br
recursosdeevangelismo.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
espaço ministério infantil
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
Escola Dominical Infantil
Blog da tia Carol
Sementinha Kids
caroldurand.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Ministério Bíblico Infantil.
Ensino infantil num clique
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.



 Escola Bíblica Infantil






Leia a Bíblia
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário