5 de outubro de 2017

Subsidio: Lição 2 - Uma História sobre a bondade: Juniores de 9 e 10 anos















Lição do aluno(a)



Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.




Vídeos - aulas 



 
Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 





Eu Preciso de você, Nós Precisamos de Cristo







Vamos Amar Uns Aos Outros | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono




 · Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante de colher a oferta de seus amiguinhos.


- HORA DA OFERTA 
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Memorizando:





O BOM SAMARITANO
COMEÇO: 
A PROFESSORA OU PROFESSOR OU OUTRA PESSOA ENTRA COM MUITAS MOEDAS NUM SAQUINHO E COMEÇA A CHACOALHAR AQUELAS MOEDAS E PERGUNTA:
VOCÊS QUEREM SABER COMO ESSAS MOEDINHAS AJUDARAM A SALVAR UM HOMEM? 
ESPERA A RESPOSTA DAS CRIANÇAS. 



História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 
Lucas 10. 30 - 37

30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.

32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.

36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.


  Recursos visuais











Recursos visuais

















OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.




Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?




Atividades: Sugestões:
Desenhos para colorir:











Atividades: Monte um livrinho para colorir.


























Lembrancinhas:





  LEMBRANCINHA ESTE CARTÃO QUE PODE SER MEMORIZADO PELAS CRIANÇAS E MONTADOS POR ELAS NA SALA DE AULA.





Lembrancinhas:
Através de brincadeiras de perguntas e respostas, e premiar as crianças, incentivando elas a não faltarem e ficarem atentas durante o ensino.
Atenção: 
Ainda que a criança erre as perguntas deverá receber um presente no final. Para que a criança não se sinta desvalorizada ou rejeitada. O Presente pode ser inferior comparado com o presente de quem acertar. 
Ex.: Se a criança errar pode ganhar uma balinha ou três, mas quem acertar poderá ganhar pirulito.
 

Brincadeiras sugeridas:
CAIXINHA QUENTE: 
Coloque as crianças em circulo, pegue uma caixinha e coloque dentro as perguntas das lições, esta caixinha deverá ser passada de uma criança para outra até que o líder faça um sinal (pode ser bater palmas, apitar, ou até mesmo para a musica), a criança que ficar com a caixa na mão deverá tirar uma pergunta e responde-la. Se não souber a resposta ou errar coloca a pergunta novamente na caixa e fica fora do jogo. 
(Até começar de novo)


DINÂMICA: 
Objetivo: Relembrar as parábolas aprendidas.
Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
O líder sempre começa a brincadeira, ele deve ter na sua mão Uma Bíblia pequena que passa para a criança do lado dizendo: Na minha Bíblia eu aprendi sobre a parábola do bom samaritano,…. (dizendo isto passa a Bíblia para a criança do lado que deverá continuar contando um pouquinho da parábola, e depois passara a Bíblia para a próxima até a história completar. A criança que não souber a historia fica fora do jogo. O Vencedor (ou vencedores) ganha presente



Garrafa curiosa

Material necessário: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).
Desenvolvimento:
O grupo deve sentar, formando um círculo.
O líder coloca a garrafa deitada no chão no centro círculo e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando (o gargalo) para alguém e, o líder então fará uma pergunta sobre a lição, quem não souber ficará fora do jogo. A criança que responder corretamente ganha um pirulito e fará girar a garrafa novamente.


  Perguntas para as brincadeiras a cima:
O que aconteceu com aquele homem na estrada de Jerusalém para Jericó?
O que o sacerdote fez quando viu o homem caído na estrada?


E o que o levita fez quando viu o homem caído na estrada?


O que o bom samaritano fez por aquele homem?


O que aprendemos com a parábola do bom samaritano?





 BRINCADEIRA
EXEMPLO
PODE SE FAZER AQUI A BRINCADEIRA DAS CADEIRAS, COLOCANDO A MUSICA E AQUELE QUE SENTAR PRIMEIRO FICA E A CRIANÇA QUE NÃO CONSEGUIR SENTAR VAI SAINDO, ASSIM ESTIMULA A CRIANÇA A CONHECER UNS AOS OUTROS POIS NO COMEÇO TODOS NÃO SE CONHECEM BEM, E O VISITANTE TEM QUE SE SENTIR QUERIDO PARA ASSIM ELE QUERER VOLTAR NOVAMENTE COMO TODAS AS CRIANÇAS.




Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 



Oração: agradeça a Deus com as crianças porque Jesus morreu por nossos pecados, mas ressuscitou dos mortos. Jesus está vivo. E pode dar vida eterna para todos os que creem Nele.


 Lanche: sirva um lanche gostoso.








Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.



Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Sementinha Kids
Portal Escola Dominical
Blog da tia Carol
Blogmissaoinfantilsede.blogspot.com
Escola-dominical-infantil
www.escoladominical.net
ministerioinfantilidb.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
blog: Ministério Bíblico Infantil.
Blogtiale.blogspot.com
Ensino infantil num clique
adaliahelena.blogspot.com
Revista Cpad - Juniores

Juniores, aula bíblica, ilustrações, atividades, brincadeiras, dinâmicas, Arquivo...



 Escola Bíblica Infantil






Leia a Bíblia
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Um comentário:

  1. Obrigado pelos recursos disponibilizados, são de grande proveito para nós professores da EBD, que Deus continue dando sabedoria a vocês!!

    ResponderExcluir