Prezado(a) professor(a),
A aula desta semana atenta para um assunto que é importante ser conversado com seus alunos: “como eles estão se preparando para o futuro?” O tempo de semeadura pode ser trabalhoso, mas para aqueles que sabem o que querem e onde querem chegar, não dificuldades que possam impedi-los de alcançar seus objetivos. Entretanto, não há como alcançar objetivos sem que haja um planejamento de qualidade.
A preocupação com um futuro proveitoso deve ser estimulada desde a mais tenra idade. Isto não significa que o adolescente tenha que queimar etapas. Pelo contrário, deve se preparar para viver cada etapa da vida através da prática de boas obras que sirvam de aprendizado e experiência e, certamente, no futuro se tornará uma pessoa responsável, que respeita as autoridades e sabe administrar bem o seu tempo e as finanças. Por esse motivo o diálogo a respeito deste assunto não pode ser ignorado na fase em que estão vivendo.
“Os Planos na vida do adolescente.
Uma das mais sérias preocupações na adolescência é a construção de um plano de vida, o que implica na definição de ideias, na determinação do estado de vida e na escolha da profissão.
O trabalho do responsável auxilia a construir os alvos, nunca esquecendo que a felicidade é, sem dúvida, o alvo máximo.
Um dos trabalhos mais nobres é preparar o jovem para servir as pessoas ao seu redor. O seu futuro tem que ser planejado incluindo o amor ao próximo e a misericórdia. Muitas pessoas se tornam egoístas, porque nunca incluem o ‘próximo’ nos seus projetos. Os responsáveis pela sua educação precisam sempre dar ênfase a este assunto importantíssimo.
Para ajudá-lo a melhorar, procure orientar nos seguintes aspectos:
• Conhecimentos e habilidades tais como: boas maneiras, facilidade para conversar, tato e interesse em comum com os outros.
• Cultivo da prática de atitudes favoráveis para com seus amigos, demonstrando amor e sinceridade.
• Aquisição de independência e segurança para conseguir autossuficiência; adaptação fácil aos grupos pequenos e grandes.
• Senso de responsabilidade demonstrado pelo respeito para com suas obrigações e para com o próximo; observar o seu relacionamento.
• Atuação efetiva em outros grupos, a fim de contribuir para o sucesso coletivo.
• Ajustamento aos colegas, sendo agradável e apreciando os esforços dos companheiros.
• Hábito de sempre terminar o trabalho que começou – perseverança.
• Atitude interessada nos problemas da comunidade e vontade espontânea de aceitar a responsabilidade.
• Atitude de interesse e participação nos acontecimentos da igreja, procurando avaliar os problemas, para poder ajudar com sabedoria.
Ajudar a administrar todos esses elementos acima é um pouco complicado, mas esses requisitos são necessários nos relacionamentos sociais. Requer métodos especiais de aprendizagem e treinamento em grupo.”
(Texto extraído do livro de COSTA, Débora F. Os Maravilhosos Anos da Adolescência. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 259,260).
Converse com seus alunos e pergunte como estão se preparando para o futuro. Aproveite e imprima a lista com os aspectos citados acima e distribua para os seus alunos. Solicite que eles façam uma autoavaliação e verifiquem se estão em conformidade com os aspectos listados, e o que ainda precisam melhorar.
Aqui; dinãmicas, pré aula
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário