10 de agosto de 2016

Noticia: Saiba por que China e Rússia compram tanto ouro

Como o ouro nas reservas oficiais protege Pequim e Moscou contra a dominância do dólar.

A China e a Rússia, primeiro e terceiro produtores mundiais, estão igualando os países ocidentais nos estoques de metais preciosos em suas reservas oficiais. O que isto pode significar e porque os países gastam seus lucros para comprar ouro?

Pequim e Moscou estão acumulando estoques de ouro por uma variedade de razões. Uma delas é que suas economias nacionais dependem historicamente das cotações do dólar norte-americano. Esta dependência se revela mais aguda em tempos de crises econômicas ou em casos de inflação cambial.

Vale a pena assinalar que o dólar se tem desvalorizado em 30% no prazo dos últimos 15 anos, e perdeu até 97% do seu poder de compra durante o século, o que torna a moeda norte-americana não tão atraente como parece à primeira vista.

A China e a Rússia parecem estar seguindo uma campanha estratégica para contrariar o peso do dólar em suas reservas.

No ano passado, a China divulgou uma informação sobre suas reservas de ouro, revelando o volume de 1.658 toneladas, em junho de 2015, contra o montante anteriormente relatado de 1.054 toneladas.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que registra os volumes de ouro de todos os países em cada mês, a China estava comprando quantidades mensais de cerca de 11 toneladas de janeiro a abril de 2016, mas parou de o fazer para as suas reservas em Maio.

Em comparação com a China, a Rússia tem registrado maiores volumes de compras mensais de ouro entre janeiro e junho de 2016, de 14 toneladas por mês, de acordo com os últimos dados do FMI. No entanto, tendo 300 toneladas em suas reservas ouro a menos do que a China, a Rússia ainda precisa continuar suas compras de ouro por seis anos para igualar os montantes de ouro da França e Itália.
Fonte: Sputnik.


Mais: Notícias.
Últimos acontecimentos - Bíblico

Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário