12 de setembro de 2016

Noticia: Recrutador do EI foi preso no Brasil pela Operação Hashtag

O principal divulgador das mensagens extremistas do EI, em português, é um adolescente goiano que foi deportado dos Estados Unidos, por apologia ao terror

As investigações da Operação Hashtag permitiram a identificação do brasileiro identificado como Ismail Abdul Jabbar AI-Brazili, que estava sendo considerado o principal recrutador do grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Trata-se do menor M.B.S., de 17 anos. Em julho, ‘Veja’ publicou uma reportagem na qual revelava que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) monitorava um canal de divulgação e recrutamento de combatentes voltado aos países de língua portuguesa. Segundo a investigação Ismail Abdul Jabbar AI-Brazili era um dos responsáveis por abastecer o canal de propaganda do EI.

M.B.S., que está recolhido em um abrigo para menores infratores, desembarcou no Brasil no dia 19 de maio de 2015, vindo dos Estados Unidos. Ele e os pais foram deportados por determinação do FBI. Atraída pelas postagens de idolatria a Osama bin Laden, a polícia federal americana descobriu que a família de M.B.S. vivia ilegalmente nos Estados Unidos.

Desde que chegou ao Brasil M.B.S. passou a ser monitorado pela PF que confirmou o diagnóstico dos americanos. O adolescentes que se converteu ao islã há dois anos e adotou uma leitura radical da religião, quando morava na cidade americana de Atlanta, havia se convertido em um importante divulgador do EI em língua portuguesa.

O relatório da Operação Hashtag revela que no dia 18 de julho, os seguidores de Ismail Abdul Jabbar AI-Brazili festejaram a veiculação de reportagem que tratavam da existência do grupo. Todos congratularam M.B.S. pelo “excelente” trabalho.

Em depoimento, M.B.S. negou que tenha se radicalizado sob a influência de alguém em particular. Afirmou que depois que se converteu ao islã, em 2014 aproximou-se dos ideais do Estado Islâmico por meio da própria propaganda que o EI posta na Internet.

Em outra interceptação da Polícia Federal, M.B.S. conversa com outro extremista sobre atentados contra alvos judaicos no Brasil, conforme foi revelado por ‘Veja’.
Fonte: Veja


Leia também: Notícias. Com
Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário