
Os selos (bulas, dos quais a palavra "selo postal" é derivado) são pequenos pedaços de argila usados nos tempos antigos para documentos. Quando uma carta chegava ao seu destino com o selo partido, isto indicava que a carta tinha sido aberta antes de chegar ao seu destino.
Embora as cartas não tenham sobrevivido ao grande incêndio que ocorreu em Jerusalém com a sua destruição. Os selos feitos de cerâmica tipo argila - foram preservados graças ao fogo, deixando testemunho sobre a existência das cartas e até mesmo as pessoas por trás delas.

De acordo com Ortal Kallaf e o Dr. Joe Uziel, diretores da escavação em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel: "nas inúmeras escavações na cidade de David foram encontradas dezenas de selos, atestando a administração desenvolvida pela cidade durante o período do Primeiro Templo.
Nos últimos estágios do período, desde o rei Ezequias (cerca de 700 AC) até a destruição de Jerusalém em 586 AC - os nomes dos funcionários aparecem na inscrição hebraica antiga. Através dessas descobertas, aprendemos não só sobre a administração desenvolvida na cidade, mas também sobre as pessoas que viveram e serviram no setor público ".
Algumas das bolas mencionam nomes bíblicos, alguns dos quais ainda são usados hoje - por exemplo, Pinchas. Uma bula particularmente interessante foi escrita, "Ahyiav ben Menahem". Estes dois nomes são conhecidos no contexto do Reino de Israel; Menahem era o rei de Israel, enquanto Ahyiav não aparece na Bíblia, mas seu nome é semelhante ao nome de Acabe - o rei de Israel, que é notório pelas histórias do profeta Elias, embora a ortografia do nome seja ligeiramente diferente. Também no Livro de Jeremias na Septuaginta, e em Josefo (Antiguidades dos Judeus 15: 7-8).
Calaf e Uziel acrescentam que a aparência do nome de Ahyiav é interessante por dois motivos principais. O primeiro é um testemunho adicional dos nomes familiares da Bíblia que aparecem na Judéia no período que pré-destruição do Reino de Judah. "Esses nomes são, aparentemente, parte da evidência de que, após o exílio das tribos de Israel, refugiados do Reino do Norte chegaram a Jerusalém e se tornaram parte da administração em Jerusalém", explica o Dr. Uziel.
A segunda razão é que o selo levanta entre os estudiosos é que os dois nomes que aparecem na bulla - Achiyav e Menahem - eram os nomes dos reis de Israel.
Embora Ahab(Acabe) seja retratado como uma figura indesejada na Bíblia, o nome continuou a ser usado - embora em uma versão completa na ortografia. Tanto na Judéia do fim do período do Primeiro Templo, como refletido no Livro de Jeremias e no selo, até após a destruição - no exílio babilônico até o tempo do Segundo Templo, Josefo.
Esta rara coleção de selos junta-se ao tesouro dos selos descobertos nos últimos anos na Cidade de Davi e nas outras áreas antigas de Jerusalém, que fortalecem nossa compreensão do status administrativo e econômico de Jerusalém durante o período do Primeiro Templo. Eles contribuem grandemente para a investigação de muitos tópicos e questões relacionadas à sociedade e cultura contemporâneas. Auxiliam no estudo do Hebraico bíblico, escrita hebraica antiga, arte, literatura e muito mais.
Os vários achados arqueológicos descobertos nas recentes escavações serão apresentados pela primeira vez ao público em geral na 18ª Conferência de Pesquisa da Cidade de David. A conferência arqueológica anual do Instituto Megalim ocorrerá nesta quinta-feira, 7 de setembro, no Parque Nacional da Cidade de Davi em Jerusalém.
Fonte e Imagens: Autoridade de Antiguidades de Israel/// Arqueologiabiblica.com

► Arqueologia Bíblica
► É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário