A Cidade Bíblica de Beit Shemesh é mais uma das pérolas da Arqueologia Bíblica, e apesar de ter sido pouca escavada, nos últimos anos fatos incríveis foram revelados a respeito desta cidade.
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, dirigidos pelos Professores Shlomo Bonimovic e Zvi Lederman determinaram que o Tel é um local chave para o estudo dos limites do encontro entre a expansão dos filisteus e dinâmicas áreas culturais e sociais na era do ferro.
De acordo com a decisão do Conselho Nacional de Planeamento e Construção de 2007, o local da colina foi declarado parque nacional, como parte do novo plano do distrito de Jerusalém.
A cidade já existia desde o período cananeu antigo, mas só no período cananeu tardio começou a prosperar e manter relações comerciais extensas com os países vizinhos. (presumivelmente o Reino do Egito, no sul). O nome da cidade, aparentemente é de origem um cananeu e indica a existência de um templo dedicado ao deus sol. Durante este período, a cidade era relativamente pequena, era um assentamento localizado na sombra das cidades-estados de Gezer e Jerusalém.
A Cidade Bíblica de Beit Shemesh é mais uma das pérolas da Arqueologia Bíblica, e apesar de ter sido pouca escavada, nos últimos anos fatos incríveis foram revelados a respeito desta cidade. Tel Beit Shemesh está localizada a oeste da cidade de Beit Shemesh de hoje, ao lado da estrada 38, entre o entrada norte da cidade e a entrada junção sul de Beit Shemesh.
Este Tel)Colina de Ruínas) é identificado com a cidade bíblica de Beit Shemesh. Este artigo resume o escavações conduzidas ao longo dos últimos anos.
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, dirigidos pelos Professores Shlomo Bonimovic e Zvi Lederman determinaram que o Tel é um local chave para o estudo dos limites do encontro entre a expansão dos filisteus e dinâmicas áreas culturais e sociais na era do ferro.
De acordo com a decisão do Conselho Nacional de Planeamento e Construção de 2007, o local da colina foi declarado parque nacional, como parte do novo plano do distrito de Jerusalém.
A cidade já existia desde o período cananeu antigo, mas só no período cananeu tardio começou a prosperar e manter relações comerciais extensas com os países vizinhos. (presumivelmente o Reino do Egito, no sul). O nome da cidade, aparentemente é de origem um cananeu e indica a existência de um templo dedicado ao deus sol. Durante este período, a cidade era relativamente pequena, era um assentamento localizado na sombra das cidades-estados de Gezer e Jerusalém.
A antiga Beit Shemesh é mencionada somente na Bíblia e do Talmude, e o nome não aparece em outras fontes. A primeira menção na Bíblia sobre a cidade aparece na colonização da terra. A cidade foi incluída na antro da tribo de Judá:
“וַיְהִי הַגּוֹרָל לְמַטֵּה בְּנֵי יְהוּדָה…וְנָסַב הַגְּבוּל…וְיָרַד בֵּית שֶׁמֶש וְעָבַר תִּמְנָה.” (יהושע פרק ט”ו,י’)
Então volta este termo desde Baalá para o ocidente, até às montanhas de Seir, e passa ao lado do monte de Jearim do lado do norte (esta é Quesalom) e desce a Bete-Semes(Beit Shemesh), e passa por Timna;
Josué 15:10
Referências adicionais sobre ela estão no livro de Samuel. Beit Shemesh era a cidade para qual trouxeram os filisteus a arca que havia sido capturada por eles durante uma batalha em Afek:
” … וַיִּקְחוּ שְׁתֵּי פָרוֹת עָלוֹת וַיַּאַסְרוּם בָּעֲגָלָה, וְאֶת בְּנֵיהֶם כָּלוּ בַבָּיִת. וַיָּשִׂמוּ אֶת אֲרוֹן ה’ אֶל הָעֲגָלָה, וְאֵת הָאַרְגַּז וְאֵת עַכְבְּרֵי הַזָּהָב וְאֵת צַלְמֵי טְחֹרֵיהֶם. וַיִּשַּׁרְנָה הַפָּרוֹת בַּדֶּרֶךְ עַל דֶּרֶךְ בֵּית שֶׁמֶשׁ בִּמְסִלָּה אַחַת הָלְכוּ הָלֹךְ וְגָעוֹ, וְלֹא סָרוּ יָמִין וּשְׂמֹאול, וְסַרְנֵי פְלִשְׁתִּים הֹלְכִים אַחֲרֵיהֶם עַד גְּבוּל בֵּית שָׁמֶשׁ. וּבֵית שֶׁמֶשׁ קֹצְרִים קְצִיר חִטִּים בָּעֵמֶק, וַיִּשְׂאוּ אֶת עֵינֵיהֶם וַיִּרְאוּ אֶת הָאָרוֹן, וַיִּשְׂמְחוּ לִרְאוֹת. וְהָעֲגָלָה בָּאָה אֶל שְׂדֵה יְהוֹשֻׁעַ בֵּית הַשִּׁמְשִׁי וַתַּעֲמֹד שָׁם.” (שמואל א’,ד’-ו’).
E assim fizeram aqueles homens, e tomaram duas vacas que criavam, e as ataram ao carro; e os seus bezerros encerraram em casa.
E puseram a arca do SENHOR sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorróidas.
Então as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a direita nem para a esquerda; e os príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao termo de Bete-Semes.
E andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale, e, levantando os seus olhos, viram a arca, e, vendo-a, se alegraram.
E o carro veio ao campo de Josué, o bete-semita, e parou ali onde havia uma grande pedra. E fenderam a madeira do carro, e ofereceram as vacas ao SENHOR em holocausto.
E os levitas desceram a arca do SENHOR, como também o cofre que estava junto a ela, em que estavam os objetos de ouro, e puseram-nos sobre aquela grande pedra; e os homens de Bete-Semes ofereceram holocaustos e sacrifícios ao SENHOR no mesmo dia.
1 Samuel 6:10-15
No tempo do rei Davi a cidafoi renovada e começou a se desenvolver e florescer, aparentemente depois de um longo período que esteve abandonada após a reconquista pelo rei Saul das mãos dos filisteus.
Nos dias do rei Salomão em Beit Shemesh estava um comissário distrital:
“וְלִשְׁלֹמֹה שְׁנֵים עָשָׂר נִצָּבִים עַל כָּל יִשְׂרָאֵל, וְכִלְכְּלוּ אֶת הַמֶּלֶךְ וְאֶת בֵּיתוֹ, חֹדֶשׁ בַּשָּׁנָה יִהְיֶה עַל הָאֶחָד לְכַלְכֵּל. וְאֵלֶּה שְׁמוֹתָם, בֶּן חוּר בְּהַר אֶפְרָיִם. בֶּן דֶּקֶר בְּמָקַץ וּבְשַׁעַלְבִים וּבֵית שָׁמֶשׁ” (מלכים א’ פרק ד’)
Ben-Dequer em Macaz, e em Saalbim, e em Bete-Semes, e em Elom, e em Bete-Hanã;
1 Reis 4:9
Em cima da colina estavam os restos de estruturas individuais atribuídos ao período romano e bizantino e foram descobertos artefatos de cerâmica e moedas.
De 1000 aC a 950 aC, a cidade e e a colina eram cercados por uma muralha em sua extensão do qual o lado interno era voltado para casas que estava construídas apegadas a ela, e ao centro da colina uma rua principal. Na parte central do Tel foram construídas mais casas e edifícios, incluindo muitas salas e espaços adjacentes a elas. Foram descobertos edifícios públicos, como armazéns.
Os pesquisadores observaram que os edifícios da cidade foram renovados a partir de uma das camadas, mas é claro que a muralha da cidade foi destruída e foi usado como camada e casas foram construídas sobre as ruínas. Na Sub camadas B e C foram descobertos utensílios de indústria desenvolvida, incluindo instalações e prensas para a produção de azeite e, talvez, instalações produtoras de vinho.
Muitas outras descobertas arqueológicas foram feitas em Beit Shemesh, desde a era do Ferro até a época romana, mas a mais interessante entre elas é conhecida agora como o “Selo de Sansão”, Um selo antigo, esculpido em um pequeno pedaço de pedra. Segundo os arqueólogos o selo é contemporâneo a história do herói bíblico Sansão, e a ilustração que pode ser vista no selo faz lembrar o relato bíblico da luta entre o Juiz Sansão e Um Leão que está mencionado nas escrituras.
Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.
Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
Juízes 14:5-6
Segundo os arqueólogos, este selo deve ter sido feito por alguém da cidade para lembrar o ocorrido, ou mesmo para fazer referência a um parentesco com o herói bíblico. O sítio arqueológico de Beit Shemesh ainda se encontra em constante escavações arqueológicas e é uma ótima opção para os visitantes em Israel terem uma perspectiva melhor de como era a vida dos israelitas desde o período dos juízes até os dias de Davi e Salomão.
Fonte: http://segredosdaarqueologiabiblica.blogspot.com.br/2016/08/tel-beit-shemesh-cidade-de-sansao.html
Mais: Notícias.
Últimos acontecimentos - Bíblico
Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário