7 de julho de 2023

Plano de Aula Bíblica Adultos/Betel – Lição 02: Oséias – O amor de Deus e a chamada ao arrependimento

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro(a) ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
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👉 Vejam estas sugestões abaixo:
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
EI PROF!
Prof. Na lição deste domingo estudaremos, Oséias – O amor de Deus e a chamada ao arrependimento. Ele nos revela uma história de amor entre Deus e o seu povo. Contudo, os israelitas não compreenderam e nem retribuíram a este amor. Eles escolheram o caminho da maldade, da idolatria, da desobediência e do pecado, indo para longe do Senhor que tanto os amava. Todavia, Deus levantou vários profetas, Oseias foi um deles, para transmitir ao povo rebelde e infiel, suas mensagens de amor, de exortação e de consolo.
- Oseias nos ensina a respeito de um Deus que nos ama de maneira incondicional. Um Pai que deseja ter um relacionamento com os seus filhos, fundamentado no amor e na fidelidade, à semelhança de um casamento.

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- Sugerimos que reproduza o esboço do livro de Oseias apresentado abaixo.
Utilize-o para mostrar aos alunos as três partes principais do livro que possui 14 capítulos.

1. Experiência e entendimento - 1.1- 3.5
a) A vida pessoal de Oseias - 1.1-2.1

b) A Tragédia pessoal e o amor redentor de Oseias - 2.2-23

c)Os procedimentos de Oseias com Gome - 3.1-5

2. O pecado de Israel - 4.1 -13.16
a) A infidelidade de Israel e suas causas - 4.1-6.3

b) A infidelidade de Israel e seus castigos - 6.4-10.15

c)O amor de Jeová - 11.1- 13.16

3. Arrependimento e restauração - 14.1-9
a) A súplica final ao arrependimento -14.1-3

b) A promessa de bênçãos últimas - 14.4-8

c)Epílogo - 14.9
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Hino 35 - Harpa Cristã - O Grande Amor


HARPA CRISTÃ-69-JESUS QUEBROU OS MEUS GRILHÕES.wmv


Oh Jesus me ama - Harpa 169 (legendado) 


Davi Sacer - Confio Em Ti ( Com Letra )


CONFIANÇA EM JESUS - 365. HARPA CRISTÃ- (CIFRADO) - Carlos josé



NOSSA ESPERANÇA - Missão Harpa


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TEXTO ÁUREO
Porque eu quero misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocausto.
Oseias 6.6.


VERDADE APLICADA
a mensagem de Oséias aponta para o imensurável amor de Deus que o moveu a enviar Jesus Cristo para salvar pecador e fazê-lo membro da família de Deus.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Apresentar o cenário da mensagem de Oséias.
- Destacar os acontecimentos na vida de Oséias.
- Mostrar lições do livro de Oséias para os dias de hoje.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
Oséias 1. 2-3
1- Palavra do Senhor, que foi dita a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.

2- O princípio da palavra do Senhor por Oséias; disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.

3- E foi, e tomou a Gomer, filha de Diblaim, e ela concebeu e lhe deu um filho.

Oséias 11. 4
4- Atraí-os com cordas humanas, com cordas de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas; e lhes dei mantimento.


LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA – Os 4 –
A malícia do povo de Israel e Judá.

TERÇA – Os 5 –
A exortação ao arrependimento.

QUARTA – Os 9 –
O pecado de Israel e a sua consequência.

QUINTA – Os 11 –
A ingratidão de Israel.

SEXTA – Os 12 –
A controvérsia do Senhor com Judá e Israel.

SÁBADO – Os 13 –
O pecado de Israel e o seu castigo.


MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore por mais sensibilidade espiritual e amor ao próximo.



ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- O cenário da mensagem do profeta Oséias
2- Os acontecimentos na vida de Oséias
3– Oséias para os dias de hoje
Conclusão.


INTRODUÇÃO
A mensagem de Oséias era centrada na quebra da aliança do povo de Israel com Deus. Sua vida pessoal era uma ilustração pedagógica do amor de Deus e da infidelidade de Seu povo.


PONTO DE PARTIDA
Oséias nos ensina sobre os limites do amor de Deus.


1- O CENÁRIO DA MENSAGEM DO PROFETA OSÉIAS
Em um período de apostasia, onde a adoração aos deuses de outros povos pagãos configurava uma quebra da Aliança do povo de Israel com Deus, o profeta Oséias foi chamado para pregar a mensagem de infidelidade [Os 8.1]. Dessa forma, o povo foi chamado ao arrependimento e a voltar-se para Deus [Os 12.6].


1.1. Conhecendo um pouco mais o profeta.
A narrativa bíblica não traz muitas informações sobre os antecessores de Oséias, a não ser que seu ministério foi exercido nos reinados de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias (reis de Judá) e de Jeroboão II (rei de Israel) [Os 1.1]. Foi contempo­râneo do profeta Isaías e, possivelmente, também dos profetas Amós e Miquéias. Seu ministério prosseguiu por um período de aproximadamente 40 anos ou mais, contudo não há consenso entre os comentaristas. Ele viveu numa época de turbulência na política interna e no cenário internacional.

Introdução ao Estudo do Antigo Testamento
– Esdras Costa Bentho & Reginaldo Leandro Plácido, CPAD, 2019, p. 506): “Quem era Oséias?
a) Oséias era filho de Beeri [Os 1.1] e profetizou para Israel no Reino do Norte. Não há citação a respeito de seu chamado ao ofício profético, mas informes do livro nos permitem saber algo sobre a sua personalidade. Somos informados pelas Escrituras que ele era afetuoso e compassivo, à semelhança de Jeremias, e não tão austero quanto Elias,
b) Recebeu ordem do Senhor para casar-se com uma prostituta [Os 1.2].
c) Oséias foi contemporâneo de Isaías, Amós e Miquéias.
d) Tinha suficiente posição social, para que o nome de seu pai fosse mencionado (Beeri).”


1.2. O engano do culto a Baal.
O capítulo dois narra a metáfora do marido que ama uma esposa infiel, para ilustrar e exortar o povo de Israel sobre o adultério que cometiam ao adorarem outros deuses. Em sua mensagem, o profeta busca comprovar que a prosperidade que Israel experimentou foi um presente de Deus, o Senhor da Aliança [Os 2.10-11,14]. No capítulo três, o profeta narra sua experiência em que Deus o manda se casar com uma mulher adúltera. Essa narrativa do profeta com a metáfora do seu casamento simboliza o conflito entre a adoração ao Deus de Israel e as práticas da religião cananéia, particularmente o culto a Baal [Os 2.8].

O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento: 
“Como Israel se recusou a reconhecer o Senhor como a fonte de prosperidade na agricultura, Deus tiraria Suas bênçãos e não mais supriria as necessidades da nação. (…) O Senhor exporia publicamente a infidelidade de Israel por meio do julgamento. A afirmação “diante dos olhos dos seus namorados” [Os 2.10] indica que os ídolos de Baal seriam incapazes de ajudar Israel, provando, assim, o quão era vão adorá-los.”


1.3. As consequências da infidelidade de Israel.
Oséias buscava entender as causas que traziam sofrimento ao povo e descobriu na apostasia deles a razão de todas as mazelas que enfrentavam. Eles haviam se afastado de Deus, o Criador de todas as coisas, que os acompanhou e não os desamparou em toda a sua jornada desde os seus pais até aquele momento. O profeta, totalmente engajado em sua realidade social, política e religiosa, buscava alertar seu povo para o perigo do engano de seus líderes religiosos. Por isso, sua mensagem foi uma dura crítica à sociedade, que usava a religião como pano de fundo para atender seus próprios interesses [Os 12.2]

R. N. Champlin:
Um profeta ou sacerdote não podia tomar como esposa uma mulher prostituta, sobretudo se ela continuasse praticando a sua “arte”. É assunto de discussões se a esposa de Oséias já era uma prostituta, ou se ela se prostituiu depois de ter-se casado com ele. Este versículo, considerado isoladamente, subentende a primeira possibilidade. Encontramos aqui uma ordem altamente irregular, dada pelo próprio Yaweh. Todas as regras deveriam ser quebradas. Esse homem santo deveria buscar uma prostituta, ainda praticante, para tomá-la como esposa. Através de tão estranha circunstância seria ensinada uma lição objetiva espiritual. A nação de Israel era essa prostituta-adúltera, e Yaweh era seu marido.”

- O tempo de prosperidade do povo de Israel, ao invés de despertá-los para a gratidão a Deus, levou-os à insensibilidade e à apostasia.


2- OS ACONTECIMENTOS NA VIDA DE OSÉIAS
A interpretação dos acontecimentos na vida pessoal de Oséias tem causado extensas discussões no meio dos intérpretes e estudiosos das Escrituras sobre a literalidade ou alegoria do texto. 
O drama familiar do profeta deve ser compreendido como literal ou alegórico?


2.1. O casamento de Oséias:
O retrato da infidelidade de Israel.
A peculiaridade do livro de Oséias reside no fato de que Deus usa o casamento e a infidelidade como figuras antagônicas para denunciar a infidelidade de Seu povo. O adultério não deve estar presente em nenhum relacionamento, ainda mais em um relacionamento baseado no amor e na aliança. Quando a vida espiritual é marcada pela infidelidade a Deus, todos os outros relacionamentos, certamente, estão em risco. A decadência espiritual precede a decadência moral.

O Novo Comentário Bíblico
– Antigo Testamento: “Quando Deus estabelece um relacionamento, Ele exige absoluta lealdade. Por intermédio de Oséias, o Todo-Poderoso anunciou que aplicaria um severo julgamento para libertar Seu povo do torpor religioso e chamar sua atenção. Este julgamento tomaria a forma de secas, invasões e exílio. Apesar do rigor desse ato ter dado a impressão de que Israel seria abandonado para sempre, o Senhor pretendia restaurar o Seu povo.


2.2. Os filhos de Oséias e as mensagens de Deus.
Os três filhos de Gomer e Oséias traziam em seus nomes mensagens de Deus para o povo: 
Jezreel, Lo-Ruama e Lo-Ami. Propositalmente, a mensagem contida nos nomes revelava o crescente descontentamento de Deus para com o Seu povo, mas, também, transmitiam esperança, amor, restauração e renovação.

Jezreel [Os 1.4]. Significa “Deus semeia”.

Também era o nome da cidade onde Jezabel, a idólatra sanguinária, foi morta [2Rs 9.30-37; 10.1 -11 ]. Este nome evocava juízo, Jezreel: onde Deus julgou os idólatras. A menção do nome do menino ensinava às pessoas sobre o juízo iminente de Deus;

Lo-Ruama [Os 1.6] . Significa “Não compaixão”. A menção do nome da menina ensinava que a compaixão de Deus tem limite. Deus julgaria Seu povo como se fosse uma nação idólatra, sem compaixão;

Lo-Ami [Os 1.8]. Significa “Não meu povo”. Este era o filho mais novo. Juntando os três significados, a mensagem é a seguinte: Deus julgaria Israel como uma nação idólatra e sem compaixão, porque não era mais Seu povo.

Warren W. Wiersbe:
Podemos traçar a história de Israel por meio dos nomes dos três filhos de Oséias:
(1) Jezreel [Os 1.4] significa “disperso”; refere-se à época em que Deus espalha Israel entre as outras nações.
(2) Lo-Ruama [Os 1.6] significa “desfavorecida”; quer dizer que o Senhor tira sua misericórdia da nação e permite que ela sofra por seus pecados.
(3) Lo-Ami [Os 1.9] significa “não meu povo”; refere-se àquela época do programa do Senhor em que Israel não comunga com ele e não é o seu povo como antes fora. Oséias 2.1 informa que haverá um tempo em que o Senhor chamará Israel de “Meu Povo” e de “Favor”, quando Cristo retornar, restaurar a nação e estabelecer seu reino justo. Oséias 3.3-5 apresenta um resumo da condição espiritual de Israel.”


2.3. O drama pessoal do profeta.
Como já vimos, Deus escolheu a história triste e peculiar de Oséias, a fim de revelar o Seu coração e manifestar o Seu amor. A história do casamento de Oséias não é aquela que os livros e os filmes mostram sem qualquer problema real. A vida do profeta, além de ilustrar a infidelidade do povo para com Deus, também traz à tona o drama de muitos casamentos que estão em toda parte, inclusive nos arraiais do povo de Deus. Como dito anteriormente, a decadência espiritual precede a decadência moral e isso tem acometido muitas famílias, onde os filhos são os mais prejudicados quando a infidelidade nas relações chega aos lares.


O Novo Comentário Bíblico
– Antigo Testamento: “O ciúme e a disciplina do Senhor podem parecer inapropriados, mas a resposta divina ao pecado de Israel é, na verdade, prova de Seu amor e comprometimento. Deus não admite que coisa alguma arruíne o relacionamento que Ele estabeleceu com os israelitas e fará tudo para preservá-lo. Por fim, Sua fidelidade e misericórdia prevalecerão, e Seu povo voltará a si, dando-lhe o amor que Ele tanto deseja.

- O Senhor ama com fidelidade o Seu povo, mesmo quando o Seu povo se torna infiel.


3- OSÉIAS PARA OS DIAS DE HOJE
A história do profeta Oséias nos ensina sobre os limites do amor e o que está para além de suas fronteiras. Faz-nos pensar sobre até onde é possível amar alguém. Oséias ilustra uma metáfora do que é o verdadeiro amor, um amor que supera as expectativas humanas, um amor que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta” [1 Co 13.7].


3.1. O extraordinário amor de Deus.
Apesar de tanta infidelidade, idolatria, violência, ainda depois de conscientemente rejeitarem a Deus, o chamado amoroso de Deus se fez ouvir através da mensagem do profeta: “Converte-te, ó Israel, ao Senhor, teu Deus; porque, pelos teus pecados, tens caído.” [Os 14.1]. Havia um futuro de prosperidade reservado para os remanescentes fiéis após o exílio. O Senhor prometeu perdão, renovar Sua Aliança e derramar bênçãos abundantes [Os 1.10-11; 2.1-23; 14.1-7]. São promessas que apontam para a vinda de Jesus Cristo, que estabeleceu uma Nova Aliança, e um futuro no qual o povo de Israel, ao se arrepender, será chamado “filhos do Deus vivo” [Os 1.10] e desfrutarão das maravilhosas bênçãos de Deus juntamente com os gentios que se arrependerem [Rm 9.22-33].


O Novo Comentário Bíblico
– Antigo Testamento: “Nossa cultura frequentemente descreve o amor em termos de paixão, sexualidade ou cega devoção. Por essas medidas, o amor é pouco mais do que uma atração incontrolável por alguém. Esse tipo de “amor” busca somente o próprio interesse e “acaba” quando não é correspondido ou satisfeito. Contrariamente, Deus chamou Oséias para buscar um tipo de amor completamente diferente, baseado numa escolha consciente de comprometer-se com alguém para o benefício desse alguém, mesmo sem saber sua resposta a esse presente [Os 3.1-3]. Foi assim que Deus se comprometeu com Israel. O casamento de Oséias foi uma demonstração do casamento de Deus com a adúltera nação de Israel.


3.2. Um chamado ao arrependimento.
O livro de Oseias relata uma história de amor com detalhes constrangedores, que passam longe de uma relação baseada verdadeiramente no amor e no compromisso. Com base nisso, faz clamores agonizantes e cheios de angústia ao reino de Israel, diante da sua situação de terrível apostasia. A dor do profeta ilustra a dor do próprio Deus. Assim como o profeta ansiava trazer de volta sua esposa adúltera, livrando-a da degradação moral e do pecado, da mesma forma Deus ansiava trazer para junto de si o povo de Israel [Os 14.1-2].


Comentário Bíblico Moody:
Israel fora infiel, mas o profeta ainda via esperanças se ela se arrependesse do seu pecado. Israel tinha caído. Literalmente, tropeçado. O pecado colocara uma pedra de tropeço em seu caminho. (…) Israel estivera caminhando na direção do julgamento, que só podia ser desviado através de um completo abandono do pecado e da idolatria e uma volta a Deus e às Suas justas reivindicações sobre as vidas do Seu povo; por isso a ordem: “Convertei-vos ao Senhor”.”


3.3. O desafio de amar outra vez.
O resgate de Gomer representa o resgate de sangue que Deus faria por Seu povo, e, consequentemente, por todos nós pecadores. A dolorosa experiência de Oséias ilustra o amor de Deus, disposto a perdoar um povo que não queria ser perdoado. A ordem dada ao profeta muda o curso da história daqueles que se encontram afastados e perdidos em seus delitos e pecados [Os 3.1]. Quando alguém se afasta de Deus, perde claramente a sensibilidade de amar o outro, considerar o outro, honrar o outro, reconciliar-se de verdade com o outro. O pecado afeta o relacionamento com Deus e, em detrimento disso, também o relacionamento com o próximo.


R. N. Champlin:
A esposa adúltera (Israel) não era muito amorável nem digna de ser amada. Mas o amor de Deus envolvería Israel, tal como Oséias amava a esposa que dele se separara. Foi da vontade de Yaweh que as coisas acontecessem desse modo. Uma grande lição objetiva estava sendo construída. O povo observaria como o profeta lidara com a esposa desviada e se espelharia nela. Talvez essa lição de amor ajudaria a produzir o arrependimento.” CH)

- O livro do profeta Oséias retrata daramente o poder do amor e a possibilidade da reconciliação com Deus e com o próximo.


CONCLUSÃO
O amor de Oséias por sua mulher infiel é com o o amor de Deus pelo pecador [Rm 5.8], Um amor incompreensível e imensurável aos olhos humanos [Ef 3.18-19], mas que alcançou pecadores que não mereciam tal graça e que, hoje, podem viver e testemunhar desse amor todos os dias.

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Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: FIDEXILINA
Objetivos:
+ Refletir sobre atitudes preventivas contra a infidelidade conjugal.
- Enfatizar que o profeta Oseas exortou o povo de Israel ao arrependimento devido a infidelidade a Deus.

Material:
01 frasco de vidro transparente

Nome digitado: FIDEXILINA

Cópia da bula de FIDEXILINA para todos os alunos(vejam no procedimento)

Confetes coloridos

Procedimento:
- Apresentem um frasco de vidro transparente, com o nome FIDEXILINA, colado neste depósito.

- Perguntem: O que este nome FIDEXILINA nos lembra?

Aguardem as respostas. Certamente alguém vai falar que parece nome de remédio.

- Então, falem: Realmente é nome de remédio, para combater a infidelidade conjugal, daí o nome FIDEXILINA.

- Peçam para que os alunos indiquem os elementos para a composição deste medicamento e escrevam no quadro ou cartolina.

Para cada elemento indicado, peçam para que um aluno coloque um confete dentro do frasco de vidro.

- Depois, falem: Vamos ler o que está descrito na bula de FIDEXILINA?

Observação: 
Quando vocês falarem sobre a composição do medicamento, para cada palavra citada, o aluno deve colocar um confete dentro do vidro.

FIDEXILINA 1000mg

Apresentação: Frasco com 60 comprimidos revestidos de amor.

Composição: Cada comprimido de FIDEXILINA contém:

Respeito 100 %

Confiança 100 %
Oração 100 %

Vigilância 100 %

Encantamento 100 %

Sabedoria 100 %

Compromisso100 %

Diálogo 100 %

Comunhão 100 %

Companheirismo 100 %

Informações ao paciente:

FIDEXILINA tem ação preventiva.

Conservar o medicamento em local de fácil acesso para ambos os cônjuges.

Respeite sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Indicação:

FIDEXILINA é indicado no tratamento a curto, médio e longo prazo da seguinte condição: Qualquer alteração por pequena que seja que conduza a infidelidade conjugal.

Contraindicação:

Não há contraindicação de FIDEXILINA 1000 mg.

Precauções:

A vigilância é essencial no aparecimento dos sintomas de infidelidade conjugal.

Durante o tratamento é recomendável a leitura de Filipenses 4.8.

Atenção especial deve ser mantida quando “o outro” está por perto.

Deve haver disposição, com mente e coração abertos, por parte dos cônjuges para o uso do medicamento.

Reações adversas:

Com o uso constante de FIDEXILINA, observa-se reação adversa no “outro”, que deseja introduzir-se no relacionamento conjugal, como: Ansiedade, distúrbio do sono, irritabilidade, mau humor.

Posologia:

A dose diária recomendável é de 01 comprimido ao dia para cada cônjuge.

Se necessário, a dose pode ser aumentada para 02 ou 03 vezes ao dia, em caso de indícios que podem conduzir a infidelidade conjugal.

A ingestão de FIDEXILINA juntamente com um devocional na família aumenta a absorção do medicamento.

Superdosagem:

Não há conhecimento de intoxicação por superdosagem. Mas, converse com seu cônjuge se está havendo cuidados excessivos, para que não se sinta sufocado com suas atitudes, lembre-se sempre é bom manter o equilíbrio e o bom senso.

Farmacêutico responsável: Espírito Santo

- Para concluir, falem que o profeta Oseias ensinou que, semelhante ao que é requerido em um casamento, o amor e a fidelidade são fundamentais na nossa relação com Deus.
Ideia original desconhecida(uso do modelo de bula de remédio para outros fins).
Fonte: Dinâmica, Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
///atitudedeaprendiz.blogspot.com.


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PENSE NISSO!
Oseias tem muito a nos ensinar, sobretudo, com a sua vida. Sua pregação apresenta um Deus que ama incondicionalmente. Deus abençoou Israel com liberdade e terra, transformando escravos em uma grande nação. Porém, Israel mostrou-se infiel. Oseias denunciou com veemência a infidelidade de Israel um pouco antes de sua destruição pela Assíria em 722 a.C. Ele nos ensinou que a relação de Deus com seu povo é fundamentada no amor e na fidelidade, ou à semelhança de um casamento.

Deus instruiu Oseias a se casar com uma prostituta, como um lembrete vivo de que o povo de Israel tinha se prostituído espiritualmente, ao adorar os deuses locais. Quando a esposa de Oseias tem três filhos, dos quais apenas o primeiro é claramente identificado como sendo de seu marido, Deus instrui Oseias a dar-lhes nomes que simbolizam o destino potencial de Israel: Jezrel, que significa 'Deus dispersa', Lo-Ruama, que significa 'Não haverá misericórdia', e Lo-Ami, que significa 'Não meu povo'.

A esposa de Oseias, por fim, o deixa e aparentemente vai viver com outro homem, que a trata como sua propriedade legal. Agindo sob ordens de Deus, Oseias a compra de volta. 'Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de uvas' (3.1).

Oseias, então, profetiza que o povo será punido, se seus costumes não forem alterados rapidamente. Mas apesar da sua infidelidade, Deus pede que eles retornem, prometendo: 'Eu sararei a sua perversão, eu voluntariamente os amarei" (Manual Bíblico: Entendendo a Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, pp. 268,269).


    Louvor
Harpa Cristã - Hinos Antigos da Assembléia de Deus - Os Melhores Hinos




CORINHOS - PLAYLIST COMPLETA



Eu Tenho Um Chamado - Quatro por Um



Perto Quero Estar




AO ÚNICO QUE É DIGNO



Santo é o Senhor | CD O Poder do Teu Amor | Aline Barros


Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo


  2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
  

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