10 de abril de 2016

10 ATITUDES DE QUEM QUER SER CONSOLIDADO

Lucas 18.35-43: “Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas. E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo. Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno. Então, ele clamou: Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim! E os que iam na frente o repreendiam para que calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: Que queres que Eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou. Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus”.
1. EXPOSIÇÃO DO TEXTO

No texto dessa passagem do Evangelho de Lucas não sabemos o nome do cego, mas em Marcos 10.46 fica claro: “E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho”.

No direito, para ser estabelecido um fato são necessárias duas testemunhas, e podemos crer que a Bíblia é verdadeira, pois dois apóstolos escreveram sobre o mesmo fato. Cada um escreveu de acordo com a sua visão e percepção dos detalhes.

Nesta lição concluiremos que Jesus é o principal em querer você bem consolidado, firme e fortalecido!

2. DISCUSSÃO

2.1. Você deseja ser consolidado pelo Senhor Jesus? Se a resposta for sim, qual fato recente de sua vida comprovaria essa realidade?

2.2. Quanto você está disposto a investir tempo para ser consolidado e ajudar outros irmãos?

3. CONTEXTO

Estamos no ano de 2016 – o Ano da Consolidação – e precisamos aprender atitudes que nos levam a consolidar-nos, para crescermos e fortalecermos nossos laços com o Senhor Jesus. Vamos aprender a consolidação por meio dessa passagem do Evangelho!

Em todas as passagens narradas nos Evangelhos, todas as pessoas que tiveram a oportunidade de estar diante de Jesus tiveram a vida transformada. E Ele continua operando hoje, e está disposto a ouvir a sua petição. Com base nessa passagem dos Evangelhos vamos aprender dez atitudes de quem quer ser consolidado, curado, transformado durante este ano. Preste atenção a cada atitude de Bartimeu, que fez com que alcançasse o que queria:

DEZ ATITUDES DE QUEM QUER SER CONSOLIDADO

1 – NÃO OLHE A MULTIDÃO – V. 36:

Somos uma igreja grande. Você escolherá olhar para a multidão ou para Jesus? Ou ficará escondido na multidão para não ser notado e nem consolidado? Você tem que querer ser consolidado! A partir deste encontro decida mudar a sua vida e não permita que a multidão o impeça.

2 – APRENDA A OUVIR – CEGO OUVE MELHOR! – V. 36

As pessoas que perdem um dos sentidos passam a usar melhor os demais. Quem deseja ser consolidado precisa aprender a ouvir. Ouça seus pais, seu pastor, seu líder e, principalmente, o Senhor.

3 – CLAME POR JESUS – V. 38

Ele não se importou com a multidão e decidiu clamar por Aquele que poderia consolidá-lo: Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim! Quem decide precisa clamar pelo Senhor, pois Ele quer ouvi-lo. Há uma promessa em Mateus 7.7-8: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á, pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”.

4 – NÃO OUÇA AS NOTÍCIAS RUINS DE ALGUNS – V. 39

Quando decidimos buscar a Deus, clamar por Ele, o diabo, o nosso adversário, levantará pessoas para nos repreender e tentar acabar com a nossa fé. Não desista. O mundo está aí com as más notícias. Disse Jesus em João 16.33: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

5 – TENHA PERSEVERANÇA – V. 39

Quem deseja ser consolidado precisa ter perseverança e não desistir logo na primeira barreira. Busque força em Deus e faça como Bartimeu, grite mais alto. Para cultivar a perseverança utilize dos três tripés do cristão: oração, jejum e Palavra!

6 – TOQUE O CORAÇÃO DE DEUS – V. 40

Aquele que se esforça para encontrar com o Senhor será recompensado e tocará o coração de Jesus. O seu clamor ou grito fará Jesus parar para ouvir a sua voz e súplica.

7 – FALE COM O SENHOR! – V. 41

O Senhor já sabe todas as nossas dificuldades e dores e qual é o nosso ponto fraco, mas Ele quer ouvir de você. Aproveite essa oportunidade e fale com o Senhor. Abra o seu coração e diga a Ele tudo o que lhe aflige.

8 – TENHA FÉ – V. 42

Se queremos ser consolidados, temos que apresentar ao Senhor a nossa fé. O próprio Senhor Jesus procura a fé em nós. Ele tem um “femômetro” para medir e retribuir a cada um conforme a sua fé. Como está escrito em Hebreus 11.6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto, é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam”.

9 – RECEBA A CURA E A SALVAÇÃO – V. 42

Assim como Bartimeu, você precisa crer para receber cura, libertação e a consolidação. Receba a cura do Senhor, assim você será consolidado, curado, liberto, salvo.

10 – DÊ GLÓRIA A DEUS – V. 43

Em tudo devemos dar glória a Deus. Não faça como os nove homens leprosos que foram curados por Jesus em Lucas 17.11-19. Lembre-se sempre de dar glória a Deus por tudo.

4. CONCLUSÃO

Para ser uma bênção você precisa decidir o que quer para a sua vida e se dedicar a isso. Nesta semana você terá a oportunidade de começar a aplicar o que aprendeu. A visão da nossa igreja é que todos os seus membros sejam fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder e preguem o Evangelho a toda criatura por meio do seu exemplo de vida consolidada em Deus. Seja uma bênção para a sua família, nossa cidade e nação. Que o Senhor lhe abençoe grande e abundantemente, em nome de Jesus Cristo.

5. APLICAÇÃO

Releia as dez atitudes de quem quer ser consolidado e procure aplicar na sua vida diária com o Senhor para que você seja abençoado.
PR. ALDAIR JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário