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Lições Bíblicas para Adolescentes: História da Igreja de 13 a 14 anos 3º Trimestre 2016 - CPAD
através deste site.Almeida Revista e Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Adolescentes – Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes
Lição 08: A Reforma Protestante
Lição 08: A Reforma Protestante
Professoras e professores, observem estas orientações:1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Reforma Protestante.
- Trabalhem os pontos o tema através da dinâmica “A Reforma Protestante”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Observação: Vejam mais informações sobre o tema no texto "Reforma Protestante e a contra-reforma"(postado abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Reforma Protestante
Objetivo: Estudar sobre a Reforma Protestante.
Material:
Um cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo, prego
Bíblia
Romanos, capítulo 1, verso 17: "O justo viverá por fé"!!!
Papel com o nome “Indulgências”
Uma folha comprida com a expressão “95 teses”
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem numa mesa ou no piso(no centro do círculo) os seguintes objetos:
Um cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo, prego
Bíblia
O versículo "O justo viverá por fé"(Rm 1.17)
Papel com nome “Indulgências”
Uma folha com nome “95 teses”
- Falem: Observem estes objetos e falem o que cada um deles faz lembrar de algo sobre a Reforma Protestante.
Neste momento, fiquem atentos, pois os alunos vão falar sobre o que se lembram da história da Reforma Protestante.
À medida que eles falam é importante que vocês acrescentem outras informações sobre o tema.
Vejam abaixo o que os objetos podem indicar sobre a Reforma Protestante:
Um cofre pequeno ou uma caixa: A Igreja católica estava ficando rica por juntar altas somas em dinheiro e terras gastos com luxo
Dinheiro: Compra e venda de indulgências
Martelo, prego: Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg as 95 teses
Bíblia: Livro no qual Lutero leu e compreendeu o quanto a igreja católica estava distante de suas verdades e ensinos.
"O justo viverá por fé"(Rm 1.17): Através da leitura e compreensão deste versículo, houve uma mudança na vida de Lutero e por consequência ocasionou a Reforma Protestante.
Papel com nome “Indulgências”: Compra e venda de perdão de pecados
Uma folha com nome “95 teses”: Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg, que criticava vários pontos da doutrina e práticas católicas.
Por Sulamita Macedo.
Vejam mais informações sobre o tema no texto "Reforma Protestante e a contra-reforma"(postado abaixo).
Indicação de Leitura
Reforma Protestante e Contra-Reforma
Causas
O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixavam a população insatisfeita.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).
No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.
O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. O homem renascentista, começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, começaram a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo. Um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão.
Um cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo, prego
Bíblia
Romanos, capítulo 1, verso 17: "O justo viverá por fé"!!!
Papel com o nome “Indulgências”
Uma folha comprida com a expressão “95 teses”
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem numa mesa ou no piso(no centro do círculo) os seguintes objetos:
Um cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo, prego
Bíblia
O versículo "O justo viverá por fé"(Rm 1.17)
Papel com nome “Indulgências”
Uma folha com nome “95 teses”
- Falem: Observem estes objetos e falem o que cada um deles faz lembrar de algo sobre a Reforma Protestante.
Neste momento, fiquem atentos, pois os alunos vão falar sobre o que se lembram da história da Reforma Protestante.
À medida que eles falam é importante que vocês acrescentem outras informações sobre o tema.
Vejam abaixo o que os objetos podem indicar sobre a Reforma Protestante:
Um cofre pequeno ou uma caixa: A Igreja católica estava ficando rica por juntar altas somas em dinheiro e terras gastos com luxo
Dinheiro: Compra e venda de indulgências
Martelo, prego: Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg as 95 teses
Bíblia: Livro no qual Lutero leu e compreendeu o quanto a igreja católica estava distante de suas verdades e ensinos.
"O justo viverá por fé"(Rm 1.17): Através da leitura e compreensão deste versículo, houve uma mudança na vida de Lutero e por consequência ocasionou a Reforma Protestante.
Papel com nome “Indulgências”: Compra e venda de perdão de pecados
Uma folha com nome “95 teses”: Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg, que criticava vários pontos da doutrina e práticas católicas.
Por Sulamita Macedo.
Vejam mais informações sobre o tema no texto "Reforma Protestante e a contra-reforma"(postado abaixo).
Indicação de Leitura
Reforma Protestante e Contra-Reforma
Causas
O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixavam a população insatisfeita.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).
No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.
O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. O homem renascentista, começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, começaram a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo. Um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão.
A Reforma Luterana
O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.
As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo ( religião luterana ). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. Embora tenha sido contrário ao comércio, teve grande apoio dos reis e príncipes da época. Em suas teses, condenou o culto à imagens e revogou o celibato.
Martinho Lutero foi convocado as desmentir as suas 95 teses na Dieta de Worms, convocada pelo imperador Carlos V. Em 16 de abril de 1521, Lutero não so defendeu suas teses como mostrou a necessidade da reforma da Igreja Católica.
A Reforma Calvinista
João Calvino - reforma religiosa na França João Calvino: reforma na França
Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana no ano de 1534. De acordo com Calvino a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto. Essa ideia calvinista, atraiu muitos burgueses e banqueiros para o calvinismo. Muitos trabalhadores também viram nesta nova religião uma forma de ficar em paz com sua religiosidade. Calvino também defendeu a ideia da predestinação (a pessoa nasce com sua vida definida).
A Reforma Anglicana
Na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompeu com o papado, após este se recusar a cancelar o casamento do rei. Henrique VIII funda o anglicanismo e aumenta seu poder e suas posses, já que retirou da Igreja Católica uma grande quantidade de terras.
A Contra-Reforma Católica
Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido:
- Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;
- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias
- Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de ideias contrárias à Igreja Católica.
Intolerância
Em muitos países europeus as minorias religiosas foram perseguidas e muitas guerras religiosas ocorreram, frutos do radicalismo. A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), por exemplo, colocou católicos e protestantes em guerra por motivos puramente religiosos. Na França, o rei mandou assassinar milhares de calvinistas na chamada Noite de São Bartolomeu.
Você sabia?
- É comemorado em 31 de outubro o Dia da Reforma Protestante. A data é uma referência ao 31 de outubro de 1517, dia em que Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittemberg (Alemanha).
http://www.suapesquisa.com/protestante/
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