Os exercícios militares Cold Response 2016 (Resposta Fria 2016), que envolverão 15 mil militares de 14 países, serão realizados na Noruega entre 19 de fevereiro e 22 de março.
Os militares norte-americanos começaram a instalar equipamento militar no complexo subterrâneo norueguês em 1981. Com o fim da Guerra Fria, as autoridades dos EUA começaram a duvidar se era racional utilizar a instalação, e nos anos de 1990 a mesma era financiada pelas autoridades norueguesas.
Segundo o CNN, o pessoal do complexo é de 100 pessoas e o equipamento que está guardado lá é suficiente para assegurar o serviço de 15 mil de fuzileiros navais.
O canal informou que militares norte-americanos manifestam-se a favor de usar cavernas norueguesas como um armário mais próximo do teatro de guerra potencial na Europa.
“Qualquer equipamento instalado com antecedência reduz os nossos gastos financeiros e diminuem o tempo para assegurar as nossas operações durante a crise“, declarou o representante da infantaria naval norte-americana, coronel William Bentley.
Mais antes o serviço de imprensa das Forças Armadas da Noruega informou que o período de 19 de fevereiro a 1 de março é uma fase preparatória dos exercícios. A fase principal dos exercícios durará de 2 a 9 de março. Militares da Noruega, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Letónia, Holanda, Polônia, Suécia, EUA, Alemanha, Espanha e Reino Unido participarão dos exercícios.
Leia mais aqui: AH.Com Notícias
Fonte: Sputnik.
Nenhum comentário:
Postar um comentário