30 de julho de 2023

Plano de Aula Bíblica Adultos/Betel – Lição 05: Obadias – O Juízo Divino Virá

  ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

Mestre, Obreiro(a) ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
EI PROF!
👉 Utilizem um mapa do reino de Edom e 01 figura que mostre o tipo de lugar e habitação do povo edomita.

Mapa e figura são recursos didáticos. 
A utilização do mapa torna a apresentação documentada.


INTERAÇÃO
Obadias trouxe uma mensagem de advertência para o povo de Edom, descendentes de Esaú. Eles seriam punidos pelo Senhor pela crueldade e orgulho contra Judá. 
Obadias nos mostra que Deus é amor, mas Ele também é justo e não tolera o pecado. Existe uma recompensa para a iniquidade: A morte.
O profeta Obadias nos mostra que o ódio e o orgulho não devem ter espaço em nosso coração. 
Faça um autoexame. 
Como está seu coração? 
Ele continua humilde, quebrantado, puro e confiante em Deus? 
Esperamos que sim. 
Contudo, é importante ressaltar que só há uma maneira de guardarmos os nossos corações de sentimentos detestáveis aos olhos do Senhor, como por exemplo, a soberba: 
- Permanecer olhando para Jesus e seguindo seus passos. Só o Salvador pode nos conduzir a uma vida de amor, humildade, perdão e de santidade.

PROF.
Obadias é o menor livro do Antigo Testamento, são apenas vinte e um versículos dentro de um único capítulo. Diferente de Amós que se concentrou em Israel, ele destinou sua mensagem a uma nação estrangeira: Edom. Os edomitas, descendentes de Esaú, trataram os israelitas com crueldade e por isso, foram avisados que receberiam uma retribuição divina pelo tratamento detestável ao povo de Deus. Havia um clamor israelita por este propósito (Sl 137.7).

I - OBADIAS
1. O servo do Senhor.
Obadias é um nome comum, entre árabes e judeus, cujo significado é "servo do Senhor".
É um composto de 'ôbed, "servo", e 'yâ', uma forma abreviada do tetragama 'yhwh' (Jeová). O livro não fornece informações pessoais sobre o autor, por isso nada sabemos sobre sua família, cidade ou profissão. Ele simplesmente diz: "Visão de Obadias" (Ob 1). É provável que o profeta estivesse em Jerusalém durante um período em que a cidade foi atacada. Os edomitas foram cruéis durante esta invasão. Obadias narrou os acontecimentos no estilo de uma testemunha ocular (Ob 11-14). Ele era um homem piedoso, que seguia a ortodoxia judaica e acreditava na justiça divina. Ao ver a maldade dos edomitas, anunciou impelido pelo Espírito de Deus o juízo que estava por vir sobre esta nação. Vale destacarmos que outros profetas também anunciaram o juízo sobre Edom (Jr 49.7-22; Ez 25.12-14; Am 1.11,12).


2. Sua época.
Não podemos afirmar quando o livro de Obadias foi escrito, pois o texto não oferece datas, apenas apresenta indícios de um momento histórico em que os edomitas regozijaram-se com a invasão de Jerusalém, e até mesmo, lucraram com sua destruição tomando parte nos seus despojos (Ob 14,15). Não fica claro a qual invasão o profeta está se referindo. Duas possíveis datas estão entre as mais propostas: 848-841 a.C. e 586 a.C. A data mais antiga refere-se ao reinado de Jeorão. Neste período os filisteus e árabes invadiram Judá e cometeram diversos saques (2 Cr 21.16,17), e os edomitas se aproveitaram do momento para tratar os judeus de uma forma hostil e ríspida (2 Rs 8.20-22). A segunda data refere-se à invasão da Babilônia a Jerusalém, por Nabucodonosor (586 a.C.). Os edomitas ficaram satisfeitos com a destruição da Cidade Santa (Lm 4.21) e aproveitaram a ocasião para promoverem a vingança contra Judá (Ez 25.12). Os israelitas exilados na Babilônia lembravam-se do tratamento desprezível dos edomitas (Sl 137.7). Tudo indica que os versículos 10-14 se referiram ao ataque de Nabucodonosor.

3. Sua mensagem.
O assunto principal do livro de Obadias é o julgamento divino contra Edom por causa de sua hostilidade contra os judeus. A mensagem do profeta nos reporta a promessa que Deus fez a Abraão: "[...] abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem [...]" (Gn 12.3). Os edomitas eram parentes dos judeus. A origem dessa história nos remete ao ventre de Rebeca (Gn 25.22,23). Edomitas e judeus provinham da mesma madre. Enquanto os edomitas descendiam de Esaú, os judeus descendiam de Jacó. O início do conflito começou entre dois irmãos que disputavam a primogenitura e com o passar dos séculos a tensão entre estes dois povos cresceu transformando-se em uma inimizade ferrenha. Deus ordenou que os israelitas tratassem os edomitas como irmãos (Dt 2.5-9), porém, os edomitas cultivaram um ódio velado pelos israelitas e em diversos momentos históricos, deixaram esse sentimento sujo aflorar. Os 21 versículos do livro de Obadias podem ser divididos da seguinte forma: Destruição de Edom (Ob 1-9); as razões para a destruição (Ob 10-14); o veredicto divino (Ob 15-16) e a restauração futura do povo de Deus (Ob 17-21).


•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Harpa Cristã 386 - Vencidos Os Combates


Harpa Cristã 372 - Vencerá (COM LETRA)


BREVE VEM O DIA - 371. HARPA CRISTÃ- (CIFRADO) - Carlos josé


Perto Quero Estar


AO ÚNICO QUE É DIGNO

👇👇
TEXTO ÁUREO
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte.
1 Pedro 5.6.


VERDADE APLICADA
Andemos em Espírito para não sermos dominados pela soberba, revanchismo e ódio, mas revestidos de amor e bondade, confiando no Senhor.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Mostrar o cenário da mensagem de Obadias
- Destacar o pecado do povo de Edom.
- Apresentar lições de Obadias para os dias de hoje.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
  Obadias
1 Visão de Obadias: Assim diz o Senhor Jeová a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do Senhor, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra.

2 Eis que te fiz pequeno entre as nações; tu és mui desprezado.

3 A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derribará em terra?

4 Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derribarei, diz o Senhor.

21 E levantar-se-ão salvadores no monte Sião, para julgarem a montanha de Esaú; e o reino será do Senhor.


LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA Pv 17.5
O que se alegra com a calamidade será punido.

TERÇA 1 Co 1.10
Não haja entre vós dissensões.

QUARTA 2Co 12.9-10 
A graça de Deus nos basta.

QUINTA Ef 4.30-32
A importância de perdoamos uns aos outros.

SEXTA Hb 12.15-17
Cuidado para não se privar da graça de Deus.

SÁBADO 1Pe 2.9-10
A geração eleita, a nação santa, povo de Deus.





MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que possamos resolver os conflitos com sabedoria, oração e prática da Palavra.


ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1– O cenário da mensagem do profeta Obadias
2– O pecado de Edom
3– Obadias para hoje
Conclusão.

👉  EXPLICAR, a partir do exemplo de Edom, como o orgulho e o ódio são prejudiciais a vida cristã.
Adáliahelena.


INTRODUÇÃO
O livro de Obadias tem a peculiaridade de proferir suas palavras contra os edomitas, por causa do mal que causaram a Judá e Jerusalém . A mensagem de Obadias retrata a ira de Deus contra os edomitas.


PONTO DE PARTIDA
Deus é o Juiz de todo o universo.


1- O CENÁRIO DA MENSAGEM DO PROFETA
Obadias.
Os descendentes de Esaú hostilizavam abertamente os descendentes de Jacó, desconsiderando-os como um povo irmão. Tal comportamento suscitou a ira de Deus e, por meio do profeta, o Senhor anunciou o fim daquele povo. As palavras de Obadias a Edom foram: “A soberba do teu coração te enganou” [Ob 3].


1.1. Conhecendo um pouco mais o profeta.
O nome Obadias significa “servo do Senhor”. Nada mais é dito a respeito dele e suas palavras revelam um pouco do profeta. Não há consenso quanto a data de sua profecia. É uma das mensagens proféticas mais difíceis de se estabelecer uma data. A título de informação, recorrendo a vários comentários sobre o livro de Obadias, quanto ao aspecto data, as opiniões chegam a variar do nono até ao segundo século a.C. Os profetas Jonas e Naum têm em comum com Obadias o fato de suas mensagens não serem direcionadas para Israel nem para Judá e, sim, para nação uma estrangeira (ou a respeito dela).
- Revista Betel Dominical, 2° Trimestre/1994 – Auxílios Didáticos ao Professor, p. 18: “Os estudiosos do livro acham difícil designar-lhe uma época específica. Algumas estimativas chegam a variar em torno de seis séculos. Com toda probabilidade, Obadias, profeta que viveu antes do exílio babilônico, previu pelo Espírito de Profecia a condenação de Edom, o maior inimigo de Israel. Compare-se Jeremias 49.7-22 com relação a uma profecia posterior sobre o mesmo assunto, a qual contém muitas similaridades verbais com a predição que temos agora diante de nós.”


1.2. A mensagem do profeta.
Obadias inicia sua profecia dizendo que recebeu uma visão da parte do Senhor a respeito de Edom. O profeta anunciou que os edomitas seriam castigados, assim como outros povos inimigos do povo de Deus. Isso porque os edomitas se alegraram quando Jerusalém foi conquistada pelos babilônios. Essa postura desagradou ao Senhor que, por meio do profeta Obadias, anunciou sua destruição. Embora o cerne da mensagem do profeta fosse o castigo do povo de Edom, Obadias não deixa de trazer uma mensagem de esperança ao povo de Deus. Ele discorre acerca do “Dia do Senhor”. Nesse dia, o profeta afirma que o Senhor traria justiça contra os inimigos dEle, assim como vitória para aqueles que permanecessem fiéis a Deus [Ob 17]. Embora não haja detalhes de como será esse dia, o profeta afirma que: “(…) o reino será do Senhor” [Ob 21], numa clara mensagem de confiança e afirmação na soberania de Deus.

- Bíblia de Estudo Pentecostal: “Embora o Novo Testamento não se refira diretamente a Obadias, a inimizade tradicional entre Esaú e Jacó, que subjaz a este livro, também é mencionada no Novo Testamento. Paulo refere-se à inimizade entre Esaú e Jacó em Romanos 9.10-13, mas passa a lembrar da mensagem de esperança de que Deus nos dá; todos os que se arrependerem de seus pecados, tanto judeus quanto gentios, e invocarem o nome do Senhor, serão salvos [Rm 10.9-13; 15.7-12].


1.3. Deus comanda a história.
No primeiro versículo o profeta diz que as nações estariam se levantando contra Edom: “Visão de Obadias: Assim diz o Senhor Jeová a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do Senhor, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra.” [Ob 1]. Embora por motivos diferentes, as nações que declarariam guerra a Edom, estariam na realidade cumprindo o propósito de Deus sobre aquela nação, mesmo que desconhecessem tal fato. Com isso, fica evidente que Deus comanda a história e a conduz em direção à Sua vontade final.

Adilson Faria Soares (Lições Bíblicas, CPAD, 2° Trimestre de 1993, p. 15-16): “Nos versículos 1, 2, 8, 18, encontramos por quatro vezes as expressões “Assim diz o Senhor” e o “Senhor o disse” como prova de origem e autoridade divina da sua mensagem, que anuncia o juízo moral de Deus contra as nações, inclusive Edom, por sua crueldade contra Israel. Concluímos que todas as nações serão julgadas no dia do Senhor, nenhuma escapará.
- A mensagem de Obadias é um alerta de Deus para todos, mostrando que Deus resiste ao soberbo.


2- O pecado de Edom
Os pecados cometidos por Edom que o levaram a esse terrível juízo foram o orgulho e a crueldade. Por isso, o orgulho deles os destruiriam, pois pensavam que sua posição geográfica seria um empecilho aos ataques inimigos e uma imbatível proteção contra qualquer tentativa de guerra. É assim que a altivez derruba pessoas, nações e líderes que se julgam incapazes de serem atingidos.

Obadias1. 3.3
A arrogância do seu coração o tem enganado, você que vive nas cavidades das rochas e constrói sua morada no alto dos mon­tes;
que diz a você mesmo: 'Quem pode me derrubar?

👇👇
-  Trigésimo primeiro livro da Bíblia
Neste livro acompanhamos a história do profeta Obadias e suas profecias voltadas para o reino de Edom e os edomitas. 
Os israelitas eram descentes de Jacó e os edomitas, descendentes do seu irmão Esaú. A autoria do livro é atribuída a Obadias, sendo este é o menor livro do antigo testamento.

Através de um capítulo, podemos entender que tal divisão entre descendentes gerou conflitos entre os povos. O profeta teve previsões em relação aos edomitas, devido a crueldade com que trataram os outros povos. Quando os israelitas foram levados para o cativeiro na Babilônia, o reino de Edom nada fez para ajudar, e se alegrou com os problemas enfrentados por eles.

Obadias profetiza a queda e a completa destruição de Edom, devido a sua arrogância, orgulho e crueldade em relação aos israelitas. Além disso, mostra que após a queda de Edom, Israel será restaurada.

Portanto, neste livro podemos entender as profecias dadas pelo profeta Obadias ao reino de Edom, mostrando a necessidade de termos compaixão e solidariedade com os próximos.


2.1. A punição de Edom.
A conspiração e a deslealdade das nações vizinhas foi usada para dar início ao propósito de Deus para julgar os edomitas. Por causa do orgulho que os cegou e a atitude de desprezo e contentamento pelo mal que chegou aos moradores de Jerusalém e Judá (povo irmão), a ira do Senhor se acendeu contra eles [Ob 18]. Os edomitas foram exterminados como povo ao longo dos tempos. O lugar de sua habitação, antes lugar de segurança e invencibilidade, tornou-se uma das mais inóspitas da terra. A Palavra de Deus é fiel e se cumpre na vida de todos, ainda que pareçam inabaláveis em suas posições e seguros de seus recursos.

Ev. Valdilon Ferreira Brandão (Revista Betel Dominical, 2° Trimestre/1994, p. 23) comentou sobre Obadias 3: “A soberba do teu coração te enganou”: “Uma das armas que o adversário mais usa para derrotar a muitos é a soberba. Como: Ezequiel 28.2, 9; Atos 12.23; Daniel 4.25, 30, e muitos outros. Pois Deus abate o soberbo e exalta o humilde [Tg 4.6], (…) A soberba dá ao homem asas como águia para viver nas alturas de sua arrogância, porém se esquece que Deus é sobre todas as coisas e nos dá um lembrete: “se puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derrubarei” (ver 4).”


2.2. A violência agrava os conflitos. 
Os edomitas se negaram a ajudar o povo de Israel, quando este precisou atravessar suas terras estando em Cades. Moisés enviou mensageiros ao rei de Edom [Nm 20.14, 17]. Apesar da promessa de que se limitariam a passar pela terra sem causar qualquer prejuízo, a resposta do rei ao pedido de Moisés foi uma dura palavra naquele momento em que Israel precisava de ajuda. Ele não mostrou bondade ou a cordialidade que deveriam existir, pois seus antepassados eram irmãos [Nm 20.18].

Comentário Shedd: “Esta nação, composta dos descendentes de Esaú, irmão de Jacó (que veio a ser chamado Israel), repetidas vezes estava em guerra contra a nação irmã, Israel. O caso mais terrível desta inimizade, entretanto, revelou-se quando os babilônios destruíram a cidade de Jerusalém juntamente com o templo em 586 a.C., oportunidade aproveitada pelos edomitas para depredar o que restava da cidade e das fazendas abandonadas.”


2.3. Judá será restaurada.
Apesar do cenário devastador, segundo Obadias 21, esse panorama seria radicalmente alterado e o curso da história tomaria novos rumos. Judá experimentaria um tempo de restauração: “Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes” [Tg 4.6], O profeta cita os nomes dos patriarcas para promover a esperança de que os exilados veriam as promessas cumpridas, reforçando, desta maneira, a fé do povo em Deus que é fiel à Sua Palavra [SI 115; Mq 7.20], Esta última mensagem de Obadias 21 está de acordo com o grande e perfeito plano de Deus também revelado ao apóstolo João: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” [Ap 11.15].

- O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento: “O reino será do Senhor – Essas foram as últimas palavras de Obadias contra toda a arrogância, o orgulho e a rebelião humana. Edom achava-se indestrutível, mas o Senhor humilhou aquela nação e restaurou Judá, que estava caída. Muitas pessoas são tentadas a achar que estão fora do alcance de Deus. Não obstante, Deus as humilhará, assim como exaltará aqueles que se humilharem diante dEle. E, no grande dia, Ele estabelecerá seu justo governo sobre todos.

- A solidariedade, a cordialidade e a generosidade são essenciais à vida e às relações de todos aqueles que não desejam experimentar as mazelas que a soberba produz.


3- OBADIAS PARA HOJE
A profecia de Obadias foi uma denúncia contra o comportamento do povo de Edom, que não conseguiu restaurar um relacionamento saudável por causa do problema entre os irmãos Esaú e Jacó. A hostilidade entre os irmãos se perpetuou através das novas gerações. Embora os irmãos tenham se acertado [Gn 33.4], as gerações seguintes se sentiram prejudicadas e adotaram um comportamento de rejeição e rivalidade com os descendentes de Jacó.


3.1. A lei da semeadura e retribuição.
Uma das mensagens que continua sendo relevante para os nossos dias: Edom desprezou a lei da semeadura e retribuição. Sua arrogância o enganou a tal ponto que chegou a considerar que estava acima desta lei e que, portanto, jamais seria alcançado por ela [Ob 3]. Notamos que o Senhor revelou a causa da destruição que estava por vir [Ob 10-14], Ou seja, os atos de violência e soberba de Edom teriam consequências. Não nos deixemos enganar, pois o apóstolo Paulo também escreveu sobre esse relevante assunto, enfatizando que de Deus não se zomba [G1 6.7-9].

O escritor aos Hebreus também alertou sobre a justa retribuição que a desobediência recebe [Hb 2.2]. O fato de termos sido alcançados pela graça de Jesus Cristo não nos dispensa de servirmos ao Senhor com reverência e temor [Hb 12.28-29]. Aprendemos com esta reflexão a partir de Obadias e à luz da mensagem do Novo Testamento a importância do arrependimento, vigilância, temor, humildade e um contínuo andar em Espírito.

- Bispo Oídes José do Carmo (Revista Betel Dominical – 2° Trimestre de 2008, p. 26): “Entendeu porque Obadias é um profeta excepcional? Ele nos transmite exemplo de humildade, de amor e de confiança em Deus; adverte-nos contra a soberba, a inimizade e a ira que leva a atos de vingança. O profeta deixa claro que todos aqueles que tiram proveito das desgraças e infortúnios de alguém que esteja sendo punido por Deus, e se ensoberbecem sobre eles, serão julgados por estas atitudes reprováveis. Além de tudo isto, ele coloca-nos diante da grandeza da justiça, do poder e do amor incomparáveis de Deus.”


3.2. O Dia do Senhor.
Sobre o Dia do Senhor, Obadias, assim como os demais profetas, traz ensinamentos de que Deus exige justiça; não apenas em um futuro distante, mas também no tempo em que os acontecimentos se desenrolam contra seu povo: “Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça.” [Ob 15]. O amor e a misericórdia de Deus não permitem que Ele compactue com o pecado e a desobediência dos homens. O dia do Senhor é um dia de julgamento e justiça divina.

Comentário Bíblico Moody: “O Dia do Senhor é o dia em que Deus vai julgar a perversidade e vingar a justiça. Deus é misericordioso, mas não vai tolerar o pecado para sempre. Quando o pecador, individual ou nação, ignora completamente as regras divinas, Ele vem para julgar e vingar [Jl 2.1; Am 5.18-20; Sf 1.7-8,14-18; Ez 25.12-14; 35.1-15]. (…) Os juízos do Senhor se basearão sobre a justiça, não no capricho ou na vingança. O castigo não será menor nem maior que os crimes cometidos. (…) A sentença de um pecador não será desproporcional aos seus pecados, mas por ter certeza de que sofrerá por seu pecado.”


3.3. O alerta de Obadias.
A profecia de Obadias é uma clara mensagem contra o orgulho, a arrogância e falta de cordialidade e empatia entre os homens, principalmente entre aqueles que deveriam mostrar-se solidários e não hostis para com seus irmãos. Não se deve rejeitar ajuda àqueles que se encontram em circunstâncias adversas por causa de situações mal resolvidas no passado, ou mesmo alegrar-se por isso. Fica claro também que o mal comportamento de alguém não é justificativa para que outros assim procedam. Mesmo quando os edomitas negaram ao povo de Israel passarem por suas terras, a ordem do Senhor é que não deveriam revidar. O comportamento de Jacó com sua família no passado não significava autorização para que os edomitas agissem com hostilidade e desprezo com os descendentes dele. O desejo de justiça por algo ou alguém pode facilmente ser confundido com vingança.

- Adilson Faria Soares (Lições Bíblicas – 2° Trimestre de 1993, p. 17): “Deus envia duras calamidades sobre aqueles que se regozijam com o sofrimento alheio [Pv 17.5;24.17-18].Como servos de Deus, não nos alegremos pela queda de alguém, antes demonstremos nosso amor e bondade e contribuamos para recuperá-lo [Mc 13.37; 1Co 10.12]”. Na presente reflexão é oportuno conectarmos o alerta de Obadias exposto neste subtópico com a mensagem de Jesus Cristo: Mateus 5.43-48. Para tanto, precisamos cultivar o “andar em Espírito.

- A mensagem do profeta Obadias é um desafio para todos que arrogam para si a reparação das injustiças sofridas.


CONCLUSÃO
O orgulho e altivez vistos e denunciados pelo profeta Obadias em Edom são como uma semente nos corações dos homens. Quanto mais a pessoa se afasta dos caminhos do Senhor, mais esta semente cresce e vai dominando completamente a vida, levando-o a um caminho de destruição.


👇👇
PENSE NISSO
Ninguém pode desafiar as leis espirituais e sair incólume. O que Deus estabeleceu está estabelecido! Devemos nos atentar para os maus exemplos a fim de observamos o fruto do pecado. Lembremo-nos de Edom. O ódio e o orgulho não devem ter espaço em nosso coração, pois uma vez inseridos, tendem a crescer dentro de nós provocando grandes estragos espirituais. Lembremo-nos de que o arrependimento e a fé em Jesus nos conduzirão ao amor e ao perdão nos livrando de tais sentimentos vis.
Adália Helena.

👇👇
PERGUNTAS INTERATIVA
1. Qual o assunto principal do livro de Obadias?
R. O julgamento divino contra Edom, por causa de sua hostilidade contra os judeus.



2. Quem foi Obadias?
R. Um servo do Senhor que acreditava no princípio da retribuição divina. Ele foi testemunha ocular de um ataque sofrido em Jerusalém, no qual os edomitas aproveitaram-se da situação para vingar-se do povo de Deus.



3. Qual o motivo para o orgulho de Edom?
R. Sentiam-se demasiadamente seguros por causa da geografia e da topografia do local onde habitavam, por isto agiram com soberba.



4. Edom olhou com prazer a destruição de Jerusalém. Como devemos tratar aqueles que sofrem?
R. Não devemos regozijar jamais com o sofrimento de alguém, antes devemos tratar aqueles que sofrem com compaixão. É isto que Deus espera de nós.



5. A profecia de Obadias sobre Edom se cumpriu?
R. Sim. Eles foram destruídos e deixaram de existir como nação. Desapareceram para sempre.



👇👇
SUBSÍDIO 1
Para que possamos entender o livro de Obadias, precisamos ter em mãos um breve resumo da história de Israel. 
O profeta trata de duas nações, Israel e Edom
Mas refere-se a elas por meio da citação de seus antepassados, Esaú e Jacó. Isso ocorre porque era comum para os hebreus identificar as pessoas utilizando o nome de seus antepassados. Ao longo da história entre Israel e Edom, houve momentos de animosidade, e isso perdurou por muitos anos, despertando e mantendo acesa uma inimizade entre dois povos descendentes de Abraão.

Apesar da animosidade entre esses grupos, a recomendação divina aos israelitas era que tratassem os edomitas com respeito, da mesma forma que deveriam tratar os egípcios (Dt 23.7). Essa recomendação os edomitas não seguiram.

O problema foi a atitude de Edom no momento do juízo de Deus. Os edomitas foram condenados não apenas porque se mantiveram distantes e alegres quando seus parentes estavam sendo atacados. Eles foram condenados porque, além de observar o que estava acontecendo participaram dos ataques contra os sobreviventes. Mas seu julgamento não tardaria a vir" (COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 42).


SUBSÍDIO 2
"Obadias é o livro mais curto do Antigo Testamento. Ele é exclusivo entre os livros proféticos do Antigo Testamento por ser dirigido contra uma nação estrangeira, sem oráculos de juízos contra Israel ou Judá.

O profeta tem em vista um ataque militar contra Jerusalém, em que os edomitas participaram alegremente, mas ele não fornece informações que mostre claramente a data da catástrofe. Alguns datam o livro com relação a uma invasão de Judá por filisteus e árabes, durante o reinado de Jeroão, em que se supõe que os edomitas tenham participado. Outros consideram que os eventos que motivaram essa profecia estão relacionados com a invasão de Judá pelos babilônios, que resultou, por fim, no seu colapso, em 586 a.C. Tanto as Escrituras como a tradição judaica mencionam explicitamente, o envolvimento dos edomitas nessa catástrofe final, e o texto de Obadias parece se referir, mais naturalmente, a esse evento" (Profetas Menores: Livro de Estudo. Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p. 103).

  

Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

  2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário