8 de julho de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 02: A Identidade do Espírito Santo

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👇
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

 Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Deixai Entrar o Espírito de Deus - 85 - Harpa Cristã.mpg


A Unção Real - 101 - Harpa Cristã.mpg



Jesus Cristo Mudou Meu Viver


Aline Barros - Renova-Me


Dia de Pentecostes


48 - Santo Espírito, enche a minha vida


SANTO ESPIRITO ÉS BEM VINDO AQUI


Fernanda Brum - Espírito Santo

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
A Identidade do Espírito Santo

👇
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Espírito Santo
Objetivo: 
Refletir sobre os tesouros que recebemos de Deus, enfatizando que o Espírito Santo faz morada naquela pessoa que aceita Jesus, como seu salvador.

Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel dourado
¼ de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo.
Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
Falem também: Desde a conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, afirmando que o assunto da lição é sobre este tesouro: O Espírito Santo.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com.


TEXTO DE REFERÊNCIA
  
Jo 15.26-27
26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

27 E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.


LEITURA SEMANAL
Seg 1Co 2.10
O Espírito Santo penetra todas as coisas.


Ter At 13.2
O Espirito Santo fala.


Qua Tg 4.5
O Espirito Santo sente ciúmes.


Oui Ef 4.30
O Espírito Santo se entristece.


Sex 1Co 12.11
O Espirito Santo é distribuidor de dons.


Sab At 20.23
O Espirito Santo revela.


VERSÍCULO DO DIA
João 14.17
O Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber. porque não o vê, nem o conhece; mas vos o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. 


VERDADE APLICADA
Embora seja parte integrante da Trindade, o Espírito Santo possui uma identidade própria.


Bíblia online
Bíblia sagrada online



OBJETIVOS DA LIÇÃO
-  Entender que o Espírito Santo é uma Pessoa;
-  Compreender a divindade do Espirito Santo;
-  Especificar os atributos do Espírito Santo.


INTRODUÇÃO
O Espírito Santo é uma Pessoa, por isso existem características e atributos que Lhe são inerentes fazendo com que se destaque e diferencie de demais seres. Ele é divino, porém habita no homem e se comunica com ele.


PONTO CHAVE
O conhecimento sobre o Espírito Santo nos leva a experimentar de um Deus relacional que habita em nós".


1 - A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
Embora saibamos que o Espírito Santo faz parte da Trindade, é importante entender que Ele também é uma Pessoa. A Bíblia deixa registrado, em várias passagens, que o Espírito Santo é uma Pessoa e possui todas as qualidades inerentes ao ser.


1.1. O Espírito Santo que se relaciona
Uma das capacidades de uma pessoa é a de se relacionar. O Espírito Santo se relaciona com os homens, e isto encontramos em vários textos da Bíblia. No livro de Atos dos Apóstolos, observamos o Espírito Santo se relacionando com Paulo durante as viagens, inclusive revelando lampejos do futuro (At 20.23), como também direcionando-o em suas viagens (At 16.6). Como Templos do Espírito Santo (1Co 6.19), devemos nos lançar em um relacionamento de intimidade com Ele e usufruir de Suas particularidades.


1.2. O Espirito Santo tem sentimentos

Como Pessoa, o Espírito Santo tem sentimentos e as Escrituras nos chamam a atenção no que tange a personalidade do Espírito Santo. Encontramos, em Efésios 4.30, uma recomendação onde Paulo nos orienta a não entristecer o Espírito Santo. Ele se entristece quando os Seus santos pecam ou vivem uma vida em desobediência à vontade divina. Tiago ressalta que o Espírito Santo tem ciúmes dos Seus (Tg 4.5). Neste contexto, o autor refere-se ao zelo do Senhor por Seu povo, pois deseja que nos relacionemos com Ele e não com o mundo. O Espírito Santo habita em nós. Pertencemos a Deus, e, se mantivermos amizade com o mundo, nEle despertaremos ciúmes (Tg 4.4).


REFLETINDO
O Espirito Santo é dotado de personalidade, e a personalidade é o que determina a individualidade uma pessoa moral; aquilo que é dotado de inteligência sentimento e vontade.
Bispo Primaz Dr. Manoel Ferreira


2 - A DIVINDADE E A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
Falar da divindade do Espirito é afirmar que Ele é o Espirito de Deus que atuou em todo o Antigo Testamento e que, na compreensão neotestamentária, é revelado como o Espirito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade.


2.1.O Espírito Santo na Criação
Sabemos que o Espirito Santo agiu na criação, movendo-Se sobre as aguas (Gn 1.2). A palavra hebraica utilizada neste versículo traz a raiz do verbo richef (voar, flutuar, pairar), enquanto a palavra Ruach (Espirito) é a mesma palavra para vento; indicando assim uma conexão entre os termos utilizados na Língua Original. Outro momento em que encontramos a ação do Espírito Santo está em Gênesis 1.26, no uso do verbo fazer em: "Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança". O verbo mostra a Trindade evidenciada em sua desinência (mos); indicando a primeira pessoa do plural; traduzido do hebraico, cujo prefixo (Nun) no verbo asoh e quem evidencia a primeira pessoa do plural e, consequentemente, demonstrando que o Espírito Santo se faz presente no concilio para a criação do homem. Esta verdade é confirmada em Jó 33.4 ao dizer "O Espírito de Deus me fez, e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida'. O Espírito Santo tem também poder de criar.


2.2. O Espírito Santo em Jesus

Em toda a trajetória de Jesus, vemos a ação do Espírito Santo, começando na maneira como Maria ficou grávida; Em Mateus 1.18 diz que Maria "...achou-se ter concebido do Espirito Santo. O que estava no ventre de Maria era fruto e obra do Espírito Santo. No batismo de Jesus o Espirito Santo veio na forma corpórea de uma pomba (Mt 3.16),e depois Ele conduziu Jesus ao deserto para ser tentado (Mt 4.1). Em todos os momentos, vemos o Espirito Santo com Jesus; ajudando-O na execução da tarefa. Jesus falou da vinda do Espírito Santo, dizendo que o Consolador estaria conosco, nos ensinaria
e nos guiaria em toda a Verdade (Jo 16.13).


3 - ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO
Quando dizemos da Divindade do Espírito, referimo-nos ao fato de ser da mesma essência de Deus, sendo assim, possui atributos que são atribuídos somente a Deus, como os atributos naturais e os morais da Divindade.


3.1. Os atributos naturais
Os atributos naturais ou essenciais são aqueles que dizem respeito ao fato de Deus ser Deus, tais como Seu conhecimento e poder. Sendo assim o Espírito Santo é Onisciente, Onipotente e Onipresente. O salmista exalta estes atributos no Salmo 139 ao dizer: "Tu conheces o meu pensamento (2); para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? (7); a soma dos teus pensamentos é grandiosa (17)" O Espírito Santo, além de conhecer todas as coisas, tem poder para operar milagres e por Sua virtude, Deus nos enche de paz, gozo e esperança (Rm 15.13).


3.2. Os atributos morais
Quando falamos dos atributos morais, referimo-nos aos que se relacionam no sentido de caráter, tais como: santidade, fidelidade, amor e misericórdia. Como o próprio nome diz, o Espírito é Santo e por isso opera no homem a santificação. O Espírito também mostra para o homem a fidelidade de Deus em relação ao chamado; revelando Sua graça e misericórdia todos os dias. Tudo aquilo que faz parte do caráter de Deus e do caráter de Cristo também faz parte do Espírito Santo. Jesus disse que o Espírito Santo estaria conosco todos os dias, por isso precisamos nos encher a cada dia mais do Seu amor, de Sua graça e de Sua misericórdia.


CONCLUSĀO
Sabendo que o Espírito Santo é uma Pessoa, temos a certeza de que seremos consolados e auxiliados tendo a nossa vida profundamente cuidada por Ele, mormente em nossos sentimentos e emoções.

Existem características marcantes que fazem parte da identidade do Espírito Santo: Ele é o executor dos
projetos de Deus.
Fonte: Revista Betel Conectar

  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário