29 de julho de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 05: A Ação do Espírito Santo na Nova Aliança

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👇
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

 Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Harpa Cristã 688 // ESPIRITO ENCHE A MINHA VIDA.


O MOVER DO ESPÍRITO (QUERO QUE VALORIZE) - ARMANDO FILHO | LETRA - 1999


Espírito Santo (Ao Vivo no YouTube Music Night)

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
Lição 05: A Ação do Espírito Santo na Nova Aliança

TEXTO DE REFERÊNCIA:
2 Corintios 3.7-11

7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,

8 Como não será de maior glória o ministério do Espírito?

9 Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.

10 Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória.

11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.


  LEITURA SEMANAL
Seg At 4.31 
O Espirito Santo encheu os discípulos para pregar.

Ter At 2.2-4 
Através do Espírito Santo, os discípulos falaram em outras línguas.

Qua Mt 10.19-20 
O Espírito Santo falará por intermédio dos cristãos.

Qui 2 Co 3.17 
Onde está o Espírito do Senhor, neste lugar existe liberdade.

Sex Rm 14.17 
Reino de Deus é alegria no Espírito Santo.

Sab 1 Co 3.16 
Somos o Templo do Espírito Santo


VERSÍCULO DO DIA
Atos 2.17
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em
Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.


VERDADE APLICADA
Em o NT, o Espírito Santo confirma no coração do homem o amor de Deus e o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário.


Bíblia online
Bíblia sagrada online


OBJETIVOS DA LIÇÃO
-  Entender a ação do Espírito Santo no Novo Testamento;
-  Compreender a atuação do Espírito Santo na vida dos discípulos;
-  Observar a atuação do Espírito Santo no mundo.


INTRODUÇÃO
Em o NT, podemos observar de uma forma totalmente inédita a ação do Espírito Santo, tanto na Vida e Ministério de Jesus, como na de Seus discípulos após o Pentecostes. Todavia, após a descida do Espírito Santo, este vem atuar de tal forma no ser humano que traz conscientização acerca do sacrifício de Cristo e produz a edificação da Igreja.


PONTO CHAVE
Deus concede aos santos, nestes tempos, a oportunidade de viver sobre os domínios de Seu Espírito; cabe-nos aproveitar esta graça maravilhosa".


1 - A AÇÃO DO ESPÍRITO HOJE
Deus se revelou progressivamente na história da humanidade, de tal forma que Ele se revela plenamente na Pessoa e na Obra de nosso Senhor Jesus Cristo, que, quando em Seu Ministério terreno, nos prometeu a companhia e o consolo de Seu Santo Espírito (Jo 14.16).


1.1. A Plenitude dos tempos
Paulo fala que Cristo veio na plenitude dos tempos (Gl 4.4). Esta expressão "plenitude dos tempos" explica que Jesus veio no tempo de Deus e que o momento era propício para a vinda do Salvador; tanto no âmbito político quanto no religioso. Foi neste momento de crise que Jesus se manifestou para cumprir o Plano da Redenção e inaugurar os "últimos dias" (At 2.17). Moisés foi quem inaugurou a Antiga Aliança (do hebraico berit) que perdurou até Cristo, mas agora Jesus veio inaugurar a Nova Aliança (do grego diatheke), um tempo de salvação e plenitude, não de morte, como foi na Lei.


1.2.O Espírito Santo na Nova Aliança
Jesus inaugurou a Nova Aliança e, logo após a sua partida, enviou o Espírito Santo para estar com Seus discípulos. Em Lucas 24.49, disse aos Seus discípulos para perseverarem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos do poder, promessa esta cumprida em Atos 2. Nesta época de domínio do Espírito Santo, vemos os discípulos e a igreja vivendo milagres e o sobrenatural de Deus; percebemos também a manifestação dos dons espirituais, conforme descrito em 1Coríntios 12. O Espírito Santo também age na transformação do caráter humano gerando o Fruto do Espírito de acordo com o registro de Gl 5.22.


REFLETINDO
"(...) a morte de Cristo de forma vicária é chancelada pelo Espírito Santo na vida dos discípulos".
C.I. Scofleld


2 - ESPÍRITO SANTO CONSOLA E INSTRUI
Na Nova Aliança, vemos que o Espírito Santo veio para habitar junto com os crentes, a ponto de nos tornar Templo dEle (1Co 3.16). A presença do Espírito é imprescindível na vida daqueles que querem amadurecer e se desenvolver objetivando cumprir o IDE de Jesus.


2.1. O Espirito Santo nos consola nas tribulações
Jesus deixou claro que, no mundo, teríamos aflições, mas deveríamos ter bom ânimo (Jo l6.33) O Apóstolo Paulo passou por tribulações e perseguições foi preso por diversas vezes, além de sofrer naufrágios e fome (2Co 1123-27). No quesito psicológico foi abandonado por alguns companheiros e sofreu diversas perdas, mas nos deixou varias verdades, e uma delas é que o Espírito Santo, o Divino companheiro, intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26). Todas as vezes que passarmos por situações adversas, devemos crer que o Espírito Santo está conosco, nos consola e nos impulsiona a prosseguir.


2.2. O Espírito Santo como Mestre
O Espírito Santo nos guiará em toda a Verdade (Jo 16.13), justiça (Sl 25.9) e nos ensinará todas as coisas (Jo 14.26). Ele é o Mestre e, como aprendizes, buscamos Sua orientação. Esta aquisição se dará com o exercício diário da fé (Rm 1.17) e com a busca diligente de Sua Palavra (Sl 32.8), que nos encherá o coração com a Verdade e os Princípios do Reino; levando-nos a uma atitude de obediência, refletindo o caráter de Cristo pela atuação do Espírito Santo.


3. O ESPÍRITO SANTO REPROVA E CONVENCE
No que se refere ao Espírito Santo atuando no mundo, a Bíblia deixa claro que uma de Suas atribuições é o de conscientizar o homem sobre o pecado e sua necessidade de arrependimento diante de Deus, aceitando o sacrifício de Cristo Jesus.


3.1. Convencendo o homem do pecado
Jesus, ao fazer alusão ao Espírito Santo, disse que Ele convenceria o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). No Pentecostes, vemos o Espírito atuando neste âmbito quando alguns da multidão estavam com o coração compungido, e perguntaram o que deveriam fazer (At 2.37). A palavra "compungido", chama atenção, pois em seu sentido original grego traz a ideia de "ter a mente agitada", ou seja, o Espírito Santo usando a palavra ministrada por Pedro para convencer os homens. O resultado disto foi quase três mil almas se rendendo ao poder do Evangelho (At 2.41).


3.2. O caso de Ananias e Safira
O caso de Ananias e Safira ficou como exemplo pra mostrar o quanto é necessário se ter reverência com as coisas sagradas. O mesmo Espírito que dirige e aprova algumas atitudes, também se entristece e reprova a desobediência, bem como a mentira. A palavra de Pedro para Ananias foi muito dura, vejamos: "Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, retivesses parte do preço da herdade? (At 5.3). O resultado de tal ato foi morte instantânea, conforme registra o texto: "(...) caiu e expirou" (At 5.5a). Que Deus nos guarde de tamanha desobediência, para que vivamos no temor do Senhor.


CONCLUSÃO
O Espírito Santo atuará objetivando a conscientização dos pecadores quanto a necessidade de arrependimento, mas também atuará na vida dos crentes; mostrando a necessidade de santificação.

*  O mesmo Espírito Santo que opera para o arrependimento dos pecados, traz também punição àqueles que endurecem o coração e prevaricam contra Deus.
Fonte: Revista Betel Conectar

  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário