22 de julho de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 04: O Espírito Santo no Novo Testamento

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👇
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

 Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
O MOVER DO ESPÍRITO (QUERO QUE VALORIZE) - ARMANDO FILHO | LETRA - 1999


Espírito Santo (Ao Vivo no YouTube Music Night)


Harpa Cristã: 85

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
O Espírito Santo no Novo Testamento
Sugestão
Para inicio
Dinâmica: Pentecostes
Objetivo: 
Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.

Material:

01 versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line.
Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.

Procedimento:
- Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: 
Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou ensinar a pronúncia das palavras.
Fonte da dinâmica/blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com

OU
ASSIM
Dinâmica: Marcas do Espírito Santo
Objetivo:
Reconhecer a atuação do Espírito Santo na vida do cristão.
Material:
1/2 uma folha de papel ofício para cada aluno

01 caneta para cada aluno

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

- Falem: Antes da conversão a Cristo, não tínhamos ainda conhecimento sobre atuação do Espírito Santo. Éramos como uma folha como esta (mostrem a folha). Mas, depois da conversão ao aceitar a Cristo, nossa vida se modificou, mudanças espirituais aconteceram através da atuação do Espírito Santo.

- Agora, peçam para os alunos para amassarem o papel.

- Falem: As marcas deixadas no papel podem representar(de forma simples) as transformações efetuadas pelo Espírito Santo nas nossas vidas. Nunca mais seremos os mesmos.

- Perguntem:

O que o Espírito Santo tem efetuado em sua vida?

Aguardem as respostas.

Exemplos de respostas: convenceu do pecado, da justiça e do juízo, Batismo com o Espírito Santo, o Fruto do Espírito, os Dons Espirituais, consolação etc.

Escrevam as respostas no quadro, para que sejam socializadas.

- Finalizem, fazendo um resumo das atuações do Espírito Santo na vida do crente.
Ideia original desconhecida do uso do papel amassado
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica: atitudedeaprendiz.blogspot.com

TEXTO DE REFERÊNCIA:
Atos 2.1-13
1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?

8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,

10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,

11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

12 E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?

13 E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.


  LEITURA SEMANAL
Seg 1Pe3.18
O Espírito Santo vivificou Cristo.

Ter 1Co 6.1
O Espírito Santo justifica e santifica.

Qua 1Co 2.13
O Espírito Santo ensina.

Qui At 9.31
O Espírito Santo consola.

Sex Ef 1.13
O Espírito Santo nos selou para o dia da redenção.

Sab Rm 8.16
O Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus.


VERSÍCULO DO DIA
Lucas 24.49
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto
sejais revestidos de poder.


VERDADE APLICADA
No NT, o Espírito Santo é revelado de forma clara e objetiva; veio para habitar com o homem; capacitando-o a cumprir o plano de Deus.



Bíblia online

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Observar a ação do Espírito Santo no Pentecostes
- Mostrar o Espírito Santo na vida dos Apóstolos;
- Compreender a presença do Espírito Santo nos livros do NT.


INTRODUÇÃO
Jesus sopra, de forma profética, o Espírito Santo sobre Seus discípulos (Jo 20.22), mas foi no Pentecostes que os discípulos tiveram uma experiência cabal de tal modo a terem sua vida transformada e começarem a anunciar o Evangelho com autoridade e ousadia.


PONTO CHAVE
O Espírito Santo veio para estar com os discípulos de Cristo, capacitando-os a cada dia mais a viver o Reino de Deus e cumprir o IDE de Jesus.


1 - A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO PENTECOSTES
O Pentecostes foi um marco na história dos cristãos, pois, além de transformar os discípulos em testemunhas, foi justamente ali que a igreja foi inaugurada, de fato, em cumprimento ao que Jesus disse: "Eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16.18.


1.1.O cumprimento de uma promessa
Além de ser o cumprimento da promessa de que Deus derramaria do Seu Espírito sobre toda a carne descrita pelo profeta Joel em 2.28-32, Jesus também disse aos Seus discípulos para ficar em Jerusalém, até que do alto eles fossem revestidos de poder (Lc 24.49). O texto de Atos 2 é categórico ao dizer que se cumpriu o dia de Pentecostes, e todos foram cheios do Espírito Santo (At 2.1-4). O Espírito Santo não era mais uma promessa, agora se tornava real, atuante é presente na vida de Seus discípulos. Pedro, em sua pregação, pode dizer que a promessa diz respeito a todos quanto o Senhor chamar (At 2.39). Cabe a nós tomar posse desta promessa, para que sejamos cheios do Espírito Santo.


1.2. Uma colheita maravilhosa
Na festa de Pentecostes, traziam sempre os primeiros frutos, porém, neste Pentecostes, os primeiros frutos foram quase 3000 almas, que reconheceram a Jesus como o Salvador (At 2.41). O Espírito Santo, pela primeira vez, veio para estabelecer o Seu domínio, pois hoje vivemos a dispensação do Espírito Santo e um dos Seus propósitos é capacitar os discípulos para fazerem a obra de evangelização. Jesus disse que o Espírito Santo convenceria o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Enquanto pregamos, é o Espírito que trabalha no coração dos ouvintes, conscientizando sobre a necessidade do arrependimento.


REFLETINDO
No Novo Testamento, o Espírito Santo revela o Seu desejo de permanecer no homem, revestindo-o e habitando em seu íntimo. Gordon Chown


2 - O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DOS APÓSTOLOS
É notável a transformação que aconteceu na vida dos Apóstolos. Antes do Pentecostes o que se notava eram homens tímidos e temerosos, porém agora, sob o poder do Espírito Santo, se tornaram homens corajosos e intrépidos na pregação da Palavra.


2.1. Uma vida de testemunho
O escritor Lucas disse que, quando a virtude (do grego, dynamis - poder, capacitação) do Espírito Santo fosse derramada, os discípulos seriam testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra (At 1.8). Esta passagem é muito forte, pois a palavra testemunhas neste texto não tem a ver apenas com alguém que presenciou algo, mas sim com alguém que se torna mártir por uma causa. A presença do Espírito Santo na vida dos discípulos foi tão impactante que eles preferiram morrer a ter que deixar de anunciar o Evangelho. Que Deus nos ajude a ter o mesmo fervor que os primeiros discípulos!


2.2. Missionários dirigidos pelo Espírito Santo
O grande desejo de Deus, ao derramar sobre eles o Espírito Santo, era a salvação do ser humano e consequentemente, evangelização do mundo. Os discípulos, revestidos de autoridade e poder, passaram a proclamar o Evangelho em várias regiões daquela época. Pedro, cheio de poder, levou o Evangelho à casa de Cornélio depois de um direcionamento do Espírito Santo (At 10.19-21); Felipe também, através de uma direção do Espirito Santo, foi para um caminho que o conduzia até Gaza, que estava deserta e ali evangelizou um etíope e este até foi batizado (At 8.26-39). Paulo empreendeu três viagens missionárias levando o Evangelho aos judeus nas sinagogas e depois aos gentios.
Somente em obediência ao Espírito Santo é que obteremos êxito na grande comissão.


3 - O ESPÍRITO SANTO E OS LIVROS DO NT
Os Escritos Sagrados têm a inspiração do Todo-Poderoso, por isto o Espírito Santo cuidou de cada detalhe, para que as verdades essenciais fossem preservadas e transmitidas ao povo daquela época e, posteriormente, às futuras gerações.


3.1. Os Evangelhos e Atos
Os Evangelhos constituem a maior fonte inspirada de informações acerca de Jesus, Seu ministério e a obra que realizara compreendidos em 4 livros: Mateus, Marcos, Lucas e João. O Espírito Santo usou cada um dos evangelistas dentro de sua cultura em visões diferentes. Mateus enfatiza Jesus como rei dos judeus, o Messias prometido, Marcos aborda Jesus como o servo sofredor, Lucas, em seu Evangelho, revela Jesus como Filho do Homem. O livro de Atos dos Apóstolos, apresenta a caminhada da Igreja que no poder e na força do Espírito Santo disseminou o cristianismo.


3.2. As cartas e o Apocalipse
As cartas possuem um teor didático muito forte, pois, além de trazer informações acerca do Reino de Deus, possuem conselhos práticos sobre a maneira como os cristãos deveriam se portar, e ainda, apresentam uma doutrina sadia, que sustentou a Igreja primitiva. Um dos homens que mais contribuiu através das cartas foi o Apóstolo Paulo, que, debaixo da inspiração do Espírito Santo, escreveu cartas até mesmo da prisão, dando alento aos fiéis bem como fortificando a Igreja com a Palavra de Deus. Não podemos deixar de citar também o livro de Apocalipse, que significa revelação, é o livro da escatologia bíblica e o único livro profético do NT.


CONCLUSÃO
Assim como o Espírito Santo esteve presente na vida dos discípulos, operando milagres e prodígios, Ele também está conosco. Precisamos apenas buscar e desejar ardentemente Sua presença, para que direcione a nossa vida, projetos e ministério.

 No NT, o Espírito Santo não veio de maneira esporádica como no AT, mas sim de maneira permanente e plena, ajudando os discípulos a cumprir o IDE de Jesus.
Fonte: Revista Betel Conectar.
  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário