9 de junho de 2017

Lição 11: Jesus anda sobre as águas: Subsidio: Jardim de Infância de 5 e 6 anos


através deste site.Almeida Revista e Atualizada Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE


Pré - aula:


Musica:





Base bíblica: Mateus 14:22-33
Objetivo: Mostrar as crianças que devemos confiar em Jesus em qualquer situação, pois Ele é poderoso e nos ama.



Título da Lição:


É hora do versículo:




  História Bíblica





Jesus anda sobre as águas
Texto: Mateus 14:22-33; Marcos 6:45-51; João 6:16-20
Versículo: Mateus 14:32 “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Ideias para o ensino:

1- Providencie um barquinho e bonecos (pode ser de Playmobil); flanela azul para o mar e cinza para as nuvens.
2- Escreva o versículo com uma das figuras abaixo.

3- Deixe que as crianças brinquem com o material da aula para fixação. 4- Amplie as figuras abaixo e retire da bíblia para contar.

Ensino:
Depois de falar para uma grande multidão, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto despedia a multidão. Depois subiu sozinho a um monte para orar.


Nuvens de tempestade encheram o céu. Jesus podia ver os discípulos no barco enquanto estava no monte. Eles estavam com dificuldades. O vento soprava forte. As ondas batiam no barco, que estava afundando.


De repente, os discípulos viram alguém andando por cima da água, em direção a eles, e pensaram que era um fantasma!


Jesus gritou para eles: “Sou eu. Não tenham medo!”, mas os discípulos não estavam certos de que era Jesus. Ele estava andando sobre as águas! Alguém pode fazer isso? Só pode ser um fantasma, ficaram com muito medo! Mas Jesus estava falando: sou eu.

Por isso, Pedro disse: “Se você realmente for Jesus, me mande andar até você sobre as águas”. Jesus respondeu: “Venha”!


Pedro colocou os pés para fora do barco, e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas Pedro olhou para o vento e as ondas, e ficou com medo. De repente ele começou a afundar, não confiou mais! Pedro gritou: “Senhor, salva-me!” Os discípulos olhavam sem acreditar. Como pode ser isso? Pedro também andou sobre as águas por um tempo, enquanto confiou e não teve medo! Os discípulos de Jesus se esqueceram de que Ele era o filho de Deus. Ele tinha e tem todo o poder, pode fazer o que achar necessário. Você crê nisso?

Quando Pedro ficou com medo e parou de confiar, começou a afundar naquelas águas. Então, Jesus o salvou!


Jesus o alcançou e puxou Pedro para fora da água. Jesus perguntou a Pedro: “Por que você não confiou em mim?” Eles subiram para dentro do barco e a tempestade parou.


Os discípulos adoraram a Jesus e disseram: “Verdadeiramente você é o Filho de Deus!”


  Recurso visuais: 




 Trabalho manual:
1- Figura para colorir. Providencie várias cópias;


2- Faça o trabalho com tampa de caixa, EVA, palitos de sorvete ou pregador e papel azul.



Mais sugestão de atividades:
 





  DIVERSÃO EXTRA
Faça pesos de papel para dar às crianças, que servirão de lembrete da lição. Encha vidrinhos de comida de bebê com água até a metade. Coloque algumas gotas de corante azul e uma colher de glicerina (disponível em farmácias). Em cada vidro, coloque em pequeno "bote" feito de esponja recortada e lance-o sobre o "mar". Feche bem a tampa do vidro e cole no lugar. Quando o vidro for sacudido, ondas vão se formar. Na medida em que a água se acalma, ore e peça para Jesus acalmar seus temores. Quando a água parar, seu coração já estará calmo também! 

  DIVERSÃO EXTRA
Brinquem de "Mantenha os olhos no prêmio". Coloque seu Kit da História atrás da mesa, no chão, e deixe as crianças escolham uns seis ou sete itens para serem alinhados sobre a mesa. Faça todos olharem bem para os objetos e depois se virarem de costas enquanto você retira ou acrescenta um item. Mande alguém identificar o que está faltando ou o que foi acrescentado. Quem acertar vai escolher o próximo item a ser modificado. Termine lembrando às crianças de que o verdadeiro prêmio é seguir a Jesus, e o único meio de segui-lO é mantendo os olhos e a fé fixos nEle.

  HORA DA LEMBRANCINHA:


Como o tema é fixar os olhos em Jesus, nada melhor do que um óculos cheios de olhinhos.


  Lembrancinhas:



Oração: Ore com as crianças, pedindo a ajuda de Deus para confiar Nele sempre.

Lanche: sirva um lanche saudável e gostoso.


 Faça um apelo - ore com as crianças


Oração: 




Comunhão / Encerramento



Clique nos
links abaixo

Clique aqui: Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2º Trimestre 2017 - Cpad~




Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes:
Cpad
Adaliahelenablogspot.com.br

blogtiale.blogspot.com
Blogpequeninosdejesus
Tias da Escolinha - Ministério Infantil
www.xdasartes.blogspot.com
Rosamaisbela.blogspot.com.br
(Fonte: revista do mestre Jardim de Infância 3/4, CPAD.p.74 e 75)

Fonte: 21ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA
Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Enciclopédia Bíblica de Trabalhos Manuais, De Gênesis a Apocalipse. Vol 2. Editora Shedd,

2 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar esses auxílios, foram muito úteis para enriquecer a minha aula. Deus continue te abençoando e te inspirando sempre. Bianca Saravel

    ResponderExcluir