14 de janeiro de 2018

Dinâmica: Jesus, Filho do Homem e Filho de Deus: Lição 03: Quem é Jesus: Discipulando – 1º. Ciclo – Conhecendo Jesus e o Reino de Deus – Novos Convertidos

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Quem é Jesus.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. 
– Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Jesus, Filho do Homem e Filho de Deus”.



Dinâmica: Jesus, Filho do Homem e Filho de Deus
Objetivo:
Conscientizar os alunos de que Jesus é humano e divino.
Material didático:
Folhas de papel A4 ou ofício,
lápis ou canetas.
Atividade didática:
Divida a turma em 2 grupos. Entregue para cada grupo uma folha de papel A4 ou ofício. Explique ao primeiro grupo que eles devem, em grupo, relacionar na folha de papel cinco coisas que Jesus fez ou falou que provam que Ele é Deus, enquanto que o segundo grupo irá relacionar na folha de papel cinco coisas que Jesus fez ou falou que provam que Ele é um homem comum. Depois que todos terminarem, peça que um aluno de cada grupo leia a relação do que escreveram em voz alta. Faça algumas considerações caso seja necessário. Conclua a dinâmica explicando que a Bíblia afirma que Jesus é Deus e tem todos os atributos divinos: Jesus é eterno (Jo 1.1), Jesus existe por si mesmo (Cl 1.17; Jo 1.3), Jesu é onipresente (Mt 18.20), onisciente (Mt 17.27; Jo 2.25), Jesus é Todo-Poderoso (Jo 1.3; Hb 1.2; Lc 8.25), Jesus é Soberano (1 Pe 3.24). Leia com os alunos as referências. Mas Ele também foi um homem perfeito, e como homem as Sagradas Escrituras afirmam que Jesus esteve sujeito a todas as limitações físicas próprias da humanidade: teve sede (Jo 19.28), fome (Mt 21.18) e cansaço (Jo 4.6); e sentiu alegria ( Lc 10.21), tristeza (Mt 26.37), amor (Jo 11.5), compaixão (Mt 9.36), surpresa (Lc 7.9), ira (Mc 3.5) e morte (Lc 24.20) Na Cruz, o puro e imaculado que é Jesus, toma sobre si os pecados da humanidade. Não mais simbolicamente, como no Antigo Testamento, mas de forma real. A miséria, o pecado, a desgraça, a morte tocam no propiciatório que é Jesus e tudo é lavado, purificado, liberto. Para isso é que foi necessária a morte de Cristo na Cruz.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Fonte: Blog/ escriba Digital.blogspot.com


► Lição 03: Quem é Jesus
► Dinâmica: Jesus, Filho do Homem e Filho de Deus: Lição 03
► Pré-Aula - Lição 03: Quem é Jesus




Discipulados Diversos - Com vários temas Bíblicos Arquivo

 Discipulando - 1º. Ciclo – Tema: Conhecendo Jesus e o Reino de Deus – CPAD

 BÍBLIA ONLINE
 BÍBLIA SAGRADA ONLINE



O planejamento curricular da Revista Discipulando está estruturado da seguinte maneira:
Revista Discipulando 1 Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
Revista Discipulando 2 Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Revista Discipulando 3 Vivendo as Verdades Bíblicas
Revista Discipulando 4 Portando uma Nova Identidade
  
O ensino das doutrinas básicas de nossa fé, proporcionando ao novo convertido uma visão mais aprofundada da Bíblia, da Igreja, da fé cristã, do evangelho e do seu relacionamento com Deus. Expondo a doutrina bíblica do Reino de Deus, isto é, o seu conceito e implicações para a vida do vocacionado por Jesus.
Devido ao grande aumento de falsos ensinos nesses últimos dias, torna-se cada vez mais necessário preparar nossos novos crentes (discípulos) para a caminhada cristã.
APRESENTAÇÃO
O desafio de qualquer discipulador é fazer com que o seu discipulando deseje cada vez mais parecer-se com o maior discipulador de todos os tempos: Jesus de Nazaré.
--Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.

Primeiros Passos:
Discipulado Destinado aos recém-convertidos. É a porta de entrada para a igreja, pois ali a pessoa é preparada para o batismo.
Maturidade: 
Destinado a crentes batizados que nunca fizeram curso bíblico. Visa o amadurecimento na fé. trazem esclarecimento sobre a Bíblia e sua origem, salvação, discipulado, fé e Espírito Santo.
O ser humano tem um longo caminho a percorrer rumo à maturidade cristã.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário