24 de outubro de 2017

Subsidio: Lição 5 - As Ordenanças à Igreja: Juvenis - de 15 a 17 anos

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. Mt 28.19: Batismo, uma ordem de Jesus
Ter. At 2.38: O batismo na pregação apostólica
Qua. Lc 12.8: Confissão pública da aliança com Deus
Qui. At 3.19; At 8.36,37: Requisitos para o batismo: fé e arrependimento
Sex. Lc 22.19; 1Co 11.24,25: A ceia é uma ordenança bíblica
Sáb. 1Co 11.26: Um anúncio da vinda de Cristo

OBJETIVOS

- Refletir sobre as ordenanças bíblicas para a Igreja;
- Explicar a simbologia e propósito do batismo;
- Ensinar sobre a simbologia e propósito da Ceia do Senhor.
REFLEXÃO
"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19).

SINTETIZANDO
O Cristianismo não é uma religião ritualística. Por este motivo a Igreja Cristã, em todos os tempos e países, tem a liberdade de adotar os métodos que lhe sejam mais adequados. Entretanto, há ordenanças prescritas por Cristo que devem ser observadas pela Igreja universalmente, como por exemplo, o batismo e a Ceia do Senhor.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 3.13-15
13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

INTRODUÇÃO
Jesus estabelece duas cerimônias para a Igreja: o batismo nas águas e a Ceia         do Senhor. Enquanto o primeiro aponta à fé em Cristo, o segundo aponta para a comunhão com Cristo.
 A AULA VAI COMEÇAR!





Professor, para melhor introduzir a lição de hoje, coloque um bombom dentro de uma caixa de presente. Arrume a classe em círculo e diga que a caixa deve passar de mão em mão, enquanto um hino é tocado. Ao parar a música, pergunte à pessoa que está com a caixa se ela pretende abri-la ou passá-la adiante. Porém, avise antes da decisão, que o que quer que esteja dentro - seja uma ordem, ou um mico a ser pago, uma tarefa desagradável - deverá ser acatado, sem negociações. A pessoa que aceitar o desafio terá a surpresa de encontrar apenas o bombom e um papel escrito: coma. Em seguida, converse com a classe sobre as ordenanças e a nossa obediência. Explique que nem todas são tão simples como esta, mas quando vindas de Deus, todas visam o nosso bem; e, quando as obedecemos, seu fim nos é doce e saboroso como esse bombom.

1. ORDENANÇAS DO SENHOR
O batismo em águas, bem como a Santa Ceia, são duas ordenanças dadas pelo próprio Senhor Jesus, durante o seu ministério terreno.

A descida do convertido às águas simboliza a morte com Cristo, e o seu levantamento, a sua ressurreição, a vitória de Jesus sobre a morte (Rm 6.4). Já a Ceia é a celebração por esta salvação recebida. Nela, nós cristãos recordamos a morte expiatória de Cristo, que nos libertou da condenação ao inferno.
AÇÃO TÓPICO l
Proponha à reflexão sobre as ordenanças bíblicas para a Igreja. Destaque que o Cristianismo não é uma religião ritualística, mas há ordenanças como o batismo e a santa Ceia que devem ser observadas, pois foram ordenadas pelo próprio Jesus, durante o seu ministério terreno.

2. PROPÓSITO DO BATISMO
O batismo não tem poder de salvar o pecador, mas é um cerimonial importante como integração do novo crente à Família de Deus: um marco de sua morte para o pecado e ressurreição para uma nova vida em Cristo.
Existem os seguintes tipos de Batismo:
• Imersão: o batizando é mergulhado na água;
•Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando;
• Efusão: a água é derramada sobre a cabeça do batizando e
• Pedobatismo: batismo infantil.
Os batismos praticados no Novo Testamento eram em locais de águas abundantes. O próprio termo grego baptizo indica "mergulhar", "afundar", "imergir", "submergir". Por isso, o batismo aceito pelas Assembleias de Deus é este, por imersão. Somente assim, atinge-se os quatro objetivos simbólicos deste mandamento: a profissão pública de fé (Pe 3.21; Lc 12.8); a identificação do batizando com os demais discípulos de Jesus (Mt 28.19); a lavagem espiritual (At 22.16; 1Co 6.11); e a morte e ressurreição do cristão para uma nova vida (Rm 6.4; Cl 2.12).
2.1 Significado do Batismo em Águas
O batismo nas águas deve ser realizado em nome do Pai. e do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19). Esta foi a instrução dada por Jesus aos seus discípulos. E os seguintes significados podem ser atribuídos ao batismo:
• Morte: A descida do candidato as águas identifica-o com a morte de Jesus Cristo, Significa que o batizando está morrendo para o pecado e para sua vida passada. O velho homem está morto para dar lugar a um novo.
• Sepultamento: A imersão (submersão) do balizando nas águas aponta para o seu sepultamento com Cristo. É a forma de proclamar ao mundo que sepulta ali, para sempre, a velha natureza.

• Ressurreição: O terceiro significado está relacionado ao novo nascimento (Jo 3.3). Ao se levantar das águas inicia-se uma nova vida, que o postulante levará dali em diante como filho de Deus.
AÇÃO TÓPICO 2
Explique o propósito do batismo e quais os requisitos indispensáveis para tal. Mostre que o batismo é um ritual importante, como integração do crente à obediência de Cristo e à família de Deus. Pergunte se seus juvenis já, se balizaram e como foi este momento para eles. Se desejar, compartilhe a sua experiência pessoal ou alguma outra que julgue marcante. Recorde-os que até mesmo o Senhor Jesus foi batizado e o discípulo não é maior que seu mestre (Lc 6.40).
3. PROPÓSITO DA CEIA DO SENHOR
Santa Ceia foi instituída antes mesmo da morte de Jesus, na noite em que se reuniu com seus discípulos para comera Páscoa (Mt 26.26-28; Lc 22.14-19).
Há dois elementos fundamentais e representativos que constituem a Ceia do Senhor:
• O pão: Este representa o corpo de Jesus Cristo, que foi partido e moído ao dar sua vida por nós (Lc 22.19). Jesus é o "pão vivo que desceu do céu" (Jo 6.51) e quem dele se alimenta tem a vida eterna, pois supre os espiritualmente famintos.

• O Vinho: Normalmente simbolizado pelo suco de uva, este é o elemento representativo do sangue do Cordeiro derramado para purificar e vivificar as nossas almas. É o sinal bíblico da Nova Aliança, pelo qual, somos vinculados a Deus Pai. (Lc 22.20; Mc 14:24).

3.1. Tríplice Significado
A Ceia tem relevantes significados na vida do povo de Deus:
• Memorial - do grego anamnesis porque traz à memória a lembrança do sacrifício expiatório de Cristo (Jo 1.29), para nos livrar do poder do pecado e da morte;
• Ação de graças - do grego eucharistia, agradecimento por esta   ' salvação,
• Comunhão - do grego koinonia apontando para nosso relacionamento com Deus e uns com os outros (Ef 2.4-10).

Perceba que, desta forma então, a Ceia do Senhor aponta para o passado para o presente e para o futuro. Em relação ao passado, ela é um memorial da morte de Cristo na cruz do Calvário, para redimir nossos pecados. No presente é um ato de renovação da comunhão com Cristo, bem com os demais membros do Corpo (1 Co 10.16,17). Quanto ao futuro, anuncia o dia da manifestação do Senhor quando estaremos com Ele em corpos glorificados (Mt 8.11; 22.1-14).
3.2. Requisitos para participar da Ceia
É necessário ser balizado e membro de uma igreja local e em comunhão 'plena' com Deus. Isto não significa ser perfeito, mas estar isento de qualquer falha pecaminosa; sem barreiras de ordem moral e espiritual que impeçam sua participação. Ciente disto, cada pessoa é responsável por si, para julgar se está apta a participar da Ceia, pois toma-la indevidamente, estando em pecado, é expor-se ao juízo de Deus (1Co 11.31,32).

CARO PROFESSOR, leve a classe a refletir sobre a importância do batismo e da Ceia do Senhor. Estimule àqueles que ainda não desceram as águas a fazerem a sua profissão de fé, e ao se aliançarem a Cristo, através do batismo, terem o privilégio de participarem da sua mesa. Enfatize que a Ceia aponta para sua Segunda Vinda.

SUBSÍDIO 1
O significado do Batismo
1. É um símbolo.
O batismo é um símbolo da nossa identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Rm 6.3,4). Assim como Jesus morreu, também morremos para o mundo (Gl 2.20; Cl 3.3) e somos 'sepultados' pelo batismo, para que, juntamente com Ele, venhamos a ressuscitar em 'novidade de vida' (Rm 6.5; Cl 2.12).

2. É uma confissão.
O batismo é também um ato de confissão da nossa fé em Jesus, pois, por intermédio desta, morremos para o mundo, a fim de pertencermos a Jesus (Gl 3.27; 1Pe 3.18). O batismo se torna para o crente um verdadeiro limite entre o Reino de Deus e o mundo, como o mar Vermelho foi o limite entre a terra da escravidão (o Egito) e o caminho para a nova vida (Canaã -1 Co 10.2).

3. É uma ordem.
Jesus ordenou, e queremos obedecê-lo. Jesus é o nosso exemplo em tudo ( Pe 2.21; Jo 13.15), e Ele foi batizado para cumprir toda a justiça de Deus (Mt 3.21). Assim. também queremos seguir as suas pisadas (1Pe 3.21; SI 85.13).

4. É uma bênção.
É um ato em que Jesus opera na vida daquele que se submete a Ele, abençoando-o e confirmando a sua fé na Palavra. Não e, como alguns afirmam, um ato mágico que, apenas pela ministração, traz efeitos para a vida espiritual. A salvação é um dom de Deus (Rm 6.23), Porém. Deus proporciona, mediante o batismo, ricas bênçãos que aperfeiçoam a salvação recebida". (BERGSTÉN. E Teologia Sistemática. 4.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.244-5).

SUBSÍDIO 2

A Santa Ceia instituída por Jesus
Cumprindo o seu significado de aliança, a Ceia do Senhor tem outro aspecto, A nossa participação no Senhor e em sua obra implica em uma resposta de ação de graças e autodedicação, um sacrifício bíblico de louvor. Ela expressa tanto a glorificação a Deus pelo que Ele tem feito. como também o compromisso a que Ele nos conclama. É uma alegre festa de amor na qual o amor de Cristo por nós evoca, confirma e exige o nosso amor por Ele também uns pelos outros.

A proclamação do Evangelho leva consigo a obrigação evangélica de serviço a Deus, e de serviço aos irmãos que são suplicantes e beneficiários comuns de sua mesa farta e generosa. O antegozo do banquete celestial, pelo qual somos "elevados" no Espirito à presença de Deus, estimula a busca da esperança que vem do alto. Não devemos depositar as nossas afeições nas coisas do mundo, mas crer, amar e trabalhar como aqueles que aguardam as bodas finais do Cordeiro, quando a ceia não será mais necessária. Quando esta riqueza de significado é revelada na Palavra, e quando a relevância da Palavra é demonstrada pelo ato de resposta pessoal, a Ceia do Senhor pode ser realmente um verdadeiro meio de graça. Através da refeição sagrada, a obra salvadora de Cristo é mais uma vez apresentada, experimentamos o gozo de sua comunhão permanente e sustentadora no Espírito". (PFEIFFER, Charles F. et ai Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. p.397.

PARA CONCLUIR
O batismo nas águas, assim como a Ceia do Senhor é um sinal simbólico. Daí a sua importância como elemento significativo essencial do lavar (literalmente "banho") regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3,5,6), que Ele derramou sobre nós, generosamente. A Ceia simboliza nossa dependência do Senhor e nossa ligação com ele, fortalece a unidade da Igreja, apontando para sua segunda vinda.
 HORA DA REVISÃO
1. Qual o significado do batismo?
 A descida às águas batismais simboliza a morte de Cristo, assim como a do batizando; e o seu levantamento simboliza a vitória ri;, Cristo sobre a morte e o inferno.

2. Qual o significado da Santa Ceia?
A Ceia é a celebração da salvação recebida. Nela recordamos a morte expiatória de Cristo, que nos Libertou da condenação ao inferno.

3. Por que o batismo por imersão é o mais correto biblicamente?
Somente esta forma atinge seus quatro objetivos: a profissão pública de fé; a identificação do batizando com os demais discípulos; a lavagem espiritual; e a morte e ressurreição do cristão para uma nova vida.

4. Quais os requisitos indispensáveis para o batismo?
Se arrepender de seus pecados e receber a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

5. O que representa o pão e o vinho na Santa Ceia?
O pão representa o Corpo de Cristo, partido por nós. O vinho representa o sangue do Cordeiro, derramado para purificar e vivificar as nossas almas. É o sinal bíblico da Nova.

6. Qual o requisito para participar da Ceia?
É necessário ser batizado, membro de uma igreja local e estar isente de qualquer falha pecaminosa; sem barreiras de ordem moral e espiritual que impeçam sua participação (1Co 11.31,32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário