7 de junho de 2017

Lição 11: O Exército que fugiu: Subsidio - Juniores de 9 e 10 anos




Lição:



Título da Lição:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
 Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
 Pré - aula


Objetivo: 
Explicar aos alunos como Deus nos dá a garantia da vitória.




 Momento do louvor 
Cante: 

Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 


Aline Barros - Eu Li Na Bíblia 




MEU DEUS É TÃO GRANDE letra




Eu tenho Fé - Pescadores Kids


Memorizando:
Memorizando: "Ó Senhor, aqueles que te conhecem confiam em ti, pois não abandonas os que procuram a tua ajuda." (Salmos 9.10)

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:

  2 Reis – Capítulo 6. 24 -25, 31 - 33
24 Depois disto, ajuntou Ben-Hadade, rei da Síria, todo o seu exército, subiu e sitiou a Samaria.25 Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata.
31 Disse o rei: Assim me faça Deus o que bem lhe aprouver se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, lhe ficar, hoje, sobre os ombros.
32 Estava, porém, Eliseu sentado em sua casa, juntamente com os anciãos. Enviou o rei um homem de diante de si; mas, antes que o mensageiro chegasse a Eliseu, disse este aos anciãos: Vedes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta e empurrai-o com ela; porventura, não vem após ele o ruído dos pés de seu senhor?
33 Falava ele ainda com eles, quando lhe chegou o mensageiro; disse o rei: Eis que este mal vem do SENHOR; que mais, pois, esperaria eu do SENHOR?
 
1 Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria.
2 Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.
3 Quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos?
4 Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos.
5 Levantaram-se ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros; e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém.
6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.
7 Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas, os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvar a sua vida.
8 Chegando, pois, aqueles leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, e beberam, e tomaram dali prata, e ouro, e vestes, e se foram, e os esconderam; voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam.
9 Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei.
10 Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos siros, e eis que lá não havia ninguém, voz de ninguém, mas somente cavalos e jumentos atados, e as tendas como estavam.
11 Então, os porteiros gritaram e fizeram anunciar a nova no interior da casa do rei.
12 Levantou-se o rei de noite e disse a seus servos: Agora, eu vos direi o que é que os siros nos fizeram. Bem sabem eles que estamos esfaimados; por isso, saíram do arraial, a esconder-se pelo campo, dizendo: Quando saírem da cidade, então, os tomaremos vivos e entraremos nela.
13 Então, um dos seus servos respondeu e disse: Tomem-se, pois, cinco dos cavalos que ainda restam na cidade, pois toda a multidão de Israel que ficou aqui de resto terá a mesma sorte da multidão dos israelitas que já pereceram; enviemos homens e vejamos.
14 Tomaram, pois, dois carros com cavalos; e o rei enviou os homens após o exército dos siros, dizendo: Ide e vede.
15 Foram após eles até ao Jordão; e eis que todo o caminho estava cheio de vestes e de armas que os siros, na sua pressa, tinham lançado fora. Voltaram os mensageiros e o anunciaram ao rei.
16 Então, saiu o povo e saqueou o arraial dos siros; e, assim, se vendia um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, segundo a palavra do SENHOR.
17 Dera o rei a guarda da porta ao capitão em cujo braço se apoiara, mas o povo o atropelou na porta, e ele morreu, como falara o homem de Deus, o que falou quando o rei descera a ele.
18 Assim se cumpriu o que falara o homem de Deus ao rei: Amanhã, a estas horas mais ou menos, vender-se-ão dois alqueires de cevada por um siclo, e um de flor de farinha, por um siclo, à porta de Samaria.
19 Aquele capitão respondera ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso, segundo essa palavra? Dissera o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.
20 Assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou na porta, e ele morreu.


Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE

Havia na cidade de Samaria quatro leprosos. 
- Vocês sabem o que significa leproso?
 (Espere a participação).
Leprosa é aquela pessoa que tem uma doença muito grave chamada lepra, pois deixa o corpo cheio de feridas e pode passar de uma pessoa para outra. Por isso as pessoas leprosas viviam separadas, pois seus vizinhos tinham medo de pegar a doença, pois naquela época não havia cura.

A cidade de Samaria havia sido cercada por um exército inimigo, até que começou a faltar comida e o povo a passar fome. Inclusive, os quatro leprosos que ficavam na porta de entrada da cidade estavam famintos.
Mas um dia, eles tiveram uma ideia muito corajosa e disseram:
– Por que estamos aqui sentados? Se entrarmos na nossa cidade vamos morrer de fome, mas, se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos então para o acampamento dos inimigos!
Se eles nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, bem, nós vamos morrer de qualquer jeito mesmo.
Crianças, que atitude corajosa, não é mesmo?
Eles sabiam que no acampamento dos inimigos havia comida e resolveram usar a coragem.
Ao anoitecer, os quatro foram até a entrada do acampamento onde os inimigos estavam morando e, ao chegarem lá, não viram ninguém.
Os inimigos haviam fugido e deixado tudo para trás, inclusive riquezas e muita comida.
Querem saber o que aconteceu? (Espere a participação).
Enquanto os leprosos andavam em direção ao acampamento, Deus fez com que os inimigos ouvissem um som muito forte, como se fosse o som de um grande exército marchando até eles.
Com medo, os inimigos pensaram que o rei de Israel havia pagado a outros exércitos para atacá-los e por isso fugiram.
Então os leprosos entraram nas barracas do acampamento e comeram, beberam, pegaram prata, ouro, roupas, tudo que achavam e que os inimigos haviam deixado.

Turma, os leprosos não pensaram somente neles não, eles avisaram ao rei de Samaria que os inimigos tinham fugido e que havia no acampamento muitas riquezas e comida suficiente para todo o povo."

Recursos Visuais:
Dedoche 
- Personagens dos Leprosos

 



Imagens pintadinhas 
Os Leprosos
Para preparar bons recursos de inovação...
Eis mais uma possibilidade!

Cenário com Papelão e cones
Cenário para Os leprosos...
Um cenário todo feito com caixas de papelão e cones!
Observe que as Imagens foram muito bem pintadas
e o acabamento no verso do recurso também ficou caprichado!
Olha aí o capricho!
Tudo encapadinho!



Atividades:








Lembrancinhas:


Aplicação da Lição
Enfatize aos seus alunos que não importa quão difícil possa ser a situação. Devemos sempre confiar em Deus. Ele sempre atende nossas orações.




Oração:
Fale da importância da oração. Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo a Deus porque Ele sempre nos ouve e por todas as coisas que ele sempre nos dá.


Lanche:
sirva um lanchinho gostoso e nutritivo.






 Conclusão




 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.




 

Aqui lições, pré aulas, brincadeiras, ilustrações e muito mais






Juniores de 9 e 10 anos: 2° Trimestre 2019 - Tema: Vitórias do Povo de Deus - Cpad






 Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo



 Brincadeiras para unir pais e filhos



 Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil




  Brincadeiras para unir pais e filhos




 Moldes de meninas e meninos da net



 Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-






Fontes consultadas:
As imagens foram tiradas da net. 
Revista Ensinador cristão. 
Adaliahelenablogspot.com.br
bogdaebi.blogspot.com/
apascentarospequeninos.blogspot.com/
ministerioinfantil
juniores.blogspot.com
Escola Biblica Dominical Infantil
Ensino infantil num clique
blogtiale.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com.
evangelismoinfantil.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista Cpad


LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019



 Juniores de 9 e 10 anos: 2° Trimestre 2019 - Tema: Vitórias do Povo de Deus - Cpad



 Revista Juniores de 9 e 10 anos: 1° Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo mais sobre Deus




LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018



 Revista Juniores de 9 e 10 anos: 4° Trimestre 2018 - Tema: Servindo a Deus com alegria


 Revista Juniores de 9 e 10 anos: 3° Trimestre 2018 - Tema: História de Fé e Coragem


Revista Juniores de 9 e 10 anos: 2° Trimestre 2018 - Tema: Igreja, casa de Deus: Cpad



 Revista Juniores de 9 e 10 anos: 1° Trimestre 2018 - Tema: Os Amigos de Jesus





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017



 Revista Juniores de 9 e 10 anos: 4º Trimestre 2017 - Tema: A História de Jesus: Cpad



 Revista Juniores de 9 e 10 anos: 3º Trimestre 2017 - Tema: A vida de Jesus: Cpad... mais »



 Revista Juniores de 9 e 10 anos: 2º Trimestre 2017 - Vitórias do Povo de Deus: Cpad



 Juniores de 9 e 10 anos: 1º Trimestre 2017 - 


LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016



Juniores de 9 e 10 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD. Servindo a Deus com Alegria


Juniores de 9 e 10 anos 3º Trimestre 2016 - CPAD


Juniores de 9 e 10 anos PRÉ-ADO - 2º Trimestre de 2016 - CPAD





 Lições Bíblicas Infantil: 2º Trimestre 2019, brincadeiras, ilustrações, histórias...



 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019



Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!

OBRIGADO!!!


ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET



 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário