E grandes sinais do céu. Lucas 21:11
Um fotógrafo amador capturou fotos de tirar o fôlego de dunas de areia cobertas de neve no meio do deserto do Saara. Pela primeira vez em 37 anos, a neve caiu na cidade argelina de Ain Sefra. E caiu bem: enquanto a última ocorrência, em 1979, só durou meia hora, a de 2016 durou um dia inteiro.
Ain Sefra está localizada na extremidade norte do Saara, e seu tamanho relativamente grande para uma comunidade do deserto garanti-lhe o apelido de "O Portão para o Saara".
Karim Bouchetata, residente de Ain Sefra e entusiasta da fotografia, ficou espantado ao ver a cena. "Todos ficaram maravilhados de ver neve caindo no deserto", disse Karim, notando a raridade do fenômeno.
Neve no Saara soa como um oxímoro, mas na verdade é uma ocorrência relativamente comum nas seções montanhosas das vastidões desérticas. As montanhas Hoggar na Argélia e as montanhas Tibesti no Chade veem neve em seus picos a cada poucos anos.
Ain Sefra fica a cerca de 1.000 metros acima do nível do mar e está perto das montanhas nevadas de Atlas, do Marrocos, o que sugere a possibilidade de que ventos fortes tenham soprado a neve das montanhas para as dunas.
Depois da Antártida e do Ártico, o Saara é o maior deserto do mundo. Abrange quase toda a África do Norte, e tem uma densidade populacional de menos de uma pessoa por quilômetro quadrado. Mas a região nem sempre foi tão árida e vazia.
Cerca de 11.000 anos atrás, ventos oceânicos e chuvas intensas transformaram o Saara em uma exuberante floresta verde pré-histórica. Por volta de 3.500 a.C., as chuvas terminaram e a terra tornou-se seca mais uma vez, coincidindo com a ascensão da civilização egípcia.
Alguns acreditam que este ciclo, que segundo os climatologistas pode ter acontecido várias vezes na história da Terra, vai se repetir novamente, e que o Saara voltará a ser verde mais uma vez por volta do ano 17.000.
Fonte: Sputnik
Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário