1 de junho de 2017

Subsidio: Lição 10: Deus guarda o profeta: Eliseu - Juniores de 9 e 10 anos

Título da Lição:



Memorizando:




Objetivo: Explicar a respeito da certeza que temos da presença de Deus ao nosso lado mesmo não podendo vê-lo.



 Momento do louvor 
Cante: 

Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 

Deus Cuida de Mim - Pequenos Atos



Turma do Cristãozinho - Leia a Bíblia e faça oração



TELEFONE DO CÉU É A ORAÇÃO



Pré - aula:



Texto Bíblico: 2 Rs 6.8-23.
Introdução
O texto lido nos relata que Israel vivia um dos momentos mais críticos de sua história, quando o moço do profeta Eliseu acorda pela madrugada e vê toda cidade cercada pelo inimigo, ele então se desespera e pede socorro “...Ai! Meu senhor! Que faremos?” (2 Rs 6.15b). Foi nesse momento que através da oração do profeta Eliseu que algo sobre natural e impressionante acontece, Eliseu pede para o seu moço que ele abra o seus olhos e enxergue a vitória que o Senhor proporcionará e que Israel não seria sucumbido pelo rei da Síria. “Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2 Rs 6.17-18).

Havia uma crise
O rei da Síria enviou para Dotã, lugar onde estava Eliseu, homem de Deus, cavalos, carros e tropas de soldados “Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade” (2 Rs 6.14). Um exército cercou a cidade. Um homem cercado pelos inimigos. Não tem sido assim em nossas vidas, muitas vezes sentimos encurralado? Num beco sem saída? Em meio a uma guerra? Sentimos só, parece que Deus se esqueceu de nós.

O rei da Síria, citado aqui no texto pode ser representado com o pecado que tão de perto nos rodeia e nos embaraça “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia...” (Hb 12.1), a Bíblia nos diz para estarmos com os olhos abertos “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1 Pe 5.8).
Como os pecados tem nos cercado, assim também problemas tem nos afligido, problemas familiares, emocionais, econômicos, de saúde etc. O momento pode ser dramático ou de sobremaneira difícil, somos hoje pessoas cercadas, encurraladas sem saída. Como Eliseu estamos cercados por todos os lados pelos inimigos que querem nos devorar.

Houve o momento de desespero
No versículo 15, “Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?” (2 Rs 6.15), Conta que o discípulo do homem de Deus se levantou muito cedo provavelmente de madrugada e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros “...então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?” (2 Rs 6.15).

Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”(2 Rs 6.16).
O profeta Eliseu no momento mais crítico e difícil responde com grande confiança: "...mais são os que estão conosco...". Jesus esta conosco todos os dias. “...porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 Jo 4.4).

Deus abre os olhos espirituais e provê o socorro
“Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja...” (2 Rs 6.17a). Deus responde a oração do profeta Eliseu “...O SENHOR abriu os olhos do moço,...” (2 Rs 6.17b).

Quantos estão presos como um pássaro em uma gaiola e não consegue ver que a porta está aberta. É necessário que o Senhor abra os nossos olhos. Só estamos vendo os problemas, infelizmente estamos com os olhos fechados, e não temos visto os milagres que o Deus das impossibilidades pode realizar por nós.
“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”(Lc 1.37).

O monte estava cheio de cavalos e carros, um grande exercito de inimigos “...eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade...” (2 Rs 6.15).
No meio das adversidades ali estava Deus com carros e cavalos de fogo para garantir a vitória de seu filho “...e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2 Rs 6.17c). Não pense que você está sozinho nesta luta, Jesus esta com contigo pra ti ajudar e socorrer. Deus quer nos acudir, quer nos socorrer, quer suprir as nossas necessidades. Ele é poderoso para fazê-lo. Hoje Deus pode enviar suas carruagens de fogo para nos atender, não podemos nos esquecer de que há um grande exercito a nossa volta. “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl 34.7). “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hb 1.14).

Vencemos o mal através do bem
O exército dos inimigos desceu para a peleja, para o ataque, para a batalha. Porém o homem de Deus orou e os olhos dos soldados Sírios ficaram cegos. Quando oramos ao Senhor, o mal não prevalece, não avança, pois nenhuma arma forjada contra nós prosperar (Is 54.17).
Eliseu então conduziu o exército cego ao rei de Israel.
Deus nos dará sempre a vitória sobre os nossos inimigos, quando agimos conforme a Sua palavra, vencendo o mal com o bem. Assim fez o rei de Israel com os seus inimigos: “Ofereceu-lhes o rei grande banquete, e comeram e beberam; despediu-os, e foram para seu senhor; e da parte da Síria não houve mais investidas na terra de Israel” (2 Rs 6.23).

Aplicação da Lição
Enfatize aos seus alunos que não importa quão difícil possa ser a situação. Devemos sempre confiar em Deus. Ele sempre atende nossas orações e nos envia auxilio.

 Sugestão de Recursos Visuais:




  Sugestão de Atividades:




  DINÂMICA: 

FÉ Objetivo: compreender que Deus recompensa a fé do cristão e que sua atitude de confiança inabalável fortalece a vida de muitas pessoas. 

Material: cinco metros de fio de nailon, moldes de pés feitos em cartolina ou papel cartão, caneta, fita adesiva. 

Procedimento:  Comece a dinâmica distribuindo os desenhos dos pés. Depois peça que cada um escreva neles uma necessidade e os passos que precisam dar para alcançar uma promessa feita por Deus ou conquistar alvos na vida cristã. 

Depois que todos escreverem, com o pedaço de fita adesiva, fixe os desenhos dos pés na estrada invisivel ( o fio de nailon) e estique bem o fio. 

De longe só vai aparecer os pés. Termine falando que as pessoas da Bíblia não eram grandes por sua capacidade ou poder. Elas simplesmente eram importantes porque tinham fé em um grande Deus. Elas caminhavam na estrada invisível da fé (Hb 11.6). 



  Lembrancinhas:




Lanche: sirva um lanche gostoso e nutritivo.
Oração: Ore com as crianças agradecendo a Deus por sua bondade, seu poder. Peça ajuda de Deus para orar sempre e confiar Nele.

Aqui lições, pré aulas, brincadeiras, ilustrações e muito mais.

Comunhão / Encerramento


Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer mais opção para o preparo de sua aula. Use sua criatividade!!
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá.

Fontes Consultadas: As imagens foram tiradas da net. Revista Ensinador cristão. BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário