17 de fevereiro de 2017

Dinâmica: Confiando em Deus: Lição 08 - Josué lidera uma geração conquistadora e cheia de fé: Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel

   

Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominica
l
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos

através deste site.Almeida Revista e Atualizada

BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

    Professoras e professores, observem estas orientações:1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo.
Estudaremos sobre 
Josué lidera uma geração conquistadora e cheia de fé.
Depois, utilizem a dinâmica “ Confiando em Deus”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Uma excelente e produtiva aula!



  
   Dinâmica: Confiando em Deus


OBJETIVOS:
Trabalhar confiança, a perseverança e a fé no Senhor.

MATERIAL NECESSÁRIO:
– Folha de papel, lápis ou caneta e a história: 

O Alpinista.

DESENVOLVIMENTO:

1. Distribuir para cada participante uma Folha com as questões abaixo:
a. Qual seu maior sonho?
b. Você tem colocado esse sonho diante do altar do Senhor?
c. O que dificulta alcançar esse sonho?
d. Que reações tem diante dessas dificuldades e medos?
Após todos terem preenchido as questões, pedir para deixarem de lado a folha e escutar a história, abaixo:



   Texto de Reflexão
História: O Alpinista

Após muitos anos de preparação, um alpinista resolveu escalar uma alta montanha sozinho, apesar do alto risco e da dificuldade. Quando começou a subir, percebeu que seria mais difícil do que esperava, mesmo assim decidiu seguir em frente. Como a empreitada era muito difícil não conseguiu cumpri-la no tempo programado. Então, começou a escurecer e não era possível enxergar quase nada pois não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens. Quando estava a poucos metros do topo da montanha, escorregou e caiu….. Mas, como bom alpinista, ele havia cravado estacas de segurança com grampos, ao longo da subida e a corda de segurança estava fixada em sua cintura. De repente, sentiu um puxão muito forte que quase o partiu ao meio. Naquele momento, suspenso no ar e em completa escuridão, começou a gritar: OH MEU DEUS, ME AJUDE!!! Sentiu como que uma voz lhe dissesse: CORTE A CORDA QUE TE MANTÉM PENDURADO!!! Hesitou por um momento e se agarrou ainda mais à corda, pois pensou que se a cortasse morreria.

As horas foram passando, e no dia seguinte a equipe de resgate encontrou o alpinista que morreu congelado, agarrado com as duas mãos à corda a apenas 1 metro do chão.

DISCUSSÃO:
1- Pergunta ao grupo:
-O que aconteceu com o alpinista? Ele poderia ter se salvado?
-Como frequentemente lidamos com as mudanças e as situações da vida? Encaramos como ameaças ou oportunidades? Será que realmente temos confiado no Senhor em todas as mudanças que acontecem em nossas vidas?

-O que fazermos para buscar o que queremos?
-Qual a moral da história? Levar o grupo a perceber que nossos medos e falta de confiança em Deus, muitas vezes impedem que concretizemos nossos sonhos. Que esses medos e falsas convicções, tendem a nos paralisar e muitas vezes nos cega e nos impede de enfrentarmos o novo e as novas possibilidades. Muitas vezes preferimos não mudar, mesmo que estejamos em uma situação ruim, para não termos de lidar com o novo e com aspectos que não estamos acostumados. Que tendemos a viver no futuro e no passado, deixando de viver o presente e aproveitar as oportunidades e chances que o Senhor tem nos oferecido. Muitas vezes, por comodismo ou por acharmos que não merecemos, não nos esforçamos o suficiente para alcançarmos nossos objetivos e conquistas.

-O que é preciso, então, para que realizemos nossos sonhos e objetivos? Levar o grupo a perceber que precisamos de fé, oração, jejum, coragem, esforço, etc. Mas, também, ser flexível e realista para perceber quando o sonho ou objetivo não é alcançável e assim sermos capazes de mudar nossa estratégia, buscar ajuda ou aumentar os passos para chegar ao objetivo desejado. Ou até mesmo, mudar nossos objetivos para algo mais factível e possível. O importante é não desistir como aconteceu com o alpinista da história. Enfrentar o novo e as mudanças, com coragem para lidar com as novas situações, pessoas, etc.

Por Rosielly Souza. Foram feitas adaptações por Adália Helena.


  
VEJA TODAS AS LIÇÕES, SLIDES, DINÂMICAS, PRÉ - AULA.
AQUI << Revista Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário