16 de agosto de 2017

Noticia: Instabilidade política no Brasil incentiva cada vez mais judeus brasileiros a partirem para Israel

O crescente desemprego, a insegurança e a violência estão entre os factores principais que levam um número cada vez maior de brasileiros judeus a fazerem "aliyah".
A maior parte da comunidade judaica brasileira pertence à classe média, cada vez mais debilitada pelas sucessivas crises econômicas, sociais e políticas. Os níveis de corrupção que têm levado alguns governantes à condenação e até à prisão não param de crescer e preocupar aqueles que sonhavam ter um futuro risonho e próspero na maior economia da América do Sul.

Calcula-se em 110.000 o número de judeus brasileiros ou residentes no Brasil.

Muitas pessoas formadas e até há bem pouco tempo atrás estabilizadas social e economicamente

estão agora a ver os seus empregos a perderem-se, o dinheiro para pagar as contas regulares já não chega, muitos regressam a casa dos pais por não conseguirem manter os seus apartamentos, e o número de carros vendidos a desconto não pára de crescer a cada dia que passa.

Outra preocupação que assalta a mente dos judeus brasileiros tem a ver com a educação dos seus filhos. A falta de dinheiro tem posto em causa a continuidade do funcionamento de algumas escolas judaicas, estando a maioria já a sobreviver à custa de doações filantrópicas. O número de pedidos de ajuda social , incluindo a própria alimentação, tem aumentado a um ritmo de 20% por ano, com um número crescente de jovens a pedir ajuda.

A situação no Rio de Janeiro ainda é mais dramática. Uma média de 65 lojas fecham a cada dia, prevendo-se até que as mundialmente famosas celebrações do Carnaval estejam em risco para o ano que vem. O governo da cidade já não tem dinheiro sequer para pagar aos professores e às forças de segurança. Mas é a indescritível violência no Rio que tem levado mais judeus cariocas a imigrarem para a Terra Prometida.

O Consulado de Israel em São Paulo não tem neste momento mãos a medir para tratar de todos os complicados e burocráticos processos de imigração para Israel.

Segundo a Agência Judaica, no final de 2015 houve um aumento de 77% no número de imigrantes que partiram para Israel (496) em comparação ao ano anterior, o qual já tinha tido um aumento de 39% em relação ao ano precedente.

684 judeus brasileiros chegaram a Israel durante o ano de 2016, um aumento de 40% em relação a 2015. E só até Maio deste ano, 346 novos imigrantes ("olim") aterraram em Israel para ali refazerem as suas vidas. Isso representa um aumento de 29% em comparação aos mesmos meses do ano passado.
Israel, com uma taxa de violência incomparavelmente baixa em relação ao Brasil, oferece um abrigo seguro aos judeus brasileiros que deixaram de acreditar no futuro do Brasil.

Para eles e para muitos, o Brasil não é mais o tão anunciado "país do futuro". Israel sim, passou a ser o futuro para eles...
Fonte: Shalom Israel

Mais noticias


Clique nos links abaixo

Facebook Compartillhar.
Arqueologia Bíblica
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário