4 de outubro de 2019

Lição 01: A origem do homem: Central Gospel - Jovens e adultos

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
 Salmos 8.3-9
3 - Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste.
4 - Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
5 - Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
6 - Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
7 - Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
8 - As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
9 - Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!


Salmos 139.13-16
13 - Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14 - Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.




TEXTO ÁUREO
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1.26

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Saber que todo ser humano tem a sua origem em Deus, que é único e eterno Criador;
Entender quem é Deus através da revelação da Sua Palavra, conhecendo-o intimamente como Deus criador;
Crescer na fé, no amor, no conhecimento e em maturidade emocional e espiritual;




Palavra introdutória
Qual a origem do ser humano? 

Esta pergunta é feita há séculos por indivíduos de quase todas as classes sociais. Querer saber a procedência da vida e onde tudo começou é o que fazem as comunidades científicas, filosóficas e religiosas - todas buscam continuamente explicar o mistério da ascendência da raça humana. Além de desejarem saber qual é a fonte, todos querem entender o que ou quem é essa fonte.
Afinal, quais são as razões, motivações e propósitos do surgimento do homem? Nesta primeira lição da revista, percorrendo diversas passagens do Livro dos livros, abordaremos esse tema, examinando algumas teorias científicas, evolucionistas, naturalistas, materialistas e religiosas. Com a inspiração, iluminação e revelação do Espírito Santo, temos a certeza de que obteremos as respostas que almejamos. João 5.39.



1. A EVOLUÇÃO HUMANA
Charles Robert Darwin (1809-1882) é o mais conhecido, estudado, comentado e citado do mundo científico acerca da evolução. Ele foi um naturalista britânico, estudante de Medicina, Teologia e História Natural. Em seu livro "A Origem das Espécies", Darwin introduziu a ideia da evolução a partir de um ancestral comum. Nesse livro, o cientista apresenta à comunidade acadêmica a Teoria da Evolução.
A evolução humana é o processo de mudanças e desenvolvimento (ou evolução) pelo qual os seres humanos emergiram como uma espécie distinta. Deste modo, pode-se dizer que a evolução humana corresponde ao processo de mudanças que deu origem ao seres humanos diferenciando-o como uma espécie.



1.1 Viemos dos macacos?
A ideia de que o homem veio do macaco surgiu logo após o lançamento do livro de Darwin, baseado no argumento de que todos os seres humanos, possuem um ancestral comum e pertencem ao grupo dos primatas com características comuns.
Não! O homem não veio do macaco. A comunidade científica não reconhece e jamais declarou como verdade a teoria evolucionista. Se o homem evoluiu do macaco, por que o macaco não evoluiu?
Por que o macaco em um processo lento e gradual, não se tornou outra criatura?
O relato sobre a origem do homem conforme apresentado em Gênesis é sério, ordenado e direto em seu apela à razão humana. Como o restante do Universo Criado, o homem é mostrado como se originado a partir de um ato pessoal, espontâneo e livre de Deus. 

Ninguém é um macaco evoluído e nem foi um macaco primitivo (Fonte:
Portal da Educação). Como afirma o texto bíblico, o ser
humano tem a sua origem em Deus (Gn 1.27; 2.7; Sl 95.6;
Ml 2.10; Ef 2.10).



2. DEUS E A SUA CASA
O ser humano procura saber de onde veio; ele procura entender se sua origem deu-se em razão de uma explosão cósmica, de forças mágicas e cegas ou de outro motivo qualquer. Ao longo dos anos a Ciência vem oferecendo à humanidade informações relevantes acerca de tal questionamento.
Diante dos argumentos científicos, evolucionistas, filosóficos e de todas as teorias até agora conhecidas, resta o ser humano saber que a antropologia judaico-cristã e a antropologia bíblica têm a dizer acerca de sua origem. Um estudo profundo sobre Deus e a Sua Palavra responde a todas essas questões (Sl 139.14-16; Jo 5.39; 17.17).



2.1. Deus existe?
Todo efeito precisa, obrigatoriamente, de uma causa. Uma das mais sólidas evidências de Deus é o universo visível aos olhos humanos. Vivemos em um mundo regido por um sistema perfeito e complexo, que obedece a uma ordem específica. A natureza declara a realidade de uma ser superior vivente; as obras de Deus revelam a Sua existência real. Sl 19.1; Jr 32.17; At 14.15-17.


2.2. A crença em um Deus: uma atividade sobrenatural da fé
Crer em Deus é o primeiro passo para saber a origem do homem (Hb 11.6). 

Por meio da fé e da razão, todos podem: conhecer Seus nomes e caráter; crer nele; ter comunhão com Ele; entender quem Ele é; compreender Sua natureza; e conhecer os planos; promessas e projetos que Ele tem preparado para cada indivíduo indistintamente (Os 6.3).


2.3. A Palavra de Deus

A Bíblia é, sem sombras de dúvidas, o documento mais importante de que a raça humana dispõe. Por essa razão, ela precisa ser lida, estudada e receber o devido crédito. A Escritura Sagrada tem a resposta certa e definitiva para as grandes questões humanas: De onde eu vim? Quem sou eu? Por que estou aqui? O que faço aqui? Que sentido tem a minha existência? Para onde vou?
Com a plena convicção da existência de Deus, com a decisão acertada de Nele crer - o que envolve o corpo, a alma e o espírito - com o estudo sistemático, meditação e obediência às ordens bíblicas, o Espírito Santo revelará ao homem os mistérios de sua origem (2 Tm 3.16).



3. O CRIACIONISMO BÍBLICO
O criacionismo é a doutrina bíblica que assevera: Deus criou intencionalmente, a partir da sua Palavra, tudo quanto existe (visível e invisível), e os sustém pelo Seu poder (Sl 33.6,9). Esse ensinamento é extremamente importante, pelo fato de ser o único sistema capaz de responder as perguntas mais básicas e elementares de todo e qualquer ser humano, oferecendo-lhe um significado maior e mais abrangente.
Na Escritura, o mistério da origem humana é desvendado no seguinte verso: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou (Gn 1.27). Com essas palavras, o autor sagrado revela que todos nós fomos gerados, formados e criados por Deus.



3.1. Deus criou o homem do pó da terra

A Bíblia afirma que o ser humano foi formado do pó (Gn 2.7); que ele é barro (Jr 18.6). O patriarca Jó presta o seu depoimento pessoal: Eis que vim de Deus como tu;do lodo também fui formado (Jó 33.6).
Através dos anos, a comunidade científica tem comprovado a veracidade dos fatos narrados na Bíblia. Eis alguns exemplos:
O cientista Emery Slosson, no início do século passado, ficou fascinado ao constatar a precisão química existente no texto sagrado. Disse ele: "O homem foi feito do solo, e os mesmos 14 elementos químicos existentes no solo estão presentes no corpo humano, isso é fantástico".
Anos mais tarde, o bioquímico Kevin Griffin em seu artigo científico intitulado "A composição elementar da vida", classificou 23 elementos químicos do solo e também constatou que todos eles estão presentes (em quantidade variável) na composição do homem.



3.2. Deus fez o homem com Suas próprias mãos
Deus fez todas as coisas pelo poder de Sua palavra: (...) E disse Deus (...). Apenas o homem, a coroa da Criação, foi feito pelas próprias mãos do Senhor.
Deus formou Adão com Suas próprias mãos porque o homem seria especial, superior e diferente de tudo quanto fora criado até então (Sl 8.5,6; Jr1.5). Com esse ato de amor sublime, o Criador deixou para sempre as Suas impressões digitais no corpo no corpo, na alma e no espírito do homem (Is 49.16).



CONCLUSÃO

O ser humano é considerado a coroa da criação por ter sido criado de maneira diferente. Deus fez, configurou e formatou o homem com as Suas próprias mãos e, em seguida, soprou em seus narizes o sopro da vida.
O homem foi habilitado a ser frutífero, fértil, produtivo e, além disso, a usufruir da comunhão com o Senhor, evidenciando, assim, que foi o Eterno quem lhe deu a vida (Gn 1.26-28).
O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Sendo Ele triuno - Pai, Filho e Espírito Santo -, o homem é, do mesmo modo, triuno: espírito, alma e corpo.



ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. De acordo com o que foi exposto nesta lição, cite uma das mais sólidas evidências da existência de Deus:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Vídeo aula:


Central Gospel
ANO 2019 

  Revista Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 60 - 4º Trimestre de 2019 - Tema: Corpo, Alma e Espírito: Central Gospel



  Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 59 - 3º Trimestre de 2019 - Tema: Família Cheia da graça: Revista Central Gospel


  Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 

 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017

 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel



Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário