26 de fevereiro de 2016

Noticia: Investigação: há indícios de que promotor argentino foi assassinado

O promotor argentino Alberto Nisman, que morreu no ano passado poucos dias depois de acusar a então presidente da Argentina, Cristina Kirchner, de acobertar a suposta participação do Irã no atentado a um centro judaico, aparentemente foi assassinado, afirmou nesta quinta-feira (25) um agente que investiga o caso.

Nisman foi encontrado morto no banheiro de seu apartamento em Buenos Aires 13 meses atrás. O caso foi classificado como suicídio, uma ideia que os familiares e amigos consideraram absurda. Pesquisas mostram que a maioria dos argentinos acredita ter se tratado de um homicídio.

“Os indícios até este momento sustentam a hipótese de que Alberto Nisman foi vítima de um crime de homicídio”, escreveu Ricardo Saenz, procurador-geral da Corte de Apelações Criminais de Buenos Aires, em uma recomendação para que o caso seja encaminhado às autoridades federais e tratado como uma investigação de assassinato.

Foi a primeira vez que uma autoridade jurídica classificou a morte como homicídio. A revelação veio à tona em meio a uma série de mudanças realizadas desde a posse do novo presidente, Mauricio Macri, em dezembro.

Durante sua campanha, Macri se comprometeu a desvendar o mistério da morte de Nisman e prometeu justiça quando se reuniu, no mês passado, com as filhas do promotor.

Quando o corpo foi encontrado, faltava menos de um dia para que ele comparecesse perante o Congresso para delinear sua acusação, segundo a qual Cristina tentou encobrir o suposto papel do Irã no atentado à Associação Mutual Israelita Argentina (Amia) com um caminhão-bomba em 1994.

Encontrado no chão, com uma pistola a seu lado e uma bala na cabeça, Nisman vinha conduzindo o inquérito a respeito do ataque.

Cristina disse que Nisman foi induzido por um ex-chefe da agência de espionagem da Argentina e seus asseclas a fabricar alegações infundadas para desestabilizar seu governo. Ela especulou que o ex-espião achou necessário silenciá-lo.

“Eles o usaram enquanto estava vivo e depois precisaram que morresse”, afirmou ela vários dias depois da morte do promotor.

Teerã negou reiteradamente qualquer ligação com o atentado, e um juiz argentino descartou as acusações de Nisman contra Cristina, considerando-as improcedentes.

Deixe o seu comentário em: AH.Com Notícias

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário