8 de agosto de 2017

Dinâmica: Apenas Um Clique! Lição 7 - Relacionando-se nas Redes Sociais: Adolescentes - 13 a 14 anos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se nas Redes Sociais.
- Iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “Apenas um clique”.
- Trabalhem os pontos apresentados na lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Apenas Um Clique!
Objetivos:
Refletir sobre o uso da Internet.
Alertar sobre os relacionamentos nas redes sociais, a exposição pessoal muito comum entre os jovens.
Material:
½ de uma cartolina de cor verde e vermelha
02 pincéis atômicos

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.
- Perguntem: De que modo vocês acessam a internet?
As respostas devem girar em torno do acesso em casa, na escola, na rua, através de celular, computador, tablet etc.
- Aproveitem este momento e falem sobre a facilidade de acesso com tantas possibilidades, até para quem não tem computador em casa, que pode acessar numa lan-house com preço muito pequeno.
- Agora, apresentem para os alunos ½ de cartolina, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas perguntas:
Na verde: Quais os pontos positivos da Internet?
Na vermelha: Quais os pontos negativos da Internet?
Entreguem a folha verde(dos pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado direito.
Entreguem a folha vermelha(dos pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem observando a atividade e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao responder.
- Após a conclusão desta parte, leiam para os alunos os pontos positivos e negativos da Internet, reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
Reflitam sobre as cores utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e positivos. A cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre acesso, mas a cor vermelha nos remete a cuidado, proibição.
- Reflitam ainda sobre o conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos benefícios e malefícios para a formação do caráter do adolescente.
Deixem claro a importância da Internet e a necessidade de sua utilização, mas enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Lembrem-se de que o que separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é apenas um clique, que depende de sua vontade e autocontrole.
- Alertem sobre os relacionamentos nas redes sociais e a exposição pessoal muito comum entre os jovens.
- Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmos 1:1-2
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”. I Co 15.33
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...” Cl 2.8ª
“Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmos 101:3ª
Atitude de aprendiz
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 3º Trimestre de 2017 - Tema: Vivendo em Sociedade: Cpad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário