12 de outubro de 2019

Lição 02: Eu me importo! Betel Conectar+ 4º Trimestre de 2019 - Jovens

Versículo do dia
Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 1 João 3.17




OBJETIVOS DA LIÇÃO 
Aprender sobre beneficência;
Compreender o valor do amor ao próximo;
Aplicar valores da caridade nas nossas vidas.


Para impactar 
Devemos escapar do comodismo e demonstrar com ações que o nosso próximo é sim muito importante pois, se não amarmos o próximo como amaremos a Cristo?


TEXTO DE REFERÊNCIA
16 Conhecemos a caridade nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
17 Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele a caridade de Deus?
18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
19 E nisto conhecemos que somos da verdade e diante dele asseguraremos nosso coração. 
1 João 3.16-19


Introdução
Nesta lição, estudaremos sobre o valor de se estender a mão ao necessitado. Veremos que a verdadeira riqueza não está ligada ao que se possui, e sim a capacidade de doar. Amar o próximo não é apenas um sentimento, mas também uma ação.


Ponto chave
Só vencemos a indiferença desse mundo se nos tornarmos a diferença. "Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governa o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente, quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente" John Wesley


1. O QUE É AMAR O PRÓXIMO?
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22.39


1.1. O verdadeiro amor
O Senhor Jesus durante o seu ministério terreno fez questão de, inúmeras vezes, demonstrar a importância de amar o próximo.
Quando Ele diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos, significa que devemos fazer com que o nosso próximo viva com a mesma dignidade que nós vivemos.
Amar é ter compaixão, é querer bem, é se colocar no lugar do outro, sendo que este sentimento deve ser constante e interminável. Escreveu o grande escritor Max Lucado:
"Meu amor por você terminará no mesmo dia em que o amor de Deus por mim tiver fim.



1.2. Uma prova de amor
Há inúmeras demonstrações de amor na Bíblia, mas uma história que se encaixa muito bem neste tema é a parábola do Bom Samaritano (Lc 10.25-37), na qual um homem é assaltado e agredido, ficando desfalecido na estrada. Dois religiosos passam ao largo, porém um samaritano demonstra o verdadeiro valor do amor ao próximo, sem olhar para a cultura, a religião, a cor e tantas coisas mais, ele prontamente decide ajudar o seu próximo, sem reservas, apenas por amor.
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.", Mt 5.16


Quem entende o amor de Deus descobre que:
Todos temos valor – todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus – Gn 1:27;
Ninguém é perfeito – todos pecamos e precisamos de salvação – Rm 3:23-24;
Todo pecado é ruim – Deus detesta até o menor dos pecados; todos merecemos castigo – Rm 6:23;
Jesus morreu por todos – ele levou o castigo de todos que creem, independentemente do tamanho dos seus pecados – Jo 3:16-17.


Esse conhecimento ajuda o crente a ver que não é superior nem inferior a ninguém. Ninguém na terra é mais nem menos digno de amor. Se Deus, que é perfeito, ama seu próximo, como pode o crente não amar? Quem ama a Deus, ama seu próximo (1 Jo 4:19-21).





Para refletir e adorar
Se o amor é auto-doador, então inevitavelmente ele vulnerável à dor. Jonh Stott


2. O PAPEL DO CRISTÃO
E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. Lc 3.10,11



2.1. A importância de se fazer o bem
Imagine uma corda branca extremamente extensa e que, apenas no início dela, cerca de um centímetro fosse vermelha, imaginou? Pois bem, vamos dizer que esta corda é a linha do tempo, e que, enquanto a parte vermelha é a nossa vida terrena, a branca representa a eternidade.
A parte vermelha por menor que seja é fundamental para definir onde e como estaremos no restante da corda. O que isso significa?
Significa que o que fazemos aqui na terra determina como será a nossa eternidade.
Fazer o bem ao próximo além de uma ordenança do próprio Senhor Jesus, também produz recompensa:
"Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício. Pv 19.17



2.2. Estendo a mão

Vemos nos dias de hoje milhares de pessoas que são consumidas pela avareza (apego excessivo a riqueza) e pelo egoísmo (amor exagerado a seus próprios interesses), porém, nada é mais satisfatório na vida de um cristão do que ver a alegria de quem é alcançado por uma mão estendida em momentos de adversidades.
Só venceremos a indiferença desse mundo se nos tornarmos a diferença.
"Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governa o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente, quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente" John Wesley

E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Hb 13.16.



3. FAZENDO A DIFERENÇA
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Tm 1.7


3.1. Mãos preparadas
A beneficência deve ser uma prática comum a todo cristão que observa a Palavra de Deus. A mesma compreende alguns requisitos básicos, sendo que o primeiro e mais importante é o amor ao próximo, mas paralelo a este, torna-se necessário saber abordar a pessoa que será ajudada, demonstrando que ela é importante e que a ajuda oferecida não tem outro propósito a não ser dignificar a pessoa, já que alguns indivíduos se sentem humilhados e envergonhados diante da situação de precariedade.
O livro de Tiago trata da verdadeira religião que está fundamentalmente ligada à beneficência.
"A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.", Tg 1.27



3.2. Tendo estratégias
Para o êxito da beneficência através da igreja do Senhor é importante criar estratégias desde o recolhimento dos donativos até a sua entrega. Também se faz necessário que os voluntários sejam pessoas de fé, inteligência e coragem.
"E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Hb 13.16



Conclusão
O maior mandamento entre todos é "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo." Esse amor precisa ser demonstrado não apenas em palavras mas também em ações! O verdadeiro cristão é sensível aos problemas e necessidades alheias. Pare e pense: as suas atitudes e obras para com o próximo refletem o amor de Cristo e sua profissão de fé?


Responda
1. O que significa amar o próximo?



2. Como podemos vencer a indiferença? 



3. O que é necessário para o exercício de beneficência?








Lições bíblicas Betel
Ano 2019
 Revista Betel Conectar+ 4º Trimestre de 2019 - Jovens: Tema: “Escapa-te por tua vida!”













Lições bíblicas Betel



Lições bíblicas Betel








Lições bíblicas Betel







 Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família

 


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário