26 de outubro de 2019

Lição 04: Ele sim! Betel Conectar+ 4º Trimestre de 2019 - Jovens

Versículo do dia
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1.3


Para impactar
Jesus morreu em uma cruz, e pagou o preço de sangue para que pudéssemos ter a chance de sermos chamados filhos de Deus e, assim, agirmos como tais.


Objetivos da Lição
- Entender que precisamos buscar viver em santificação;
- Compreender que a comunhão com Cristo é fundamental para o cristianismo;
- Aprender que Deus espera que, cada vez mais, o homem se volte para Ele.


Textos de Referência.
Atos 2.41-47
41 - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43 - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45 - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.



Introdução
Jesus é a razão da nossa existência, Ele é tudo que precisamos para que possamos ter uma vida plena e feliz. Lamentavelmente, muitos têm virado as costas para tão grande amor e não têm entendido o quão especial é poder olhar para dentro de si e encontrar algo chamado Comunhão com Cristo.


Ponto chave
O primeiro ponto, para se ter uma comunhão real com Cristo, deve ser o reconhecimento de que Ele é Senhor sobre todos os nossos caminhos.


1. TENDO COMUNHÃO COM CRISTO
Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 1 João 1.6


1.1. Entendendo o que é comunhão
Comunhão é o ato de se identificar com alguém, com quem se estabelece um contato harmonioso tanto em forma de pensar como na forma de agir, é uma socialização próxima com o caráter moral e afetivo.
Ter comunhão com alguém é sentir que você tem um amigo, alguém com quem você possa contar em todas as situações.
-Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3.6



1.2. Passos para a comunhão real
Para se ter uma comunhão rela e plena, além do reconhecimento de Cristo em todo o nosso caminho, também é necessário tratar Jesus e o Reino dos céus como prioridade:
-Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33
É necessário também um coração verdadeiramente adorador, que reconheça o quão grande e glorioso é o Senhor, pois Ele procura estas pessoas para a comunhão.
-Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4.23



Para refletir e adorar
O legalismo ofende a justiça de Deus porque julga os irmãos segundo um código moral humano e não em termos de uma comunhão com Cristo. Russel Shedd


2. TENDO COMUNHÃO COM O PRÓXIMO
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12.10


2.1. Vivendo em harmonia
Como foi visto acima, o cristão deve em todo o tempo estar em comunhão com Deus, e o reflexo real dessa comunhão está na unidade com os irmãos.
A prova viva de que entendemos que, com Cristo estamos na luz é quando demonstramos com ações e sentimentos a importância de vivermos em comunhão com o próximo.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1.7



2.2. Dedicando-se ao próximo
O inicio da Igreja primitiva foi marcado por quatro ações que identificam o cristianismo como essencialmente caridoso e altruísta.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. Atos 2.44
Os apóstolos demonstravam que o cumprimento do Evangelho de Cristo estava em apresentar o reino dos céus e em amar o próximo.
Amaram, respeitaram e se dedicaram a cada irmão, exatamente como nós fomos chamados e devemos fazer. A melhor forma de demonstrar seu amor a Deus é amando seu irmão.

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros... 1 João 1.7



3. SANTIFICAÇÃO, UM ESTILO DE VIDA

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12.14


3.1. O que é santificação?

John Wesley escreveu: A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão".
A santificação é o esforço contínuo para se separar do pecado, e consequentemente se aproximar de Deus.
Em Hebreus 12.14, está escrito que a santificação é a chave para que possamos nos encontrar com Deus, pois sem ela jamais veremos ao Senhor.
A santificação é a demonstração clara do desinteresse pelos padrões sociais e morais regidos por este mundo, e o completo interesse por cumprir a vontade de Deus.



3.2. O processo de santificação
A santificação é um processo gradativo, em que a leitura bíblica, a oração, o jejum, o amor ao próximo, o perdão e outras ações fazem com que o indivíduo se separe cada vez mais do pecado e se aproxime de Deus.
A santificação se evidencia através da transformação e do crescimento contínuo do cristão perante as pessoas e Deus.
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4.7



Conclusão
A comunhão com Deus, com os irmãos e a busca pela santificação são armas extremamente eficazes contra as ciladas do inimigo, desde que saiam da teoria e sejam praticados contínua e diligentemente. Você foi chamado para uma grande obra, e só depende de sua dedicação ao Senhor para fazer a diferença em meio a esta geração que pratica o pecado deliberadamente.
Aprendeu
Responda
1. O que é comunhão?



2. Quais são as quatro ações que identificam o cristianismo como essencialmente caridoso e altruísta? 



3. O que é santificação?





BÍBLIA ONLINE

Lições bíblicas Betel
Ano 2019
 Revista Betel Conectar+ 4º Trimestre de 2019 - Jovens: Tema: “Escapa-te por tua vida!”













Lições bíblicas Betel



Lições bíblicas Betel








Lições bíblicas Betel








 Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família



 


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário