17 de agosto de 2016

Lição 8 - Gideão, um servo valoroso - Juniores



Veja  aqui todas as < Lições Bíblicas JUNIORES Histórias de Fé e Coragem: de 9 e 10 3º Trimestre 2016 - CPAD



JUNIORES - Tema: Histórias de fé e coragem
Comentarista: José Carvalho de Andrade
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
Lição 8 - Gideão, um servo valoroso

Havia em Israel um rapaz que as pessoas não prestavam muita atenção nele, seu nome era Gideão

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos conscientizarão que todos nós podemos ser fortes e 

valorosos sendo obediente a Deus.

Memorizando
“Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações". (Sl 34.17 – NVI).


  Texto bíblico em estudo: Jz 6.11-16;7.7,16-22.

Explorando as Escrituras
Os midianitas, nação muito numerosa, vieram para conquistar o território de Israel para si. Vinham e saqueavam as casas, os campos e levavam tudo o que o povo tinha. Os israelitas ficavam sem ter até o que comer. O povo de Midiã os dominava já durante sete anos. Os israelitas se escondiam dos midianitas em cavernas e em outros lugares seguros nas montanhas porque os midianitas eram mais fortes do que eles.

Todas as vezes que os israelitas semeavam, os midianitas vinham com os amalequitas e os povos do deserto e os atacavam. Acampavam na terra e destruíam as suas colheitas até o sul, perto de Gaza. Não deixavam nada para os israelitas viverem, nem ao menos uma ovelha, uma vaca ou um jumento. Chegavam com o seu gado e as suas barracas e eram tão numerosos como gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos, que nem dava para contar. Vinham para destruir a terra, e o povo de Israel não podia com eles. Então os israelitas pediram socorro a Deus, o SENHOR.

Quando eles oraram ao SENHOR por causa dos midianitas, Deus mandou um profeta, que lhes disse:

— Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: “Eu tirei vocês da escravidão do Egito.Eu os livrei dos egípcios e dos que lutaram contra vocês aqui, nesta terra. Expulsei os seus inimigos e dei a vocês a terra deles. Eu disse que sou o SENHOR, o Deus de vocês, e que vocês não deviam adorar os deuses dos amorreus, que viviam nesta terra. Mas vocês não quiseram me ouvir.”

Estão ouvindo crianças, não devemos desobedecer aos ensinos que Deus nos deixou escrito na Bíblia Sagrada. Pois se assim fizermos traremos mal sobre nossas vidas e de outras pessoas também.

Havia em Israel um rapaz que as pessoas não prestavam muita atenção nele, seu nome era Gideão.

Então o SENHOR enviou um Anjo veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, lá seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem.

Então o Anjo do SENHOR apareceu a ele e disse:

— Você é corajoso, e o SENHOR está com você!

Gideão respondeu:

— Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.

Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão:

— Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.

Gideão respondeu:

— Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.

Mas o SENHOR disse:

— Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.

Gideão respondeu:

— Se tu estás contente comigo, então dá-me uma prova de que és tu mesmo que estás falando. Ó Deus, tu disseste que queres me usar para libertar o povo de Israel.Pois bem. Vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo. Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel.

O que ele disse aconteceu. Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água que deu para encher uma tigela.

Então ele pediu a Deus:

— Não fiques zangado comigo. Mas deixa que eu fale só mais uma vez. Deixa, por favor, que eu faça mais uma prova com a lã. Que desta vez a lã fique seca, e que haja orvalho somente no chão em volta dela!

E Deus fez isso naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em volta ficou coberto de orvalho.

Então todos os midianitas, os amalequitas e os povos do deserto se juntaram, e atravessaram o rio Jordão, e acamparam no vale de Jezreel. E o Espírito do SENHOR habitou no coração de Gideão e lhe deu forças. Ele tocou uma corneta feita de chifre de carneiro, e os homens do grupo das famílias de Abiezer foram juntar-se a ele. Gideão enviou também mensageiros para chamar os homens das tribos de Manassés, de Aser, de Zebulom e de Naftali. E eles também foram se juntar a ele. Gideão, e todos os homens que estavam com ele se levantaram de madrugada e foram acampar perto da fonte de Harode. O acampamento dos midianitas ficava no vale, no lado norte, perto do monte Moré.

E o SENHOR disse a Gideão:

— É gente demais. Leve todos até as águas, e ali eu separarei os que irão com você. Se eu disser que um homem deve ir com você, ele irá. Se disser que outro não deve ir, ele não irá.

Aí Gideão fez com que os homens descessem até as águas. E o SENHOR Deus lhe disse:

— Todos os homens que lamberem a água com a língua, como fazem os cachorros, devem ser separados dos que se ajoelharem para beber.

Trezentos homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.

Aí o SENHOR disse a Gideão:

— Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa.

Então Gideão mandou todos os outros israelitas para casa, menos aqueles trezentos. Mas estes ficaram com toda a comida e todas as cornetas. O acampamento dos midianitas estava abaixo deles, no vale. Gideão separou os trezentos em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro. E disse:

— Olhem para mim! E, quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer. Quando eu e o meu grupo tocarmos as cornetas, então vocês, que estarão cercando o acampamento, toquem as cornetas e gritem: “Pelo SENHOR e por Gideão!”

Um pouco antes da meia-noite, na hora de ser trocada a guarda, Gideão e os seus cem homens chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas e quebraram os jarros que levavam. Os três grupos tocaram as cornetas e quebraram os jarros. Eles seguravam a tocha na mão esquerda e a corneta na direita e gritavam: “Uma espada pelo SENHOR e por Gideão!”

E cada um ficou parado no seu lugar em volta do acampamento. Então todo o exército inimigo fugiu, gritando. Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, o SENHOR Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Eles fugiram na direção de Zererá e foram a Bete-Sita e até a divisa de Abel-Meolá, perto de Tabate.

Então os homens das tribos de Naftali, de Aser e das duas metades da tribo de Manassés foram chamados e perseguiram os midianitas.

Gideão enviou mensageiros para dizerem a todos os que moravam na região montanhosa de Efraim:

—Desçam e lutem contra os midianitas. Defendam o rio Jordão e os seus riachos até Bete-Bara e não deixem os midianitas atravessarem. Então os homens de Efraim foram e defenderam o rio Jordão e os seus riachos até Bete-Bara.

Os midianitas foram derrotados pelos israelitas. O povo ficou muito feliz, e queriam fazer de Gideão seu rei, mas Gideão respondeu:

— Eu não serei rei de vocês, e o meu filho também não. O SENHOR Deus é quem é o rei de vocês e de mim.

Conclusão
Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus procura hoje pessoas que como Gideão mesmo que tenham medo deixem ELE usar. Quem hoje quer ser um Gideão de Deus? (Ore com eles, se dispondo a ser soldados de Jesus).

Referências bibliográficas
SCHULTZ, Samuel J. – A História de Israel no Antigo Testamento – 2º edição – Editora Vida Nova, 2009
JOSEFO, Flávio. História dos hebreus: de Abraão à queda de Jerusalém (obra completa). Trad. de Vicente Pedroso. Editora: CPAD, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário