3 de junho de 2017

ELISEU: OLHOS ABERTOS PARA VER

2 REIS 6.8-23
1. Quem é o delator?
Texto:
8 Ora, o rei da Síria fazia guerra a Israel; e teve conselho com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.
9 E o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os sírios estão descendo ali.
10 Pelo que o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe falara, e de que o tinha avisado, e assim se salvou. Isso aconteceu não uma só vez, nem duas.
11 Turbou-se por causa disto o coração do rei da Síria que chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
12 Respondeu um dos seus servos: Não é assim, ó rei meu senhor, mas o profeta Eliseu que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir.

Comentários:
1. Esta história aconteceu mais ou menos 550 AC. Israel era constantemente ameaçado pela Siria, cujo rei devia ser Bem-Hadade II. É uma época de constantes conflitos. Os sirios viviam fazendo emboscadas para aprisionar os israelitas. Eliseu, que vivia de forma nomade, habitando junto às tribos israelitas, tinha de Deus a capacitação para conhecer os movimentos dos inimigos de Israel e proteger seu povo;
2. O rei da Siria, vendo que seus planos militares eram sempre fadados ao fracasso, logo deduziu que havia um delator entre os seus oficiais. Quis descobrir quem era, e consultou seus comandantes. Eles mandaram investigar, e concluiram que o culpado pelos insucessos era o profeta Eliseu, um "vidente" que conhecia os mais ocultos planos do rei, até mesmo aqueles imaginados em sua cama de dormir.
Aplicação prática:
1. Nada passa desapercebido aos olhos de Deus – Deus é onisciente e vê todas as coisas.
Daniel 2.22 = "Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz."
Jeremias 23.24 = "Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR."

2. Deus nos guarda, na medida em que o nosso coração esta voltado para Ele – Conselhos de Davi a seu filho Salomão, no dia da sua posse:
1 Crônicas 28.9 = "Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre."

2. Caça ao delator
Texto:
13 E ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu envie e mande trazê-lo. E foi-lhe dito; Eis que está em Dotã.
14 Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade.
Comentários:
1. O rei da Siria decidiu caçar, prender e executar o profeta Eliseu. Descobriu onde ele estava, na cidade de Dotã, e mandou um grande exército para cercar a cidade à noite, de forma que pudesse surpreender o profeta Eliseu;

Aplicação prática:
1. Os filhos de Deus estão em constantes batalhas espirituais contra os inimigos de Deus. Vivemos num mundo dominado pelo maligno, somos a minoria, porém desfrutamos do poder onipotente de Deus.
2. Efésios 6.11-12: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes."

3. A visão de um homem que vive sem fé
Texto:
15 Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros. Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! que faremos?

Comentários:
1. Eliseu mantinha uma Escola de Profetas, ou, como diríamos hoje, um Seminário. Um de seus seminaristas, ao se levantar de madrugada, como era costume naqueles dias, para fazer suas orações e tarefas comunitárias, viu a sitade cercada pelo exército do rei sirio. Imediatamente, foi até o profeta e lhe relatou a história, perguntando: "Ai, meu Senhor, que faremos?!"

Aplicação prática:
1. Diante das crises, nossa tendência é ver as dificuldades, a força do inimigo, o perigo eminente e a nossa incapacidade para encontrar a solução. Normalmente, nos sentimos derrotados antes mesmo da batalha. Esta é a visão humana, destituída da fé.
2. Mesmo o crente que já teve experiências com Deus, onde viu Deus agir de maneira milagrosa, pode, diante de uma nova crise, passar por um momento de dúvida e desânimo;
3. Experiências recentes do grupo:
a) Eliseu fez flutuar o machado emprestado que havia caído na água;
b) Eliseu curou Naamã da lepra, chefe do exército do rei da Siria.
4. Lembremo-nos de Tomé, que duvidou da ressurreição de Jesus: João 20 27-29: " E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. "

4. A visão de homem que vive pela fé
Texto:
16 Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles.

Comentários:
1. O homem de fé vê o invisivel:
1 Coríntios 2.9: "mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam."
2. Ezequias, rei de Judá, homem que serviu ao Senhor com singeleza de coração e santidade, também teve uma experiência semelhante à de Eliseu. O rei da Assíria, Senaqueribe, também sitiou Jerusalém e Ezequias demonstrou total confiança no Senhor. 2 Crônicas 31.20 a 32.8, relata esta história:
20 Assim fez Ezequias em todo o Judá; fez o que era bom, reto e verdadeiro perante o SENHOR, seu Deus.
21 Em toda a obra que começou no serviço da Casa de Deus, na lei e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, de todo o coração o fez e prosperou.
1 Depois destas coisas e desta fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, entrou em Judá, acampou-se contra as cidades fortificadas e intentou apoderar-se delas.
6 Pôs oficiais de guerra sobre o povo, reuniu-os na praça da porta da cidade e lhes falou ao coração, dizendo:
7 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele.
8 Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.

5. A fé provada e compartilhada
Texto:
17 E Eliseu orou, e disse: Ó Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu.

Comentários:
1. O seminarista estava espiritualmente cego. A cegueira espiritual é a maior barreira para que possamos ver a glória e a ação de Deus na nossa história;
2. Eliseu pediu que Deus lhe abrisse os olhos para que pudesse ver a providência divina.

Aplicação prática:
1. O pecado cega, tira a visão espiritual e impede Deus de agir.
Isaias 59.1-3 declara: "Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. "
Isaias 59.9-10 declara: "Por isso, está longe de nós o juízo, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que há só trevas; pelo resplendor, mas andamos na escuridão. Apalpamos as paredes como cegos, sim, como os que não têm olhos, andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas e entre os robustos somos como mortos."

2. O seminarista, pelos olhos do Espírito teve uma visão antropomórfica (visão de coisas espirituais que assumem formas físicas, naturais às nossas experiências) viu cavalos e carros de fogo.

3. Paulo escrevendo aos romanos, no capítulo 8, a partir do versículo 31, nos apresenta um Cântico de Vitória:
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

6. A fé estabelece a segurança e promove a paz
Texto:

18 Quando os sírios desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere de cegueira esta gente, peço-te. E o Senhor os feriu de cegueira, conforme o pedido de Eliseu.
19 Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samária.
20 E sucedeu que, chegando eles a Samária, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samária.
21 Quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?
22 Respondeu ele: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.
23 Preparou-lhes, pois, um grande banquete; e eles comeram e beberam; então ele os despediu, e foram para seu senhor. E as tropas dos sírios desistiram de invadir a terra de Israel.

Comentários:
1. Eliseu, diante da situação, agiu com sabedoria, sem se deixar levar pela tendência à agressividade ou ao contra-ataque. Ele sabia que matar os sirios apenas acirraria o ânimo do rei contra os israelitas e poderia causar maiores prejuízos para o seu povo;
2. Resolveu o problema de uma maneira bem simples: pediu que Deus cegasse os olhos dos soldados, de sorte que ficasses impossibilitados de lutarem;
3. Eiseu foi até o comandante deles e desviou-os para o centro de Samária, que era uma cidade fortificada e cheia de soldados;
4. Ali chegando, quando todos estavam cercados, impossibilitados de fugir, pediu que Deus lhes abrisse novamente os olhos. Os sirios, surpresos, no meio dos inimigos, aguardaram para ver o que sucederia;
5. O rei de Israel, Jorão, foi logo perguntando para Eliseu: Que devemos fazer, vamos mata-los? A resposta foi sensata e sábia, "Não, apenas lhes dê pão e água e em seguida deixe-os sair";
6. Jorão, rei dos israelitas, logo entendeu o recado, fez um grande banquete para todos e permitiu que voltassem para a siria. Diz o historiador que nunca mais o rei sirio tentou combater os israelitas.

Aplicação prática:
1. A Bíblia nos ensina a fazermos o bem aos nossos inimigos:
Provérbios 25.21-22 = "Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá."
Mateus 5.44-48 = "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste."
1 Tessalonicenses 5.14-15 = "Pedimos a vocês, irmãos e irmãs, que aconselhem com firmeza os preguiçosos, dêem coragem aos tímidos, ajudem os fracos na fé e tenham paciência com todos. Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Pelo contrário, procurem em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé."

CONCLUSÃO:
1. Busque ao Senhor de todo o seu coração, pela fé, confessando a Jesus como o seu salvador – Romanos 10.8-11 " Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido."
2. Confie ao Senhor todos os seus temores e dificuldades. Permita que Ele dirija por completo a sua vida:
Salmo 27.1-5 = "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha. "
Sofonias 3.15-17 = " O SENHOR afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo. O Rei de Israel, o SENHOR, está no meio de ti; tu já não verás mal algum. Naquele dia, se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se afrouxem os teus braços. O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo."

3. Ilustração: Conta-se que certa vez um homem muito deprimido e triste procurou um psiquiatra solicitando o seu auxílio para que pudesse vencer a depressão e reencontrar a alegria pela vida. Após uma longa sessão de terapia, depois de ter contado muitos problemas que carregava em seu coração, o psiquiatra aconselhou o homem a ir ao circo da cidade e assistir ao espetáculo do Palhaço Totó, que certamente lhe traria ânimo ao coração machucado e entristecido. O homem, olhou para o psiquiatra e lhe disse: “Eu sou Totó, o Palhaço!”.
Muitas vezes agimos como o Palhaço Totó, rimos, transmitimos ânimo e alegria, vendemos uma imagem completamente diferente dos reais sentimentos do nosso coração. Carecemos que Deus, através da obra do seu Espírito Santo, nos revele os problemas conscientes e inconscientes que perturbam a nossa alma e cure o nosso coração.
2. Deus deseja realizar uma obra gloriosa através de nossas vidas, mas, estamos dispostos a um exame sincero de nossa vida espiritual passada e presente, para buscarmos através da graça divina a renovação do nosso interior e a benção da presença de Deus, agindo não apenas em nós, mas também naqueles que estão ao nosso lado e por todos os lugares por onde passarmos ?
3. O texto da palavra de Deus nos concita a um posicionamento final: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se arrepender dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”
1.Ilustração: Conta-se que certa vez um homem muito deprimido e triste procurou um psiquiatra solicitando o seu auxílio para que pudesse vencer a depressão e reencontrar a alegria pela vida. Após uma longa sessão de terapia, depois de ter contado muitos problemas que carregava em seu coração, o psiquiatra aconselhou o homem a ir ao circo da cidade e assistir ao espetáculo do Palhaço Totó, que certamente lhe traria ânimo ao coração machucado e entristecido. O homem, olhou para o psiquiatra e lhe disse: “Eu sou Totó, o Palhaço!”.
Muitas vezes agimos como o Palhaço Totó, rimos, transmitimos ânimo e alegria, vendemos uma imagem completamente diferente dos reais sentimentos do nosso coração. Carecemos que Deus, através da obra do seu Espírito Santo, nos revele os problemas conscientes e inconscientes que perturbam a nossa alma e cure o nosso coração.
2. Deus deseja realizar uma obra gloriosa através de nossas vidas, mas, estamos dispostos a um exame sincero de nossa vida espiritual passada e presente, para buscarmos através da graça divina a renovação do nosso interior e a benção da presença de Deus, agindo não apenas em nós, mas também naqueles que estão ao nosso lado e por todos os lugares por onde passarmos ?
3. O texto da palavra de Deus em 2 Crônicas 7.14 nos concita a um posicionamento final: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se arrepender dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”

Nenhum comentário:

Postar um comentário